Você está visualizando atualmente Nova executiva da Fams depende da decisão dos delegados

Nova executiva da Fams depende da decisão dos delegados

A Fams tem enfrentado alguns obstáculos, mas depois de diversas ações judiciais retoma suas atividades e acorda um novo pleito para a escolha da nova executiva.

Foto: TV Serra Divulgação

Após um longo e exaustivo período, desde a eleição do ano passado, que  a Fams ficou aguardando,  devido as varias ações na justiça, para decidir o empate que ocorreu entre a chapa 3 e chapa 2. Finalmente, a Fams (Federação das Associações de Moradores da Serra), consegue através de deliberação no congresso e pela atual executiva, entrar em acordo e opta por um novo pleito.

A eleição acontecerá no próximo dia 9 de abril, no Centro Comunitário do bairro Parque Residencial de Laranjeiras, das 09 horas da manhã até as 12:59. Apenas, os delegados que representam as mais de 100 associações de moradores da Serra poderão votar. A decisão para a escolha da nova executiva da Fams está nas mãos das lideranças comunitárias, ou melhor nas mãos dos delegados.

Somente duas chapas se inscreveram para concorrem. A chapa 1 encabeçada por Jean Cassiano, que é subsecretario de direitos humanos e coordenador geral da Amo (Assembleia Municipal do Orçamento). Já a chapa 2 é encabeçada por Anacleto Ramos, morador  da Serra a trinta anos e filiado ao Pros.

Essa eleição promete um forte embate no próximo domingo, segundo os comentários do grupo do whatsapp, Serra em Debate, que está de vento em polpa nas suas calorosas publicações. As redes sociais têm sido um canal de participação popular, tornaram-se um espaço publico de debates, discussões e opiniões a cerca da política local e nacional.

Entrevistas com os presidentes das chapas:

Serra Noticias: O que significa movimento popular para você?

Chapa 1 – Jean Cassiano:“Movimento popular é a união entre todos das associações em prol de bandeiras que visem ajudar o morador de cada comunidade. O fortalecimento das associações e o diálogo entre o movimento popular com o executivo, legislativo e judiciário.

Serra Noticias: Na eleição passada você e a Mara Gomes, sua atual vice eram adversários, nessa eleição se uniram, qual o objetivo dessa união?

Chapa 1 – Jean Cassiano:” Na eleição passada havia três chapas disputando o pleito, contudo devido a judicialização, acabou prejudicando o movimento popular. Sendo assim, em uma executiva resolvemos fazer uma composição com os membros das três chapas ou seja: uma chapa de consenso. A Mara topou o desafio e formamos a chapa que hoje intitulamos: União do Movimento Popular”.

Serra Noticias: O que significa movimento popular para você?

Chapa 2 – Anacleto Ramos: “Movimento popular representa pra mim, a independência de um movimento sem está atrelado aos partidos, patrões, legislativo e executivo. Aprendi no movimento popular que, juntos podemos ser mais fortes e que juntos podemos discutir a cidade que queremos. Por isso, eu continuo acreditando que o movimento popular ainda é o maior setor do Município da Serra. Nós podemos não só estarmos presentes, mas também discutirmos aquilo que é importante que a Serra precisa e merece. O movimento popular se torna mais importante pra nós, quando chegamos aquelas comunidades simples, pequenas e mais carentes. Pois, conseguimos sentir as dificuldades e caminhar junto com elas. Por isso, vou continuar acreditando, que o movimento popular tem que ter voz , alegria, crescimento, mas precisa está discutindo uma cidade de igualdade”.

Serra Noticias: Na eleição passada da Fams você era integrante de uma chapa e pleiteava a Amo, nessa você encabeça uma chapa, qual o motivo dessa mudança de objetivo?

Chapa 2 – Anacleto Ramos: “Não considero uma mudança de objetivo. Por que na eleição passada eu era um membro da chapa 3, trabalhei, pedi votos e mostrei propostas aos delegados e presidentes de associações. A diferença nessa chapa é que subi de degrau, e fui privilegiado em poder vim como presidente. Mas isso, não quer dizer que mudei de atitude, porque a Fams e a Amo juntas fazem parte do movimento popular. Devido aos acontecimentos da eleição passada com o empate, isso permitiu que fosse montada uma chapa nova nesse eleição, então os componentes me elegeram para encabeça-la e eu aceitei”.

Mas, o que as comunidades serranas anseiam dessa nova eleição, é uma federação independente, que reviva o movimento popular, que no passado  sempre teve como principal foco, o apoio às associações de moradores no que diz respeito aos seus deveres, e na busca de seus direitos e melhorias para os bairros que representam.

Pedido de desculpas: 

Pedimos desculpas e contamos com  a compreensão de nossos weleitores e webwespectadores referente ao debate com as chapas concorrentes, que anunciamos no grupo do whatsapp “Serra em Debate“, o mesmo não aconteceu porque a chapa 2 não poderia comparecer, pois tinha um compromisso agendado anteriormente no mesmo horário do debate. Então, a diretoria da TV Serra decidiu cancelar.