Vereadores da Serra não Participam da Sessão Solene Insurreição do Queimado

  • Autor do post:
  • Categoria do post:Cidade

IMG_0060Hoje, 18/03/2014 tive a oportunidade de atuar como fotografo oficial da Câmara de Vereadores da Serra na Sessão Solene em comemoração aos 165 anos da Insurreição do Queimado. Uma revolta dos negros que, após ver que a promessa de liberdade oferecida pelo Frei Gregório José Maria de Bene em troca da construção da Igreja de são José do Queimado no ano de 1849, não seria cumprida.

Agora, comemoramos 165 anos deste acontecimento que segundo alguns historiadores deflagrou a luta pela libertação dos escravos no Brasil. Uma luta que, o povo negro vem trazendo a duras penas desde então e que poucas vitórias foram conquistadas.

A cada ano a Sessão Solene que acontece na Câmara de Vereadores da Serra, cuja finalidade é homenagear pessoas que colaboraram com a luta. Alguns vereadores não compreendem isso, e levam para o lado da religião e homenageiam Pastores que nem mesmo sabemos o que fez em nome da luta e esquecem os que realmente fazem algo por essa minoria, se assim poderíamos chamar os quase 70 por cento da população da cidade de Serra e quase 60 por cento da população capixaba.

Mas, pior do que desviar o foco e homenagear pessoas que não fazem um trabalho relevante a nível municipal, ou homenagear apenas pessoas que são ligadas a partidos políticos. E vereadores que nem mesmo comparecem a solenidade e não têm a responsabilidade de enviarem um representante escolhido dentre os 15 assessores diretos.

Diferente de Sessões Solenes como a do Dia do Serrano, do Dia do Advogado, do dia do Pastor, do Dia do INSS que tem um grande apelo midiático, a solenidade em comemoração a Insurreição do Queimado não oferece a mídia que eles buscam e creio que é por isso, que muitos não comparecem.

Pior ainda é saber que a maioria da população da cidade não ver esses políticos que desvalorizam a nossa raça e ainda votam e elegem essas pessoas.

No mais a Sessão serviu para demonstrar a todos que a raça negra desta cidade precisa lutar mais ainda para ser reconhecida e principalmente valorizada. Não podemos nos acovardar diante das dificuldades e devemos empunhar todas as armas para lutar pela igualdade de direitos que nos foi renegados desde a época de nossos antepassados, e principalmente precisamos ter em nossa mente a ausência destes políticos que pelo menos uma vez por ano não se dão ao luxo de comemorar juntamente conosco essa luta que mudou a historia de nosso país.

Não apenas nas solenidades que acontecem na câmara de vereadores, ou na Assembleia legislativa, mas também na Caminhada Noturna Zumbis Contemporâneos Rumo a Queimado e na celebração Macro-ecumenica que acontece a cada ano em honra a nossos heróis de 1849.

Parabenizemos vereadores presentes como: Tio Paulinho, Bruno Lamas, Basilio Da Saúde, Marcos Tongo, Gilmar Carlos, Nacib Haddad, Antonio Boy Do Inss, David Duarte Fernando, Rodrigo Caldeira, Aecio Darli Leite Leite aos demais que deixamos aqui nosso repudio, e convoco a todos a lembrarmos deles na época das eleições.