Os mandatos dos vereadores nem chegaram ao fim, ainda. Pouco mais de 30 dias, que as eleições 2016 foram decidas e 14 dos 23, não conseguiram a reeleição, o que equivale a mais de 50% de renovação na casa de leis.
Essa postura do eleitorado serrano, de 5,27% de votos nulos, que correspondem a 13.289 eleitores que anularam seus votos e 5,20% de votos, que significam 13.095 eleitores que votaram em branco, fora as abstenções, expressa a insatisfação e o desejo de mudança almejada pela população serrana.
Dos 09 vereadores que conseguiram reeleição, já tem vereador pleiteando a cadeira presidencial da Câmara Municipal da Serra. A corrida para assumir a posição de presidente está sendo articulada nos bastidores políticos. O cenário promete uma disputa bastante acirrada entre os vereadores.
Quatro nomes entraram na lista para a disputa. Eles são da base aliada do prefeito reeleito. Mas, segundo se comenta na Serra, nenhum deles tem capacidade para assumirem e administrarem a casa de leis. Pois, o presidente que assumiu os primeiros dois anos e a atual presidente, deixaram a desejar.
O cenário político da Serra é tecido com comentários, boatos e as vezes fatos. Mas, o comentário que está rodando nas redes sociais, nas últimas semanas, é que o vereador mais apto, com bagagem e capacidade para presidir a Câmara Municipal é o vereador Nacib Haddad (PDT), que ficou em terceiro lugar na votação das eleições 2016.
O vereador Nacib é admirado e conhecido por muitos, pela sua atuação na casa de leis. Tem desempenhado o seu papel de fiscalizador e legislador. Vem representando a população serrana com garra e determinação. Além dos 3.282 votos, ele foi o vereador que teve uma votação expressiva em 09 bairros do município.
Já que, os seus requisitos preenchem a vontade da população, que demonstrou isso nas urnas, esse momento seria propício para o vereador atender os anseios e desejos do povo, que ele representa. A cidade clama por mudança e crescimento, e o legislativo precisa acompanhar e cobrar essa vontade da população serrana de ver uma cidade melhor e com mais qualidade de vida.