Cidade D'Lourdes Pinho

Serra terá selo de inspeção municipal

Prefeito Sérgio Vidigal lança Selo de Inspeção Municipal - SIM

No último dia 23/11/2012, na sede do Centro de Convivência da terceira Idade, em Serra Sede, o Prefeito Sérgio Vidigal apresentou aos produtores rurais, autoridades e a sociedade serrana, o Projeto de lei para criação do Selo de Inspeção Municipal (SIM), que será enviado para aprovação na Câmara dos Vereadores da Serra.

Nos últimos anos o mundo vem evoluindo nas ciências, artes e em todas as áreas do conhecimento humano. Com isto a produção e consumo de informações tem aumentado consideravelmente e com a evolução, a expectativa de vida dos homens cresceu. Diante de tudo isto a população mundial vem buscando a cada dia mais qualidade de vida, mais conforto e segurança.

Nesta busca o homem também passa a exigir maior qualidade nos serviços e produtos oferecidos no mercado mundial, e não seria diferente aqui na Serra, a quarta cidade que mais cresce entre os mais de cinco mil municípios do Brasil.

Hoje, os Governantes não podem mais limitar sua atuação com projetos em curto prazo. Não podem mais limitar os projetos voltados para o bem estar da população, a projetos que os beneficiem nos próximos quatro anos como era há um tempo atrás. É preciso que as ações governamentais, os projetos apresentados à população sejam criados com uma visão de futuro e que possam proporcionar a população uma melhor qualidade de vida.

È de conhecimento de todos que para uma boa qualidade de vida da humanidade é fundamental que tenha uma boa alimentação. Somente com uma boa alimentação, com qualidade e higiene, poderemos evitar doenças e gastos desnecessários em medicamentos e hospitais.

Promover uma alimentação de qualidade colabora até mesmo na economia da cidade e todos. Mão apenas do dinheiro publico que é economizado em tratamento das doenças pelas unidades municipais de saúde, diminuição de filas nos hospitais e postos de saúde. Mas, também nas empresas privadas obtem ganhos consideráveis, já que seus funcionários não perdem dias de trabalho. Com uma boa alimentação, todos ganham.

Historicamente as grandes empresas, com grande capital a sua disponibilidade tem maior facilidade em desenvolver pesquisas e assim podem oferecer produtos e serviços de altíssima qualidade para o mercado consumidor. Este é um fato benéfico para a população. Mas, de outro lado promove uma concorrência desleal com o pequeno produtor que, utilizando pacos recursos financeiro não conseguem acompanhar o mercado e assim diminui a cada dia seus faturamentos.

A Prefeitura da Serra, através da Administração Sérgio Vidigal, vem desde o inicio, buscando apoiar o pequeno, micro empresário e o empreendedor individual, através de projetos que visem proporcionar a estes produtores, uma condição de qualificação e aprimoramento de seus produtos e serviços. A Secretaria de Desenvolvimento Econômico, sob a gestão da Vice-prefeita e Secretaria Madalena Santana (PSB-ES), criou e implementou projetos que colaboram com os empresários e empreendedores individuais da área urbana. Projetos como o FAE – Fundo de apoio ao Empreendedorismo, que com certeza fará a diferença no oferecimento de produtos e serviços de qualidade a toda a população serrana.

Agora o Prefeito Sérgio Vidigal propõe a sociedade serrana o Selo de Inspeção Municipal (SIM), que tem a finalidade de inspecionar e fiscalizar a industrialização e o beneficiamento de alimentos de origem animal produzidos no município da Serra. Com isso os produtores serranos poderão agregar valor aos seus produtos da agroindústria e agroturismo e vende-los para estabelecimentos como restaurantes e supermercados. Conforme citou Bruno Soares Silvares, Secretário da Agricultura da Serra:

Bruno Soares Silvares - Secretário da Agricultura

“Tudo que for produzido na Serra irá passar por uma inspeção, e o SIM vai dar suporte para que o produtor possa comercializar seus produtos em restaurantes e supermercados”. A intenção e expandir a comercialização para o estado”.

Estarão sujeitos à inspeção e à fiscalização produtos como carnes e seus derivados, leite e derivados, ovos, produtos apícolas, pescado e seus derivados, cogumelos comestíveis.

De acordo com o Prefeito Sérgio Vidigal, ele espera que os Vereadores de nossa cidade, compreendam a necessidade e votem e aprovem o projeto enviado a Câmara, ainda este ano e que a partir de Janeiro de 2013, os produtores possam iniciar seus cadastros e solicitar junto a Prefeitura que seja feita a vistoria no estabelecimento, e observando as condições, o SIM –  Selo de Inspeção Municipal seja concedido.

Mais fotos em nossa página oficial do Facebook (click aqui)

Share