Você está visualizando atualmente Serra: Projetos Sociais reivindicam o repasse de recursos da prefeitura

Serra: Projetos Sociais reivindicam o repasse de recursos da prefeitura

foto1Na manhã desta terça-feira (10/11), em frente ao prédio da Prefeitura Municipal da Serra, várias instituições sociais, que atendem crianças e adolescentes carentes da cidade, se reuniram em protesto para reivindicarem os atrasos nos repasses das verbas que são destinadas para os convênios destas
instituições com a prefeitura.

Pedagogos e professores seguravam faixas contendo dizeres de alerta e pedidos, para que os responsáveis da prefeitura sejam mais humanos em relação a estas instituições, que contribuem com a sociedade serrana. Veja a foto com os dizeres das faixas.

As instituições sociais que participaram do protesto foram Lar Semente do Amor, Casa Lar Batista e AICA (Rede de Atendimento Integrada a Criança e ao Adolescente). Lembrando que, a Casa Lar Batista foi criada há 66 anos e atende 20 crianças que moram na instituição.

O atraso no repasse é desde o mês de setembro de 2015, dentre as mais de 09 instituições sociais da cidade, apenas uma parte deste numero está recebendo os recursos, e as outras instituições estão questionado tal atitude da prefeitura, como disse a Coordenadora do Projeto Lar Semente do Amor.


foto2“Sem verba não temos como atender essas crianças, principalmente as instituições, como a Casa Lar Batista, que as 20 crianças atendidas moram na instituição. Desde setembro a verba não é repassada, nossos funcionários estão sem receber seus salários, e fica muito difícil manter o projeto sem essa verba, que é um direito da instituição”.
Pontuou Cirlene Costa.

Segundo informações da Pedagoga Carla Mendes, a instituição Lar Semente do Amor enviou um oficio dias atrás solicitando da prefeitura a resolução do problema. O conteúdo do oficio, diz o seguinte:

“O oficio foi dirigido ao prefeito, transmitindo a ele, as dificuldades enfrentadas pelas instituições sociais, da falta de diálogo com a Secretaria de Assistência Social, pois a secretaria só retorna com o mesmo posicionamento, que os repasses dos convênios não estão sendo feitos devido a crise financeira que afeta todo o país. O documento informa também ao prefeito, que 04 instituições não receberam o repasse de seus convênios, sem motivos claros, na diferenciação de tratamento das entidades, que receberam e as que não receberam”.

Pelo fato do prefeito não responder ao oficio enviado a ele, e não resolver o problema, as entidades que não receberam o repasse de seus convênios, resolveram através desta manifestação, mostrar para os responsáveis e para o gestor da cidade de Serra, a indignação destas entidades, que não estão entendo por que, uns convênios foram repassados e outros não.

Uma comissão representando as instituições sociais foi formada para conversar sobre a questão, com representantes da prefeitura. Até o momento, que nossa equipe permaneceu no local da manifestação a reunião não havia terminado, mas a Jornalista D’Lourdes Pinho, entrou em contato com a pedagoga Carla Mendes, que estava participando da comissão, ela ficou de dar um retorno para a nossa redação.