Semana Meio Ambiente no Parque da Cidade em Laranjeiras

Dando continuidade as atividades do Dia Mundial do Meio Ambiente, na manhã desta quarta-feira (05/06), no Parque da Cidade em Laranjeiras-Serra/ES foi realizada a cerimônia de abertura dos trabalhos e ações voltadas para as questões do meio ambiente. O tema proposto é: “Preservar a água é preservar a vida”. Serão realizadas diversas atividades relacionadas à preservação do meio ambiente nos dias 05 e 06 de junho.

Presentes na cerimônia o prefeito da Serra Audifax Barcelos (PSB). A vice-prefeita Lourencia Riani (PT), Vereador Tio Paulinho (PV), Secretario de Meio Ambiente Luiz Carlos Bezerra, autoridades municipais, alunos e professores das escolas municipais, jovens e crianças de projetos sociais e moradores da Serra.

Uma inovação no evento deste ano é o Planetário Móvel. Ele foi projetado em tecnologia 3D, para que os alunos e o professores possam visualizar de perto os planetas, as constelações e a galáxia. É um projeto de uma empresa privada carioca, e existe há mais de vinte anos. E tem como objetivo, ensinar e estimular a aprendizagem dos alunos. Além das aulas de astronomia, são apresentados outros temas como biodiversidade, o corpo humano etc.

Foram montados stands com artesanatos fabricados a partir da reciclagem de vários materiais que são prejudiciais a natureza, stands com plantas, a Cesan direcionou seus trabalhos para a conscientização da importância da água na vida dos seres humanos. A secretaria de defesa social montou um stand para trabalhar e divulgar os bons hábitos que contribuem para um transito mais harmonioso. Pois, o transito está diretamente ligado com o meio ambiente. O secretario de defesa social, Renato Luiz de Oliveira em entrevista ao Serra Noticias, disse:

“As pessoas estão envolvidas nessas questões do espaço público. E é interessante trazer para um evento como este, os trabalhos que são desenvolvidos em torno da educação para transito. Já que, o meio ambiente está diretamente ligado ao transito. Para as nossas crianças esses temas ficam marcadas pelo resto de suas vidas. Pois, elas aprendem de maneira livre e descontraída as regras básicas para uma boa educação no transito e se conscientizam dos cuidados que são necessários para preservar a natureza”.

Segundo a Bióloga e professora de Ensino Fundamental, Alessandra Machado os seus alunos questionaram sobre as comemorações do dia mundial do meio ambiente. Já que, na escola eles discutiram as questões que envolvem a natureza. Pois, eles observaram que, ao invés de distribuírem sementes e mudas de plantas, os organizadores do evento distribuíam algodão doce, pipoca e picolé para os participantes.

A professora Alessandra Machado desenvolve com seus alunos um projeto. Esse projeto trabalha com o tema escola sustentável; eles irão produzir com pneus de carro, lixeiras que serão colocadas em pontos estratégicos no pátio da escola. Pois, os alunos são os próprios incentivadores da reciclagem.

A questão da educação ambiental vem sendo trabalhada e discutida por todos na escola. Alessandra faz uma estimativa de que, 80% da escola onde leciona estão conscientizados em relação às ações de preservação da natureza.

A coordenadora Rubieleia, do projeto social Rede Aica (Rede de Atendimento Integrado à Criança e ao Adolescente), do bairro Novo Horizonte, em entrevista disse que, as crianças e adolescentes que são atendidos pelo projeto recebem orientações de como preservar a natureza, como cuidar do meio ambiente. E esse passeio ao Parque da Cidade é para enriquecimento e fortalecimento do que elas aprenderam sobre as ações de preservação e cuidado com o meio ambiente.

A Aica atende crianças e adolescentes em risco, desenvolve um trabalho de apoio, esporte e cidadania. Os adolescentes participam dos cursos profissionalizantes que os preparam para o mercado de trabalho e para o projeto Adolescente Aprendiz, que atende os adolescentes de 13 a 18 anos. Os cursos são ministrados pelo Senai e Senac que tem uma parceria com a Aica. Os jovens que completam 18 anos são encaminhados para o mercado de trabalho. Principalmente os jovens que fazem o curso de confeitaria e padaria.

“Vivemos um momento muito importante na historia, pois um dos bens mais preciosos pode ser escasso, a água. É de extrema importância que não só os poderes públicos, mas a humanidade em geral crie ações para preservar a natureza e consequentemente a água. Conscientizar nossos jovens para que possam respeitar e cuidar dos bens naturais, para que no futuro não falte água. Precisamos preservar a natureza, cuidar do meio ambiente”.  Pontuou a presidente do PP Mulher e assessora do vereador Guto Lorenzoni, Rose Fernandes.

 

 

Mais fotos em nossa página oficial no facebook.