Prefeito Sergio Vidigal, recebe homenagem na sede do CDP de Queimados.

  • Post author:
  • Post category:Claudio Pinho
Homenagem ao Prefeito Sergio Vidigal
Secretario de Segurança Publica do ES e o diretor do CDP de Queimados, Homenageiam o Prefeito Sergio Vidigal

Segundo a lei, aquele que comete um crime, deve ser julgado e provando-se a culpabilidade, que seja condenado e na maioria dos casos, privado de sua liberdade pessoal. Nossas cadeias estão cada vez mais lotadas e a vida no cárcere em sua grande maioria é de privações e muito sofrimento.

Humanizar as cadeias, penitenciarias e Centro de Detenções em todo o Brasil, tem sido a missão de muitas pessoas que, acreditando que, não é porque uma pessoa cometeu um erro que mereça sofrer para sempre. Não é porque alguém esta privado de sua liberdade, que merece viver jogado em depósitos e lugares fétidos, violentos e insalubres. Acreditamos que o ódio gera o ódio e a violência gera a violência.

Um grande religioso Budista no antigo Japão, dizia que ate mesmo para o pior dos criminosos se houver respeito e amabilidade, ele se converterá em um homem bom e honesto. Conta a historia que este monge quando encontrava um assassino, saudava-o chamando- o de “filho de Deus amado”, e isto fazia com que despertasse em seu interior a bondade inerente ao “homem filho de Deus”.

Que aqueles que por algum motivo, foram condenados a perderem sua liberdade e que estão obrigados por lei a viverem encarcerados, devem receber a colaboração de todos para que encontre paz e assim possam retornar ao seio da sociedade, melhor do que antes. Isto é uma questão de humanidade, respeito à cidadania e também uma questão de valor cristão, moral e social.

O (CDP) Centro de Detenção Provisória de Queimados, na área rural da cidade da Serra/ES, foi inaugurado no ano de 2.009, pelo então Governador do Estado do Espírito Santo, Paulo Hartung. A unidade foi construída com o que há de mais moderno, é toda automatizada e tem a capacidade para abrigar 548 presos.

“O objetivo é que esses criminosos não tenham contato com pessoas da comunidade, que de alguma forma participam ou simpatizam com suas lideranças, aterrorizando moradores, que em sua maioria são pessoas de bem. Com essas ações vamos restabelecer a tranqüilidade local, dentro da estratégia contida no Programa de Enfrentamento à Violência gerenciado pela Sesp”.

(Rodney Miranda – Secretario de Segurança Publica – Governo Paulo Hartung – 2009).

Mesmo com objetivos de manter presos perigosos, fora do contato com a sociedade. Não podemos deixar de compreender que são pessoas e que merecem nosso respeito, e tambem mais uma oportunidade de socialização.

E com esta visão a Prefeitura da Serra, Administrada pelo Prefeito Sergio Vidigal, vem colaborando com a unidade prisional e com os internos, promovendo ações humanitárias. Cursos como Pintura Livre em Tecido, Aula de Violão e Canto, alem de oficinas como Ginásticas e alongamentos, esportes, lazer e cultura e diversas outras ações de cidadania como a emissão de documentos, atendimento medico e psicológico, etc.

Por todas as colaborações que a Prefeitura da Serra, através do Prefeito Sergio Vidigal, vem realizando ao Centro de Detenção Provisória do Distrito de Queimados. No último dia 09/02/2012, o Secretário de Justiça, Angelo Roncalli, e o diretor do Centro de Detenção Provisória de Queimado (CDP), Márcio Corrêa, realizaram uma homenagem ao Prefeito Sergio Vidigal.

O Evento aconteceu na sede do CDP e contou com a presença de varias autoridades municipais e estaduais.

“A Prefeitura Municipal da Serra, através do Prefeito Sergio Vidigal, muito tem contribuído com a ressocialização dos internos do CDP de Queimados. Esta homenagem ao Prefeito é uma forma de demonstrar nossos agradecimentos”.

Declarou o diretor do CDP na ocasião.