Cidade

Prefeito Sérgio Vidigal inaugura Centro de artesanato na Lagoa do Juara

Centro de Referencia e Comercialização de Artesanatos Lagoa do Juara
Centro de Referencia e Comercialização de Artesanatos Lagoa do Juara

Um evento que, mexeu com a comunidade da Lagoa do Juara e toda região de Jacaraípe na Serra foi marcante no ultimo sábado dia (17/03). Com a presença de varias autoridades  políticas municipal, de grandes empresas, secretários municipais de varias cidades da Região Metropolitana do Espírito Santo, o Prefeito Sergio Vidigal e a simpática jovem vice-prefeita Madalena Santana, o que chamou mesmo atenção de toda a mídia presente foi a enorme quantidade de turistas e moradores locais, que vieram prestigiar a inauguração do espaço “Centro de Referência e Comercialização do Artesanato da Lagoa do Juara”.

O Centro de Artesanato da Lagoa do Juara é uma parceria que deu certo, entre a Prefeitura da Serra e a empresa Arcelor Mittal. Um projeto da Secretaria de Desenvolvimento Econômico SEDEC, que é coordenada pela vice-prefeita Madalena Santana e que vem realizando muito pelo município, promovendo o “empreendedorismo individual”.

A Lagoa do Juara esta localizada na região de Jacaraípe. A palavra Juara tem origem na língua Tupi e significa “menina moça”. A lagoa do Juara está localizada na região de Jacaraípe, que é o maior balneário da Serra. Uma forte região turística que recebe a cada ano milhares de turistas de todo o Brasil. Com lindas praias, espaços muito conhecidos mundialmente como a Casa de Pedra; Praias onde acontecem campeonatos mundiais de surf.

O Centro de Comercialização de Artesanatos da lagoa do Juara é uma proposta da Prefeitura da Serra, através da vice-prefeita Madalena Santana, promovendo o empreendedor individual, e principalmente “projetos voltados para a sustentabilidade”, uma preocupação constante na administração do Prefeito Sergio Vidigal.

Vice-prefeita da Serra Madalena Santana (PSB-ES)
Vice-prefeita da Serra Madalena Santana (PSB-ES)

De acordo com Madalena Santana, é um projeto que visa uma melhor valorização do trabalho de artesanato do Espírito Santo e principalmente da Serra, procurando assim colaborar com os trabalhadores no aumento de renda e também na divulgação de seus trabalhos em todo o Brasil. Alem da comercialização dos trabalhos de artesanato, o Centro de referencia da Lagoa do Juara proporcionará a todos, cursos voltados para o treinamento do empreendedor e da população. Parcerias com o SEBRA E ADERES – Agencia de Desenvolvimento em rede do Espírito Santo, que estava representado no evento pelo Senhor Pedro Rigo, diretor da Agência Governamental.

O diretor da ADERES, Pedro Rigo, falou ao Serra Notícias, sobre a importância do artesanato para a economia solidaria e da importância deste trabalho milenar que está sendo reconhecido em todo o Brasil. Divulgou em primeira mão o lançamento de projetos voltados exclusivamente para o profissional de artesanato, como a carteira nacional do artesão, que é uma projeto do Governo federal, para facilitar a aposentadoria e também a atividade produtiva. O Governo do Estado esta criando projetos em todas as cidades que beneficiem o artesão e para a cidade da Serra, será criada uma equipe especifica com toda a estrutura na sede da Agência, facilitando assim a interação entre o Governo Estadual e a Prefeitura da Serra e conseqüentemente os Artesãos serranos.

Varias autoridades políticas estaduais e municipais, estavam presentes e destacamos a Vereadora Sandra Gomes (PSDC-ES); Vereador João Luiz Teixeira (PDT-ES); Vereador Auredir Pimentel (PDT-ES); Mauro Rondon, secretário de desenvolvimento econômico de Cariacica; Sidemberg Rodrigues, Gerente de comunicações e imagens da ArcelorMittal; ex-deputada Estadual e atual secretária do trabalho da Serra (SETER), Janete de Sá (PMN-ES), alem de outras personalidades.

A população da região de Jacarípe esteve presente ao evento e muito bem representada pelo Vereador João Luiz, que é da região e vem realizando um excelente trabalho na câmara dos vereadores da Serra. Um ótimo representante que busca diariamente recursos junto a Prefeitura para Jacarípe e teve fundamental presença na realização deste Centro de Referencia e muitas outras obras a serem inauguradas. Muitos eleitores falaram com o Serra Notícias ate mesmo indignados com o Vereador Bruno Lamas que tem sua base eleitoral em Jacaraipe e não se deu ao trabalho de prestigiar a inauguração do Centro de Lagoa do Juara.

No Centro de Referência e comercialização de Artesanatos Lagoa do Juara, estava exposto vários trabalhos confeccionado pelos associados. O Centro está localizado as margens da Lagoa do Juara, um importante ponto turístico de Jacaraipe e da Serra. A Lagoa do Juara tem aproximadamente 6 mil quilômetros e fica entre Jacaraipe e Serra Sede. Os freqüentadores da Lagoa do Juara podem se deciliarem com a mais fina culinária capixaba, sendo que a especialidade em pratos a base de Tilápias, criadas em cativeiro na própria lagoa, pela associação de pescadores. Os restaurantes são bem equipados, os funcionários são capacitados e o atendimento é de primeira.

Comercialização de Tilápias na Lagoa do Juara
Comercialização de Tilápias na Lagoa do Juara

A Associação de pescadores da lagoa do Juara comercializa o pescado, que é criado em gaiolas com preço acessível. Um local onde a família pode passar um ótimo dia às margens de uma bela lagoa, com uma vista maravilhosa da flora serrana. Servidos com linhas de ônibus que saem do terminal Urbano de Jacaraipe de 10 em 10 minutos.

O que chama atenção também na Lagoa do Juara, alem de sua proximidade a orla de Jacaraipe é a famosa Casa de Pedra, os “pédalinhos” que estão disponíveis a toda família. Um ótimo passeio romântico ao fim de tarde.

Agora, a opção de adquirir artesanato com qualidade e acima de tudo que represente a cultura capixaba e brasileira, como são as casacas e tambores de congo, que são confeccionados pelo casal de artesão Marinete e Tute.

O artesão Tute, famoso casaqueiro da Serra é o artista que confeccionou a estatua em homenagem a “Chico Prego” e que está localizada na Praça Almirante Tamandaré, em Serra Sede. Próximo a Igreja Matriz. O monumento foi inaugurado em 11 de janeiro de 2005, pesa 4 toneladas e foi colocada próximo ao local da execução do líder negro, da “Insurreição de Queimado”.

Trabalhos voltados para a reciclagem de garrafas pets, tecidos e outros materiais, como é confeccionado pela artesã Fátima, com suas bolsas personalizadas. Também temos trabalhos confeccionados com “escamas de peixe”, pela artista plástica Norma Abrosiheit, uma gaucha de Porto Alegre/RS que a 30 anos chegou a Serra e não quis mais ir embora. Acabou transformando a cidade em sua terra de coração.

Homenageada por todas as autoridades e todos os presentes a artesão Penha que teve uma grande participação na promoção e divulgação do artesanato serrano e principalmente da região de Jacaraipe.

A coordenadora do Centro de referencia e artesanato da Lagoa do Juara, Francina Coelho de Oliveira, que trabalha com artesanato a base de folhas de bananeiras, conchas e material reciclado, falou ao Serra Notícias sobre a importância que o Prefeito Sergio Vidigal e a vice-prefeita Madalena Santana vêm dando aos trabalhadores em artesanato de Jacaraipe, e que está muito contente com o apoio e com certeza este centro vem para promover tanto a divulgação da cultura serrana como promoção e a inclusão financeira e social de muitas famílias da região.

Prefeito Séwrgio Vidigal, inaugura Centro de Referencia e Comercialização de Artesanato
Prefeito Séwrgio Vidigal, inaugura Centro de Referencia e Comercialização de Artesanato

O Prefeito Sergio Vidigal, em seu discurso no evento falou sobre a importância da inclusão do artesanato serrano em projetos de políticas publicas do Estado e do município. Agradeceu o apoio recebido do Governador Renato Casagrande através da ADERES e também da Empresa Arcelor Mittal,  que é uma parceira em muitos projetos da Serra, e sobre a preocupação com a perda do FUNDAP, que irá prejudicar e muito a Serra em seus investimentos. Disse ainda que a Serra é,  construída por um povo forte que unidos sabem prosperar, acreditando na união e no trabalho.

“Estamos aqui celebrando, mais uma ação feita há muitas mãos. Porque esta cidade, é uma cidade construída por muitas mãos. Não é só mão de Prefeito que constrói, não é só mão de secretário, não é só mão de empresário, tem muitas mãos nesta cidade, que tem feito esta cidade diferente. E tudo isto só acontece pelas bênçãos de Deus, que tem permitido que a Serra tenha crescido e tenha chegado neste patamar que chegou. Ate porque dos 5600 municípios que o Brasil tem, a Serra é a quarta cidade que mais cresce no país. Éé motivo de orgulho para nós serranos. Não é verdade?” declarou Sergio Vidigal em seu discurso, que esta disponível no canal SerraTV.

O Evento foi marcado por muitas alegrias, músicas, confraternização de amigos e família unidas para prestigiarem esta que é, uma ação que vem dignificar uma profissão milenar e também comemorar e difundir a cultura de um povo. A Lagoa do Juara é um show a parte, passar as tardes às margens desta lagoa é algo até espiritual, alem de muito romântico. Particularmente convido a todos a conhece – lá.

 

Vejam mais fotos em nossa página do FACEBOOK

 

Share