Cidade D'Lourdes Pinho

Prefeito Sérgio Vidigal chora emocionado em Jardim Carapina

Serra Cidadã Jardim Carapina
Serra Cidadã Jardim Carapina

Mais que um evento político, foi realmente um encontro de amigos, um encontro de família, um encontro abençoado que proporcionou a todos muita emoção.

Iniciar este artigo para nós do Serra Noticias, que devemos em nome da ética manter uma posição neutra, é complicado. Apesar de atuarmos profissionalmente informando a população de forma imparcial, tornou-se difícil, já que não dava para evitar o envolvimento pessoal neste evento.

O Serra Cidadã que é um evento popular que une varias secretarias, órgãos públicos estaduais, federais e da iniciativa privada para proporcionar a população serviços e informações em um espaço definido. O Serra Cidadã foi criado aqui na cidade e já serviu de modelo a muitas outras cidades. É um evento que envolve mais que a política. Envolve o voluntariado, envolve a doação pessoal de cada um que presta os serviços a população.

Como disse em discurso o Prefeito Sérgio Vidigal: “Aqui não é o trabalho do Prefeito, não é trabalho dos Secretários, mas de pessoas que deixam suas famílias e doam seu trabalho em beneficio das pessoas”.

Cada evento Serra Cidadã que acontece é um show. Não apenas pelos artistas que colaboram em alegrar a população, mas um show da população que participa ativamente nas ações, os funcionários dos órgãos governamentais que deixam sua casa e sua família para doarem seu dia à comunidade, como é o caso da Rosana é voluntária no salão de beleza e vem de Vitoria juntamente com sua família e diz alegremente que não perde um Serra Cidadã.

Coral de Libras da Escola Elpídia Coimbra
Coral de Libras da Escola Elpídia Coimbra

Este evento em Jardim Carapina, no ultimo domingo (25/03/12), foi impar. Uma verdadeira multidão tomou conta do espaço montado ao lado do campo de futebol do Alemão. Famílias completas, casais de namorados, jovens, idosos. Todos com um sorriso franco e olhar de gratidão.

Para começar um dia que prometia muita emoção, acontecia no palco central, shows diversos com musicas que iam de tema gospel a MPB, danças e pregações religiosas.

A apresentação do Coral de Libra da Escola Elpídia Coimbra, constituiu em um show de dança moderna, onde os integrantes apresentavam a língua de sinais utilizada pelos dependentes auditivos. Libra é um idioma criado para proporcionar ao dependente uma melhor socialização e inclusão social e o show foi muito aplaudido por todos.

O Palanque foi formado por varias autoridades da Prefeitura e lideranças comunitárias presentes. A simpática Secretária de Trabalho Janete de Sá, como sempre muito bem vestida e com seu sorriso franco e aberto; o Secretário de Obras Dioceles Bahiense, com seu semblante paternal, sempre disposto a ouvir com paciência a todos, e nesta oportunidade parabenizo o Secretário pela sua educação, simpatia, simplicidade e deferência a todos as pessoas; o Secretário de Defesa Social Coronel José Carlos Carneiro; Vereador Dório Pantanal; lideranças comunitárias. Sentimos profundamente a falta da querida, linda e maravilhosa vice-prefeita Madalena Santana, que estava em evento de seu partido na cidade de Vila Velha.

Secretário de Obras Dioceles Bahiense
Secretário de Obras Dioceles Bahiense

Falamos com o Secretário de Obras Dioceles Bahiense que nos informou sobre o investimento previsto para o bairro Jardim Carapina ainda este ano. Segundo o secretário o prefeito Sérgio Vidigal pretende entregar ainda varias obras naquela localidade, como o CRAS, CAI e a nova escola municipal Padre Gabriel, já que o prédio que atualmente abriga a EMEF Padre Gabriel não comporta mais a quantidade de alunos e o novo prédio que fica ao lado da UAPS – Unidade de Atenção Primária a Saúde Altevane Silva Bicalho, inaugurado no dia 23/03/2012.

Durante os discursos de autoridades e lideranças comunitárias surgiu uma deliciosa surpresa. Um jovem trabalhador que atuava na limpeza da área onde estava sendo realizado o Serra Cidadã, que identificou-se como “Evangelista Rubens”, trajando um uniforme amarelo do Depto de limpeza urbana da Serra, solicitou para que pudesse homenagear o Prefeito Sérgio Vidigal através de uma musica. Mudando radicalmente o script do evento, ele foi convidado ao palco.

Inicialmente ele segurou o microfone com timidez, começou com voz tremula anunciando que faria ali um louvor a Deus em homenagem ao prefeito. Observei a platéia que não esperava que dali fosse sair algo de bom. Mas, um rapaz, tímido, um enorme negro, musculoso que mais lembrava um lutador de artes marciais, com sua voz forte e ao mesmo tempo doce deixou a platéia emudecida interpretando a musica gospel “Ho Gloria” do cantor Gospel Irmão Lazaro. Uma interpretação própria com muita emoção.

Diz o ditado popular que Deus fala aos homens através do simples, Jesus não veio ao mundo no meio de doutores e de poderosos, mas no meio do povo sofrido e convidando a todos para promover a libertação através do amor. O Evangelista Rubens com humildade interpretou a palavra de Deus através de uma canção e fez com que a multidão se emocionasse e louvasse juntos em um só coração.

Prefeito Sérgio Vidigal e Evangelista Rubens cantam juntos em louvor
Prefeito Sérgio Vidigal e Evangelista Rubens cantam juntos em louvor

O prefeito Sérgio Vidigal não conseguiu segurar a emoção e fugindo totalmente do script, cantou abertamente com lagrimas nos olhos. Seguindo a liderança do prefeito e também da emoção estampada no rosto do Secretário de Obras Dioceles Bahiense, com lagrimas que escorria em seu rosto paternal, a multidão cantou e chorou copiosamente.

Não era um choro de sofrimento. As lagrimas que molharam o solo sagrado do bairro Jardim Carapina era de emoção, era de louvor a vida e em gratidão a Deus por tantas maravilhas que a Serra está recebendo nos últimos tempos.

Momentos antes da apresentação do Evangelista Rubens, o Presidente da Associação dos Moradores em seu discurso falou da importância da gratidão e de como muitas pessoas não sabem, ou não tem a humildade para agradecer e apenas acusam e apontam defeitos e disse ainda que o Prefeito Sérgio Vidigal com sua humildade sabe sempre reconhecer seus parceiros e está sempre disposto a acolher com carinho a todos.

Creio que a apresentação do Evangelista Rubens foi um divisor de águas, um marco que alterou totalmente o evento que passou de um evento político para um encontro de gratidão e de louvor a Deus.

Sentir a emoção que emanava da platéia, a emoção que emanava de todos os presentes foi maravilhosa. Não se podia ficar alheio ao momento, e até mesmo aqueles que não professam a fé cristã, neste momento se uniu em uma só voz em louvor ao criador.

Já cobrimos muitos eventos políticos, tanto na Serra, no Estado e também em outras localidades. Mas confesso com toda sinceridade que nunca vi algo tão emocionante e tão gratificante como foi o Serra Cidadã do Jardim Carapina, nesta manhã de domingo.

O discurso do vereador Dório Pantanal foi muito aplaudido e ele, alem, de agradecer a todos os presentes, cobrou do prefeito Sérgio Vidigal a respeito das Escrituras dos imóveis do bairro e disse que os moradores se sentem inseguros a este respeito.

A secretária de promoção social da Serra, Nazareth Liberato em seu discurso falou sobre a importância do Serra Cidadã para a população da Serra que traz todos os serviços da administração para o bairro. Agradeceu a participação de todos os funcionários que participam do evento em varias localidades da cidade.

Dupla Mirim João Pedro e Felipe homenageia Sérgio Vidigal
Dupla Mirim João Pedro e Felipe homenageia Sérgio Vidigal

Em homenagem ao prefeito Sérgio Vidigal e a todos, apresentaram-se duas crianças, jovens talentos do bairro Jardim Carapina, João Pedro e Felipe que cantaram musicas evangélicas e foram muito aplaudidos por todos. Juntamente com o Evangelista Rubens, são talentos que merecem apoio. Uma promessa para o futuro cultural e artístico da cidade da Serra.

Na questão da Cultura a administração Sérgio Vidigal tem investido muito em tempo e recursos. A lei Chico Prego que patrocina manifestações culturais e a promessa do prefeito em criar uma secretaria extraordinária de cultura e lazer. Este é um ato prometido pelo prefeito ainda no inicio de seu mandato e que agora se torna realidade.

Nilza Cordeiro, Diretora do Sine da Serra e Dê Pinho do Serra Notícias
Nilza Cordeiro, Diretora do Sine da Serra e Dê Pinho do Serra Notícias

Falamos com a amiga e vizinha de bairro (Barcelona) Nilza Cordeiro. Trabalhar pela promoção de emprego e renda, políticas publicas paras as mulheres e políticas voltadas para a família. Estas seriam as bandeiras que ela assumiria como vereadora da Serra pelo PDT a qual é filiada há vários anos. Assistente Social na Prefeitura da Serra e atuando como Diretora do Sine da Serra, Nilza tem uma grande experiência e comprovada atuação na promoção de emprego e renda do município. Mesmo não sendo ainda o momento de lançar candidatura, a população do maior bairro da Serra, o bairro Barcelona já considera esta moradora a candidata natural e segundo Nilza Cordeiro, ela estará à disposição do bairro, da cidade e do partido.

 

“Eu quero dizer a você, vereador (Dório Pantanal), que nós estaremos aqui junto com o Governador Renato Casagrande, junto com o Secretário de desenvolvimento urbano do Estad. Porque o estado vai fazer a doação desta área de Jardim Carapina que pertence ao governo do estado, que pertence a COAB. Vai passar para a prefeitura, para a prefeitura poder fazer a regularização dos lotes e das casas aqui do bairro Jardim Carapina”. Declarou o Prefeito Sérgio Vidigal em resposta a solicitação do Vereador Dório Pantanal.

Sérgio Vidigal aproveitou o evento para anunciar não apenas a regularização dos imóveis do bairro Jardim Carapina que é um desejo dos moradores há muito tempo. Mas, anunciou que ainda neste mandato estará inaugurando o novo prédio da escola Padre Gabriel, que está sendo construído ao lado da Unidade de saúde, inaugurada no ultimo dia 23/03/2012. Moradores que já passaram por muitas crises desde a criação do bairro, já passaram pelo perigo de desapropriação, pela derrubada de suas casas e hoje graças à luta de suas lideranças podem dormir tranqüilamente e com esta promessa do prefeito ficaram mais esperançosos.

Realmente o Serra Cidadã tem sido um sucesso em cada bairro da cidade e traz muitos benefícios aos moradores. A prefeitura da Serra, o prefeito Sérgio Vidigal e todo o secretariado, juntamente com os voluntários merecem nosso respeito e nossos parabéns.

Mais fotos em nossa página do Facebook (click aqui)

 

Share