“Um país que não trata de seus viciados e chora por um traficante, não pode ser considerado um país serio!” Essa reflexão do Sr. José Lima do Nascimento, presidente do Pras traduz a realidade vivenciada pelo Brasil.
A dependência química assim como a corrupção é uma doença que se alastra e contamina, deixando fortes marcas na sociedade. Mas, enquanto os órgãos competentes deixam de lado essa questão, entidades como o Projeto Pras e Projeto Alfa promovem momentos de estudos para apresentar a importância da prevenção e do tratamento.
No dia 16 de março, na Câmara Municipal de Vereadores da Cidade de Anchieta/ES aconteceu o III Seminário de Prevenção a Dependência Química. O município de Anchieta abre as portas para receber a equipe do Projeto Pras, apesar da má vontade da atual administração e de alguns vereadores, a cidade é pioneira em realizar um evento deste porte.
O Vereador Valber Salarine (PSDB) foi o proponente do III Seminário de Prevenção a Dependência Química. Diferente de muitos políticos, o vereador proponente sabe da grande importância da prevenção. Pois, a sua cidade vem sofrendo nos últimos anos, aumentos significativos nos índices de criminalidade e violência envolvendo jovens e adolescentes, e uma das causas são as drogas e o álcool.
A programação do III Seminário contou com os palestrantes Laelio Del Pupo, Diretor da Comunidade Terapêutica Nova Perspectiva da cidade de Venda Nova do Imigrante/ES, do psicólogo clinico Claudinei Barcelos Melo, do acadêmico em direito Mayron Augusto Aguiar Lunardi, que deu uma verdadeira lição de superação, Natanael Viana de Lacerda conselheiro do Projeto Alfa e do presidente do Pras, José Lima do Nascimento.
Todos os palestrantes tiveram o cuidado de trabalhar seus temas dentro do foco da prevenção e do tratamento. Participaram do evento os representantes da Policia Militar, o Cabo Carlos Eduardo Mariano e a soldado Rúbia, da Guarda Municipal o supervisor de área Tiago Gonçalves, Adriana Faria Secretaria Geral do Projeto BBJ da Serra, o Professor Marcus Rangel e o aluno Leonardo Barcelos da Associação Kadoshi.
Para cada um destes representantes, a iniciativa do vereador proponente foi bem vinda. Segundo eles, o seminário é uma oportunidade valiosa de absorver conhecimentos em torno do tema prevenção e tratamento, já que, eles desenvolvem trabalhos em comunidades e em escolas sobre as drogas.
Para a abertura dos trabalhos, o Pastor Luiz César, presidente do Projeto Alfa deu as boas vindas a todos, parabenizou o vereador Valber Salarine pela iniciativa de levar para a cidade de Anchieta, um evento de suma importância para a sociedade, e descreveu com fortes palavras o desempenho e atuação do Pras na prevenção e tratamento da dependência química.
O Seminário teve inicio às 08 horas da manhã, com inscrições gratuitas abertas ao publico, aproximadamente 70 pessoas participaram do evento, que teve o encerramento às 17 horas, com a palestra do presidente do Pras, o Sr. José Lima do Nascimento, que explanou sobre os malefícios do consumo de álcool, outro problema que afeta diretamente boa parte da população brasileira.
O Projeto Pras é uma instituição sem fins lucrativos, que desenvolve palestras e atividades voltadas para prevenção e tratamento. Os interessados em conhecer e saber mais informações pode enviar e-mail para conselheiro13@hotmail.com ou ligar para (27) 99967-1988.
Assista a cobertura completa de todas as palestras na TV Serra, acesse www.tvserra.com