Palestra com o Professor João Carlos de Oliveira no CRAS de Laranjeiras

Professor João Carlos de Oliveira

Nesta Segunda-feira, 10/12/2012, na sede do CRAS de Laranjeiras, aconteceu a palestra com Professor João Carlos de Oliveira, promovido pelo Governo do Estado do Espírito Santo, através da ADERES – Agência de Desenvolvimento das Micros e pequenas empresas e do Empreendedorismo em parceria com a Prefeitura Municipal da Serra, através da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e CIAMPE – Centro Integrado de apoio à Micro e Pequena Empresa. A palestra faz parte do esforço do Governo do Estado e da prefeitura da Serra em promover uma melhor qualificação e formação dos empresários serranos.

O conceito “Empreendedorismo” foi popularizado pelo economista Joseph Schumpeter em 1945 como sendo uma peça central à sua teoria da Destruição criativa. Segundo Schumpeter o empreendedor é alguém versátil, que possui as habilidades técnicas para saber produzir, e capitalistas ao reunir recursos financeiros, organiza as operações internas e realiza as vendas de sua empresa[2]. De fato, Schumpeter chegou a escrever que a medida para uma sociedade ser considerada capitalista é saber se ela confia seu processo econômico ao homem de negócios privado.

Mais tarde, em 1967 com Kenneth E. Knight e em 1970 com Peter Drucker foi introduzido o conceito de risco, uma pessoa empreendedora precisa arriscar em algum negócio. E em 1985 com Gifford Pinchot foi introduzido o conceito de Intra-empreendedor, uma pessoa empreendedora mas dentro de uma organização.

Uma das definições mais aceitas hoje em dia é dada pelo estudioso de empreendedorismo, Robert Hirsch, em seu livro “Empreendedorismo”. Segundo ele, empreendedorismo é o processo de criar algo diferente e com valor, dedicando tempo e o esforço necessários, assumindo os riscos financeiros, psicológicos e sociais correspondentes e recebendo as consequentes recompensas da satisfação econômica e pessoal.

A satisfação econômica é resultado de um objetivo alcançado (um novo produto ou empresa, por exemplo) e não um fim em si mesma.

Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Empreendedorismo

Em um discursos há um tempo atras na época da implantação do espaço do Empreendedor que estar localizado no ProCidadão, na estrada de Jacaraipe, o Prefeito Sérgio Vidigal falou sobre a importância para a receita da cidade das Micros e Pequenas empresas e do Empreendedorismo Individual. Segundo o Prefeito no momento de crise em 2010, quando as grandes empresas localizadas na cidade foram obrigadas a reduzir seu faturamento em 50% (cinquenta por cento), devido à crise financeira mundial, foram as micros e pequenas empresas que continuaram a manter a receita do município e também a gerar empregos.

Desde o inicio do mandato do prefeito Sérgio Vidigal sua preocupação em promover melhor qualificação e formação aos empresários serranos é uma constante. A Secretaria de Desenvolvimento Econômico da Serra, a Vice-prefeita Madalena Santana juntamente com sua equipe de apoio, empenham diuturnamente esforços concentrados em buscar eventos e ações nesse sentindo.

Há pouco foi lançado aqui na serra o FAE – Fundo de Apoio ao empreendedorismo – Serra Empreendedora, que é uma lei de autoria da Vice-prefeita seguindo o Exemplo da cidade de João Pessoa em Pernambuco. Também tivemos a Semana do Empreendedor em parceria com o SEBRAE e o segundo Encontro do Empreendedor.

Esta palestra do Professor João Carlos de Oliveira, era esperada ansiosamente por todos os empreendedores da Serra. O Palestrante é conhecido nacionalmente por sua forma alegre e descontraída de falar de um assunto que em muitos casos é considerado chato e cansativo. Até mesmo quem aventura nos caminhos do empreendedorismo sente-se cansado devido as preocupações com investimentos em um País onde a corrupção e a falta de investimentos públicos são uma constantes como é o caso do Brasil.

O auditório do CRAS de Laranjeiras estava lotado. Foram muitos os participantes de um evento que alem de muita informação, motivação para os negócios, nos proporcionou alegria e uma forma totalmente nova de ver nossa empresa e dicas maravilhosas há serem implantadas no nosso cotidiano.

Coordenador do CIAMPE-Serra, Economista Pedro Trindade

O Coordenador do CIAMPE, o Economista, Pedro Trindade, fez o discurso de abertura e enumerou o trabalho que o Espaço do Empreendedor juntamente com toda a Equipe do SEDEC vem realizando na busca em realizar os objetivos do Prefeito Sérgio Vidigal para o empreendedorismo da Serra. Na oportunidade Pedro Trindade convidou a todos para a Feira de Artesanato que acontecerá a partir do próximo dia 13 em espaço de eventos montado ao lado do CRAS de Laranjeiras. Apesar da ausência da Vice-prefeita e Secretaria de Desenvolvimento Econômico da Serra Madalena Santana que era esperada por todos, o brilho do evento não foi em nada diminuído e o Coordenador do CIAMPE Pedro Trindade conduziu o evento com maestria e profissionalismo como já é de conhecimento de todos.

Diretor da ADERES Paulo Barbosa

Representando a ADERES – Agência de Desenvolvimento das Micros e pequenas empresas e do Empreendedorismo, o Senhor Paulo Barbosa, cumprimentou a todos os participantes, empreendedores, imprensa e autoridades presentes. Falou sobre a importância dessa parceria que a ADERES vem mantendo com a Prefeitura da Serra e sobre o trabalho desempenhado pelo CIAMPE – Centro Integrado de Apoio a Micro e Pequena Empresa da Serra, sob a Coordenação do economista Pedro Trindade. Segundo o Diretor da ADERES, esse ano foi realizado muitos eventos de sucesso em parceria com a Prefeitura da Serra, e isto é um diferencial para o restante do estado.

****

“O Empreendedor tem que ser aquela pessoa que acredita, ele tem que ser audacioso, ele tem que ser o homem que planeja a mulher que planeja, que organiza, que sonha e consiga realizar. O perfil do empreendedor nato é o perfil do brasileiro. Por que o brasileiro, ele não desisti nunca. Ele sempre trabalha com a vantagem de encontrar novas respostas daquilo que ele viu e daquilo que ele ver. Tudo é possível para o brasileiro, esse empreendedor que eu digo. Para ele nada é impossível, ele batalha, ele corre atrás, ele pesquisa ele enxergar possibilidades. Um grande empreendedor é aquele que enxergar possibilidades onde muitas pessoas dizem que não existem. Este para mim é um grande empreendedor.” Declarou o Professor João Carlos de Oliveira em entrevista a D’Lourdes Pinho do Serra Notícias.

Com uma palestra animada e muito interativa o professor João Carlos de Oliveira demonstrou aos empreendedores da Serra varias técnicas e ações que possibilitem mudar a forma de ver o trabalho árduo de cada dia e as dificuldades encontradas  em nosso País para manter a Micro e Pequena empresa.
No Brasil ser Micro e Pequeno empreendedor no Brasil é complicado com as altas taxas de juros, dificuldades de investimentos devidos a falta de recursos ou financiamento bancários para essa classe de trabalhador brasileiro. De acordo com o palestrante o empreendedor alem de acreditar em seu produto e serviços e fundamental que se mantenha a alegria.

Não podemos ter sucesso sem trabalhar com alegria fazendo o que gostamos e principalmente com foco na organização e a busca de uma boa formação.

Muito gratificante ouvir a palestra do professor João Carlos de oliveira e digo com toda certeza que alem de aprender ótimas técnicas para levar adiante minha pequena empresa, sair com a alma lavada e uma tremenda vontade de sorrir mais a partir desse momento. Contagiante. Este é o termo que melhor define o evento e principalmente o Professor João Carlos de Olivéria.


Entrevista do Professor João Carlos de Oliveira ao Serra Notícias

Mais fotos e videos em nossa página do Facebook (click aqui)