Oscar do Saneamento premia os melhores de 2012

  • Post author:
  • Post category:Cidade
PNQS divulga, nesta quarta, as empresas vencedoras

As empresas brasileiras de saneamento que se destacaram por boas práticas de gestão em 2012 serão conhecidas no dia 31 de outubro. O Comitê Nacional de Qualidade da ABES (CNQA), anuncia em São Paulo, na próxima quarta-feira, as vencedoras do maior prêmio do saneamento da América Latina. As empresas que obtiverem resultados superiores em cada categoria serão agraciadas com o “Oscar do Saneamento”.

Consagrado como um importante instrumento de referência na avaliação e melhoria contínua dos serviços de saneamento ambiental do país, o Prêmio Nacional de Qualidade em Saneamento (PNQS), fomenta a adoção de modelos compatíveis com os melhores exemplos mundiais. Desde 1997, o prêmio estimula empresas do setor a investir e adotar práticas gerenciais voltadas à competitividade e a sustentabilidade. O objetivo do PNQS é incrementar o desempenho das organizações públicas ou privadas, municipais ou estaduais, responsáveis pelos serviços de água, esgoto e resíduos sólidos.

Imagem de Divulgação site Cesan

Em 16 anos, o PNQS já capacitou mais de 10 mil alunos, em cursos voltados às empresas candidatas, interessadas em adotar o Modelo de Excelência em Gestão (MEG). A ferramenta permite que empresas de todos os portes e setores, possam diagnosticar, planejar ações e avaliar seu sistema gerencial, em relação às melhores práticas adotadas por organizações de alto desempenho. A adoção desses critérios tem melhorado alguns indicadores, como por exemplo, a redução da perda de água. Em 1997, o país apresentava uma perda média de 50%, em 2011 esse número caiu para 38%, o objetivo agora é atingir a média ideal de 25%.

Neste ano, trinta Cases concorrem em seis diferentes categorias do PNQS. São elas: categoria “Primeiros Passos para a Excelência”, Nível B – Cobre (até 125 pontos); categoria “Compromissos com a Excelência”, Nível I – Bronze (até 250 pontos)); “Rumo a Excelência”, Nível II – Prata ou Ouro (até 500 pontos);  Nível III – (até 750 pontos), categoria “Avanços para a Excelência” e categoria “Critérios de Excelência”, Nível IV – Diamante (até 1000 pontos).

O anúncio das organizações reconhecidas pelo CNQA acontecerá durante a 16ª Cerimônia de Premiação do PNQS, nos dias 26 e 27 de novembro, em Vitória (ES) e terá como anfitriã a Companhia Espírito Santense de Saneamento (CESAN).

                      Prêmio Nacional de Qualidade em Saneamento – PNQS

                          Ascom ABES (31) 3496-9536 – 8794-2006

Veja mais em nossa página do facebook (click aqui)