Na noite do último sábado 10 de agosto foi realizada a 8ª Missa Sertaneja, uma festa tradicional que acontece na véspera do Dia dos pais. Esse evento foi uma promoção da Paróquia Bem Aventurado João XXIII, na Igreja Católica São Pedro que fica localizada no bairro Vista da Serra I.
Segundo, um dos organizadores do evento, Giselia Cavoli, a Missa Sertaneja é uma maneira de homenagear os pais e os sertanejos. Pois, a maioria das famílias que residem no bairro Vista da Serra I são sertanejas, provenientes do campo, pessoas que cuidam da lavoura e da terra.
“O objetivo da festa, além de homenagear os pais e uma maneira de agradecermos a todos os trabalhadores do campo por tudo que eles fazem de bom para todos nós”. Pontuou.
Outra atração da festa sertaneja foi a cavalgada. Um grupo de cavaleiros e amazonas saíram do bairro Planalto Serrano e seguiram até o bairro Vista da Serra I. Essa foi a primeira vez que, o grupo de cavalgada Selaria São Jorge participou.
A celebração foi realizada pelo padre Paulo Sérgio pároco da Igreja São Pedro. Todo o ritual da celebração foi destinado ao sertanejo. As músicas, as leituras bíblicas. Durante as ofertas, um senhor entrou com a enxada nas mãos e com movimentos de um trabalhador demonstrava a todos os presentes, com detalhes o cultivo da terra. Foram ofertadas frutas, verduras, legumes, tudo que representa a vida do sertanejo no campo.
No final da celebração, os presentes foram cobertos por um manto azul claro, representando o manto de Nossa Senhora Aparecida, à padroeira dos sertanejos. O significado desse momento é uma forma de mostrar para as pessoas presentes e principalmente aos sertanejos que, a Santa Mãe protetora está sempre cobrindo e protegendo com seu manto sagrado todas as famílias sertanejas e serranas.
Após, a celebração o grupo de quadrilha da Igreja São Pedro fez uma bela apresentação. Os participantes bastantes animados alegraram todos os presentes, que acompanharam com muita alegria esse momento. Outra atração da festa foram os concursos de cortar lenha e porca melada. O concurso da porca melada acontece todos os anos, já o concurso de cortar lenha foi uma novidade nesse ano.
O momento mais esperado da festa era o show especial da Dupla Sertaneja Leo Gomes e Messias, que pelo terceiro ano consecutivo, anima a festa com sua energia vibrante e com suas belas canções. Esse ano, a dupla apresentou músicas do DVD ao vivo que foi produzido na festa de São Benedito, que acontece todo ano na Cidade de Serra. Não faltou a música mais tocada da dupla, “Chananá”, que teve um acesso de 70 mil visualizações em um canal de vídeo da internet. Com seus ritmos dançantes a dupla fez a plateia inteira dançar e acompanhar com vozes vibrantes suas canções. O sucesso da dupla, Leo Gomes e Messias vêm crescendo e sua agenda para esse 2º semestre de 2013 está bem cotada.
A festa tradicional de Vista da Serra I seguiu tranquila sem nenhuma ocorrência de violência ou briga. Os presentes estavam interessados apenas em diversão, aproveitar o momento com muita paz e alegria. O povo serrano é um povo pacífico, trabalhador e muito alegre. Gostam de muita festa, musica, dança e se divertir de forma saudável sem brigas e violência.
Mais fotos em nossa página do facebook (click aqui)