Você está visualizando atualmente Oficina sobre documentário contemporâneo com inscrições abertas
Imagem: Divulgação

Oficina sobre documentário contemporâneo com inscrições abertas

O curso integra a Mostra Documentos Autorais e acontecerá de 3 a 6 de julho na Ufes. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas até o dia 26 de junho. 

Imagem: Divulgação

Discutir as ferramentas teóricas necessárias para pensar criticamente o documentário contemporâneo. Esse é um dos objetivos da Oficina “Entre o real e a realidade: representação, ensaio, interação e imersão no documentário contemporâneo” que será realizada de 03 a 06 de julho, das 14 às 18h, no prédio Bob Esponja, na Ufes. Com aulas expositivas, seminários e projeções de filmes, esse curso será conduzido pelo Doutor em Comunicação Audiovisual Alberto Greciano Merino e é voltado para realizadores de audiovisual, estudantes e pesquisadores em comunicação, artes e cinema. As inscrições para a oficina são gratuitas e podem ser feitas até o próximo dia 26 de junho no link:   http://bit.ly/2qTfd8o .

Tratando uma importante ferramenta de criação e de conhecimento do real, a Oficina irá destacar potência desse gênero audiovisual para constituir imaginários que pensam o mundo, o político, o social e o regímen das imagens. Esse curso integra a programação da Mostra Documentos Autorais, evento que acontece de 03 a 07 de julho, e que levará para a tela do Cine Jardins, um panorama internacional do documentário com uma seleção de obras vindas de sete países e assinada por Gonzalo de Pedro, programador do Museu Nacional Centro de Arte Reino Sofia, na cidade de Madri, Espanha, e membro da curadoria do Festival Internacional de Cinema de Locarno.

Fazem parte do conteúdo programático da Oficina  os seguintes temas: O documentário e a vanguarda artística; As representações da realidade depois do real; Fronteira e limites do documentário: o cinema de não ficção e as formas híbridas; O filme-ensaio: Uma forma que pensa/um pensamento que forma; Arquivo em movimento: apropriações e reciclagem no documentário; Expansões do documentário na era digital; O webdocumentário es as interações nas redes do real; e A Realidade Virtual (VR360) e as prospecções do real nas esferas.

Sobre o oficineiro

Alberto Greciano Merino é Doutor em Comunicação Audiovisual e Publicidade pela Facultat de Ciències de la

Foto: Divulgação

Comunicació da Universitat Autònoma de Barcelona (UAB), na linha de pesquisa “Teoria e história da Representação Audiovisual”. Graduado e Mestre em Publicidade e Relações Públicas pela Faculdade de Ciências da Informação da Universidade Complutense de Madri – (UCM).  Estudou direção e roteiro de documentários na Escola Internacional de Cinema e Televisão EICTV (San Antonio de los Baños-Cuba) e cursou estudos sobre história e estética do cinema na Edinburgh University (Edimburgo-Escócia). Atualmente atua como pesquisador do Núcleo de Pesquisa e Produção de Imagem (NUPPI), no  Departamento de Artes Visuais do Instituto Federal do Maranhão (IFMA). Tem experiência e interesse nas áreas de comunicação e estudos visuais, tecnologia midiática e redes digitais, cinema e documentário, relações culturais e interação social, programação e exibição.

A Mostra Documentos Autorais é uma realização da Ladart em colaboração com a MeninaZerkalo e conta com recursos do Fundo de Cultura do Estado do Espírito Santo (Funcultura), por meio do Edital nº 25/2016. O evento tem o apoio do Cine Jardins e da Universidade Federal do Espírito Santo, por de sua Superintendência de Cultura e Comunicação e do seu Departamento de Comunicação.

SERVIÇO

Oficina “Entre o real e a realidade: representação, ensaio, interação e imersão no documentário contemporâneo” com Alberto Greciano Merino

  • De 03 a 06 de julho, prédio Bob Esponja – Ufes/Campus Goiabeiras Vitória-Es

Inscrições GRATUITAS até 26 de junho no link: http://bit.ly/2qTfd8o

Material de responsabilidade de Paulo Gois Bastos