Cultura

Nélio Torres no Parque da Cidade este fim de semana

nelioNo sábado, 20 de dezembro, acontecerá no Parque da Cidade em Laranjeiras, a apresentação do Projeto Boi Graúna da Serra (ES), um projeto contemplado pela Lei de incentivo “Chico Prego”. O espetáculo terá início às 19 horas, e será um resgate da história e da cultura serrana. O musico e artista Nélio Torres fará uma  apresentação especial neste belíssimo espetáculo.

O Boi Graúna será apresentado através do canto, da música e da dança. As cenas serão dividas em atos, cada ato contará a história. A história do Boi Graúna da Serra (ES), fala sobre o boi do arado, da roça, que carregava a cana de açúcar, o café e o abacaxi. É uma diversão para os adultos e crianças, com suas brincadeiras, danças e cantos.

Num clima festeiro, também será contada a história do Folguedo Cavalo Marinho da Paraíba, uma manifestação cultural da zona da mata paraibana, da zona canavieira, um ato-natalino, uma ópera popular nordestina, um reisado da miscigenação indígena, negra e branca.

A pretensão deste projeto é fazer um intercambio folclórico, entre o Boi Graúna e o Cavalo Marinho, buscando uma reflexão cultural e histórica acerca das suas  relações. Resgatando também, as tradicionais manifestações populares, que não podem ser esquecidas e deixadas de lado. Pois, significam muitos valores materiais e imateriais para as suas comunidades, que não podem viver sem seus legados, suas histórias e brincadeiras.

Vários artistas estarão envolvidos nesta apresentação. O espetáculo terá a participação do Mestre, músicos e brincantes (galantes, damas, os mascarados e a parte cômica do folguedo), além da morte e ressurreição do Boi, no seu último ato, uma parte dramática, que antecede a despedida. Uma maneira alegre e divertida de comemorar o natal e buscar no fundo do baú a história e a cultura do povo capixaba e paraibano.

Share