Na última quarta (16/11), moradores de Fundão se reúnem, entre 17h/17h:30m da tarde, para se manifestarem contra a decisão do TRE em indeferir a candidatura do prefeito eleito no município, com mais de 50% dos 14.422 votos válidos, o Anderson Pedroni.
Segundo a Policia Rodoviária Federal (PRF), o protesto teve início por volta das 18 horas dentro de ruas em bairros de Fundão, e aproximadamente as 19:00 horas, os manifestantes tomaram a BR 101, interrompendo o trânsito nos dois sentidos da via. As 20h20m a manifestação foi encerrada.
O protesto aconteceu de forma pacifica e ordeira, o intuito dos presentes era mostrar sua indignação perante a decisão do TRE. Eles querem justiça, que não seja realizada outra eleição na cidade, e que os 8.564 eleitores tenham seus votos respeitados.
” Nosso ato é a favor da democracia. Cobramos uma resposta do TSE e pedimos respeito pelos 8.564 votos que Anderson Pedroni teve”. Expressa a Moradora Elaine.
O candidato a prefeito de Fundão/ES, Anderson Pedroni (PSD) foi eleito com 59,38% do total de 14.422 eleitores, o que equivale a 8.564 votos. Mas, teve a sua candidatura indeferida pelo TRE (Tribunal Regional Eleitoral do ES).
O motivo que levou a essa decisão, segundo informações, é que, Anderson Pedroni em 2011, era presidente da Câmara de Vereadores, e na época assumiu a prefeitura. Porém, ele não enviou o balanço de gastos a câmara, ato obrigatório por lei.
O Código Eleitoral, em seu artigo 224 diz que, serão realizadas novas eleições “se a nulidade atingir mais da metade dos votos”. Porém, se haverá ou não uma nova eleição, isso vai depender da decisão do TSE ( Tribunal Superior Eleitoral).
“Vou recorrer a essa decisão do TRE, pois essa impugnação é uma ação política. Durante a minha estada na prefeitura, não cometi nenhum ato ilegal”. Pontua Pedroni.