Na semana em que se comemora o Dia Nacional do Doador de Sangue, um grupo de policiais militares voluntários vai se reunir na próxima segunda-feira (21), a partir das 14h, no Criobanco localizado no Hospital Santa Rita, em Vitória, para chamar a atenção da necessidade de se abastecerem os bancos de sangue do Estado.
Historicamente, a população recorre com frequência aos quartéis da Polícia Militar para solicitar doadores de sangue, pois reconhece que os policiais se colocam como voluntários para essa missão que é diária: salvar vidas.
A ação, que vai envolver policiais de diferentes Unidades da PM, é para lembrar o Dia Nacional do Doador Voluntário de Sangue, comemorado no dia 25 de novembro. A doação foi antecipada justamente para que o ato sirva de incentivo para novos voluntários.
Assessoria de Imprensa da PMES
Informações da Redação do Serra Noticias
O Dia Nacional do Doador de Sangue foi criado para homenagear todas as pessoas, que de forma voluntária fazem doação do seu sangue. O dia 25 de novembro foi escolhido para prestar essa homenagem. O sangue coletado é destinado aos pacientes que precisam de transfusão de sangue.
Em 2011, Orestes Golanovski foi reconhecido como sendo o maior doador de sangue do Brasil, de acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS). Ele doou sangue até completar 65 anos, que é a idade máxima para que alguém faça a doação.
Requisitos necessários para doar sangue
– Estar em boas condições de saúde;
– maior de 18 até 69 anos, desde que a primeira doação tenho sido feita até 60 anos;
– Ter peso superior à 50 kg
– Não estar grávida;
– Não ter feito tatuagem recentemente;
– Estar descansado (ter dormido pelo menos 6 horas antes da doação);
– Estar bem alimentado (evitar alimentação gordurosa 4 horas antes da doação;
– Apresentar documento original com foto recente (Carteira de Identidade, Carteira de Trabalho, Cartão de Identidade de Profissional Liberal e Previdência Social).
Jornal digital Serra Noticias e TV Serra unidos nesta campanha!!