ENCONTRO DE COORDENADORES DA PASTORAL DA CRIANÇA

Na manhã desse sábado, 18/05, aconteceu no Centro Comunitário de São Benedito em Serra Sede, o encontro dos coordenadores da Pastoral da Criança. Foi um momento para os coordenadores novatos e veteranos se conhecerem melhor. O objetivo principal do encontro foi a importância do papel, que um coordenador tem em sua comunidade, como ele pode realizar seu trabalho com amor, dedicação e desenvoltura.

O encontro contou com a presença de várias lideranças comunitárias, Secretaria Municipal Luciana Malini, Presidente da Câmara de Vereadores da Serra, o vereador Guto Lorenzoni, da coordenadora da Pastoral Social da Paróquia N.S. da Conceição, Rose Fernandes e do Padre Paulo da comunidade de Planalto Serrano, bloco A.

A Pastoral da Criança é uma entidade de cunho social criada pela CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil). Ela exercita praticas referentes à saúde, à alimentação, à educação, à cidadania e à espiritualidade infantil. A Pastoral da Criança tem como principal objetivo, atender as crianças carentes desde a gestação até os seis anos de idade. Contribuindo com seu desenvolvimento e formação. Reduzindo assim, a mortalidade infantil.

As pessoas que trabalham na Pastoral da Criança são voluntárias, geralmente são lideranças que atuam ativamente nas comunidades. Dessa forma, facilita o seu trabalho, pois já conhecem bem as necessidades e a realidade que sua comunidade vive.

A assistência à comunidade é de natureza ecumênica, sempre com a bandeira da prática do amor, da fraternidade e da paz. A intenção é sustentar também moralmente os membros das famílias pobres, para que elas possam melhor resolver suas dificuldades. Os dirigentes dos grupos são constantemente conduzidos pelo Guia do Líder da Pastoral da Criança.

Uma das coordenadoras do evento, Marília Gomes informou para o Serra Noticias, que esse encontro é um curso de preparação dos novos integrantes da Pastoral da Criança. E esse curso foi dividido por área, e um grupo de 06 pessoas ficou encarregado por cada área. Assim, os responsáveis por Serra-Sede são as coordenadoras: Maria Zenaide, Edith Coelho, Marília Gomes, Maria Luiza Gomes, Elizângela e Eliane.

Durante o encontro, os presentes participaram de 03 palestras, sendo que, a primeira teve seu conteúdo direcionado aos coordenadores veteranos e novos. Foi ministrada pela coordenadora Maria Luiza Gomes, que falou sobre a importância do trabalho da Pastoral da Criança e o papel desempenhado pelo coordenador comunitário.

A segunda palestra foi proferida pela Secretaria do SEPPOM (Secretaria de políticas Públicas para Mulheres), Luciana Malini. A secretaria fez uma apresentação dos trabalhos realizados pela secretaria da mulher. Deu uma explicação sobre os tipos de violência: pública, psicológica, sexual, moral e privada (violência domestica). Falou sobre a questão do respeito entre os seres humanos, da importância de respeitar os direitos e as escolhas dos nossos semelhantes.

Apontou os pontos relevantes da Lei Maria da Penha, quando ela deve ser acionada e explicou que a lei atua contra o agressor, e não contra os homens como muitos pensam. Mostrou vídeos do cantor e compositor, Tião Simpatia, que é um grande divulgador da lei Maria da Penha.

Após a segunda palestra, que foi bastante interessante, teve uma pausa para um cafezinho e uma conversa descontraída. Um momento de socialização entre os participantes. Em seguida, todos retornaram aos seus lugares para mais uma palestra.

Guto Lorenzoni ministrou a terceira palestra, o tema abordado foi a autoestima. De maneira descontraída e prendendo a atenção dos participantes, o palestrante falou do significado que a autoestima tem na vida das pessoas. Pois, a pessoa que possui autoestima, está sempre satisfeita consigo mesmo e demonstra segurança e confiança no seu modo de ser e agir. É uma pessoa agradável e simpática, está sempre de bom humor. À participação do público presente foi favorável, muitos deram seus relatos, demonstrando que realmente a autoestima é uma característica, comum em pessoas que se amam e amam o seu próximo.

Finalizados os trabalhos, o padre Paulo foi convidado para fazer uma oração. Todos receberam uma lembrancinha pela sua participação. Logo após, fomos convidados para um delicioso almoço.

Vejam mais fotos em nossa página do Facebook (click Aqui)