Cidade Politica

Eleições 2.012 – Ano de renovação. Uma revolução popular

Divulgação resultado site oficial do TRE-ES

As eleições deste ano foi pautada por um enorme índice de abstenções e por um alto índice de eleição de novos candidatos para as câmaras legislativas municipais.

Para alguém menos ativo no processo político brasileiro, pode ate parecer algo normal. Mas, para o cidadão mais politizado dar para perceber o quanto os movimentos de luta contra a corrupção vem colaborando para uma renovação na política brasileira.

O julgamento do Mensalão pelo STF também influenciou nos resultados das eleições, mas até este julgamento tem a participação dos movimentos de populares conscientes cansados de tantos escândalos que foram as ruas nos últimos três anos protestar.

Os políticos e homens públicos devem compreender que a opinião publica influenciam e muito em suas carreiras e que a população estar mais conectada e participativa.

Aqui na Serra poderíamos ate considerar uma surpresa com o alto índice de renovação da câmara dos vereadores. Políticos antigos e com alto poder financeiro ficaram fora do próximo mandato e novos nomes receberam um enorme apoio popular.

Um candidatura que simboliza muito bem o novo momento político que se forma na cidade é a do Vereador Eleito Alexandre Xambinho, (PTdoB).

O candidato pela segunda vez tenta uma cadeira no legislativo Municipal. Nas eleições de 2008, apesar de ser muito bem votado ele não conseguiu. Na ocasião era o candidato mais jovem da cidade a tentar uma cadeira e saiu das eleições com pouco mais de 700 votos.

Agora com 24 anos, o vereador foi eleito com expressiva votação de 2.388 votos, desbancando vários vereadores de mandatos e ficando com o oitavo lugar entre os mais votados, jogou para baixo até candidatos de seu partido como o Vereador Marcos Tongo que era o favorito na legenda.

Em seu partido todos esperavam que apenas dois candidatos seriam eleitos e os nomes mais cotados era dos Vereadores Marcos Tongo e do vereador Cei de Tropical. Mas, Xanbinho foi guerreiro.

Uma campanha chamada: “Amigos e amigos”, sem um poder financeiro e utilizando apenas 7 colaboradores diretos (diga-se de passagem, amigos e não funcionários), carros de amigos e familiares que cotizaram as plotagens, santinhos do partido e um material de campanha contado e economizado ele deixou para trás forças politicas com um grupo enorme de “cabos eleitorais”, carros de som e comité bem montado como foi o caso do candidato Luciano Evaristo (DEM), aquele do projeto Sol, que chegou a figurar em primeiro lugar com cinco estrelinhas no Jornal Seculo Diário.

Eu como fotografo do Serra Notícias, tive a oportunidade de acompanhar mais de perto a campanha bem sucedida do Vereador Alexandre Xambinho e pode constatar que seu eleitorado e basicamente formado por eleitores cuja formação e conscientização política é forte.

São eleitores que não recebem influencia das mídias, que debatem e participam da política popular e que desejam e sabem que nossa cidade necessita de mudanças.

Este pode ser um pleito considerado de votos conscientes de brasileiros que esperam por mudanças significantes no meio político e creio que isto faz com que os novos eleitos tenham mais obrigação com a questão da transparência em suas ações e com projetos comprometidos com o bem comum.

A partir de agora, os políticos acostumados a fazer negociatas as escuras, a conchavos políticos e corrupção, serão afastados aos poucos e não se criaram.

Daqui a quatro anos, os vereadores da Serra e de todo o Brasil serão obrigados a votar projeto para aumento de salários (subsídios). Mas, diferente do que aconteceu neste mandato que finda, os Vereadores que tomarão posse em 2013, serão obrigados a promover durante os quatros anos de mandato um debate transparente e aberto com a população da cidade.

As redes sociais serão um forte aliado para os políticos honestos que desejem manter um canal de dialogo com a população e também para os populares que desejem fiscalizar a ação de seus representantes.

Diante dessa eleição municipal, poderemos observar que daqui a dois anos, os políticos que forem tentar cadeiras nas Assembleias Legislativas Estaduais, congresso nacional e cargos executivos serão obrigados a olhar com mais carinho para as redes sociais e a mídia espontânea.

Faço votos que a população continuem a participar mais ativamente do processo político e processo Democrático Brasileiro e que a exemplo da Câmara Municipal de vereadores da Serra e de varias outras cidades promovam uma profunda renovação nos outros poderes.

Creio que a “campanha nacional Não reeleja ninguém”, que surgiu nas redes sociais em 2008 e contribuiu muito para a conscientização popular se torne mais presente em todas as cidades. Aqui na Serra o grupo virtual “Não Reeleja Ninguém” que é coordenado por mim vem recebendo muitos novos membros e promovendo debates sobre a participação popular e ações que podemos promover visando a formação política popular.

outra ação importante é a criação a nível nacional da CNRPP – Comissão nacional de Reforma Política Popular que visa a reunião da população para propor projetos voltados para a “Reforma Política” e futura implantação da Democracia Direta com legislativo Popular”.

Claudio Pinho

Presidente Nacional da CNRPP no periodo de criação.

site: www.cnrpp.org
Grupo: www.facebook.com/groups/bancadaparlamentar

Participem

Share