Os empreendedores individuais serranos estão insatisfeitos. Pois, quando procuram o posto de atendimento no ProCidadão, o Espaço do Empreendedor, além da longa espera pelo atendimento, tem a confusão nas senhas normais e preferenciais e a falta de comunicação por parte da única funcionária.
Segundo informações fornecidas pelos empreendedores, tem apenas uma funcionária para realizar os atendimentos, sem contar a confusão das senhas, o que causa a insatisfação da classe.
“A gente chega pega a senha, a mesma é emitida no mesmo seguimento para normal e preferencial, um exemplo: ME 139, para senha normal, e para preferencial ME 134. Quando a senha aparece no painel, causa duvida e até confusão, por que a pessoa não sabe do procedimento, ela chega a pensar que estão passando na frente dela, ou a senha dela será a próxima a ser chamada”, explica um empreendedor que não quis se identificar.
A jornalista D’Lourdes Pinho esteve no local e presenciou a situação. Ela foi resolver questões da empresa, e como as demais pessoas que estavam aguardando, ficou mais de duas horas para ser atendida.
“O que provocou grande indignação nas pessoas que aguardavam o atendimento, foi quando a funcionária terminou de atender um empreendedor, e simplesmente sem comunicar aos demais que aguardavam, que estava na hora de sair para o almoço, e que uma outra funcionária a substituiria. A servidora levantou pegou a bolsa saiu e não disse uma só palavra. Tudo bem, que ela tem direito e hora de almoço, mas poderia comunicar. A outra servidora chegou, também não disse nada, sentou, do outro lado, levou uns 15 minutos para ligar o computador, só ficamos sabendo que, era ela que daria continuidade ao atendimento, depois que uma pessoa perguntou, a falta de comunicação é visível”, informa nossa jornalista.
Outra questão pontuada, é o suporte do Sebrae. O empreendedor não sabe se o órgão realiza o mesmo atendimento do Espaço do Empreendedor, não tem nenhum cartaz informando. Então, a pessoa fica desorientada, algumas situações são resolvidas pelo Sebrae, como: Imposto de renda e algumas informações. Mas, muitos dos problemas que o empreendedor deseja resolver, são feitos apenas no Espaço do Empreendedor.
“Só sabemos que o Sebrae atendia, por que uma senhora que estava aguardando foi pedir uma informação, e a atendente do Sebrae disse a ela, que informasse as pessoas que aguardavam no Espaço do Empreendedor, que eles realizavam alguns atendimentos”, pontua a nossa jornalista.
Algumas pessoas se dirigiram até a sala, aonde o Sebrae atendia, muitos retornaram, pois o que precisavam resolver só era feito no Espaço do Empreendedor. Outra situação curiosa, é que na sala de atendimento do Sebrae, as pessoas que estiverem aguardando o atendimento, não podem atender o celular e nem fazer ligação, como orientou o atendente do órgão.
“Tudo isso que está acontecendo no Espaço do Empreendedor, será que faz parte do pacote de redução de custos, lançado pela prefeitura da Serra, para economizar em período de crise?”, comentaram as pessoas que aguardavam.
A redação do Serra Noticias entrou em contato, através de e-mail com a prefeitura sobre a situação. Em resposta a prefeitura passou a seguinte informação: Resposta: A Prefeitura está providenciando a contratação de servidores para atender no local.