Você está visualizando atualmente Decreto de emergência inclui a cidade de Castelo/ES

Decreto de emergência inclui a cidade de Castelo/ES

Foto: Tirada na época das chuvas

Após reconhecer a situação do município de Castelo como sendo de emergência, por causa das chuvas que castigaram a cidade em dezembro, provocando alagamentos, deslizamentos e atingindo os moradores da cidade, o Ministério da Integração Nacional já poderá atender ao pedido de ajuda da prefeitura de Castelo.

A decisão foi comemorada pelo deputado federal Evair de Melo (PV-ES) que desde os primeiros dias de chuvas esteve no local e acionou os ministérios das Cidades e da Integração Nacional buscando apoio para ações emergenciais que minimizassem os estragos causados pelas enxurradas. Essas ações do deputado culminaram com o reconhecimento do ministério que incluiu Castelo na lista das cidades beneficiadas.

“Desde aquela época estávamos trabalhando para mostrar que a situação desse município precisava dessas medidas para melhorar a infraestrutura e a rotina de sua população. Por isso, acionei a Presidência da República, liguei para os ministros, estive com eles e agora vamos trabalhar para aproveitar os benefícios do governo federal e reerguer Castelo. As equipes da prefeitura e da Defesa Civil também foram eficientes e rápidas no atendimento”, disse Evair de Melo.

Entre os benefícios que o Ministério oferece estão acesso à recursos materiais e financeiros para recuperação de áreas danificadas por desastres naturais, assistência humanitária e restabelecimento de serviços essenciais, a renegociação das dívidas no setor de agricultura junto ao Banco do Brasil, aquisição de cestas básicas com o Ministério do Desenvolvimento Social e Agrário e o apoio do BNDES para a retomada da atividade econômica nas regiões afetadas por desastres.

Antes do período chuvoso o deputado também já vinha se reunindo com os ministros no sentido de conseguir ações integradas, preventivas e estruturantes para que as coordenações de Defesa Civil dos municípios estivessem preparadas quando as chuvas chegassem, evitando danos maiores à população.

Durante as chuvas, vários municípios capixabas sofreram deslizamentos, pontes foram destruídas, alagamentos, quedas de barreiras e em Castelo o rio da região subiu seis metros em seu nível, em apenas 24 horas, causando transtornos em diversos bairros e localidades.