Curiosidades

Como prevenir a ocorrência de pedofilia e o que fazer quando descoberto?

Texto: Dr. Alexsandro Rúdio Broetto (OAB/ES – 20.762)

Imagem: Divulgação Internet

O acesso ao mundo virtual está cada vez mais facilitado e isto é excelente e também importante. A internet se tornou um poderoso meio de divulgação de notícias, conhecimentos e informações entre pessoas do mundo inteiro, este fenômeno é denominado de globalização. Ao mesmo tempo trouxe a sociedade e ao Poder Judiciário diversos problemas, dentre eles a Pedofilia.

Diante de uma exposição excessiva de privacidade, titulado como crimes cibernéticos, diversos acontecimentos tem tomado conta das notícias nos últimos anos.  Segundo os dados das principais companhias de tecnologia dos Estados Unidos da América-EUA o Brasil está entre os países com maior incidência de denúncias por divulgação de imagens de pornografia infantil, e isso é muito preocupante caro leitor.

Além deste fato triste, falta uma lei especifica para crimes de internet, isso dificulta o trabalho do Ministério Publico e da Polícia Civil para apresentar denuncias contra Pedófilos em casos de abuso infantil, fotos, vídeos, imagens entre outros, o que traz consigo o aumento da incidência do crime.

A pedofilia vem repercutindo de tamanha forma que mobilizou o Congresso Nacional para a criação da Lei 13.441/2017, que foi aprovada pelo Senado no dia 5 de abril de 2017, no qual alterou o Estatuto da Criança e do Adolescente – ECA para autorizar a infiltração de agentes da polícia na internet para investigar os crimes de pedofilia.

É um grande avanço para o sistema investigativo Policial, que busca fundamentar de forma mais incisiva a atuação do Ministério Público nas denúncias de pedófilos. Para se proteger a melhor forma é a conversa com as crianças e com os adolescentes, outro meio eficaz é a constante vigilância para com os jovens internautas. Fiquem atentos Pais, em caso de suspeita procure imediatamente a polícia. Seja um cidadão, exerça seu Direito.

 Material de responsabilidade da Assessoria de Imprensa Dr. Alexsandro

Share