Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), grande parte das empresas abertas no Brasil encerram suas atividades antes de completarem três anos de mercado. A proporção é de cada cem novos negócios, 48 fecham as portas. Isso se deve em grande parte pela falta de conhecimento do mercado, qualidade do atendimento e domínio na gestão das contas.
Para novos empreendedores, que desejam investir no próprio negócio, o segmento de franquias é uma boa opção. Além de trabalhar com marcas e produtos já conhecidos e estabelecidos no mercado, quem investe em uma franquia conta com toda estrutura e consultoria para gerir seu negócio. Não é para mesmo que a expectativa para esse ano é de que o setor cresça 13%, com um aumento de 9% em inaugurações e 8% de novas marcas. Das empresas que atuam no Brasil, 93% são nacionais. Atualmente, existem 168 redes estrangeiras no país e para 2014 é esperada a chegada de 30 a 40 novas marcas.
Seguindo essa tendência crescente no mercado, a Orthocrin uma das maiores fabricantes nacionais de colchões e travesseiros, tem grande expectativa para a expansão do projeto de franquia da marca, principalmente, nas cidades do Espírito Santo, incluindo Serra, Vila Velha, Cariacica, Colatina, Guarapari, Viana e Aracruz. Após fechar 2013 com um crescimento de 38%, a empresa tem previsão de fechar 2014 com faturamento na casa dos 140 milhões de reais. Atualmente, as franquias da marca representam 10% do faturamento da empresa.
Segundo Ana Carolina Prates, diretora de franquias da Orthocrin, a franquia da marca, certificada pela Associação Brasileira de Franchising (ABF), é uma modalidade de negócio rentável e em franca expansão, que traz vantagens tanto para franqueador quanto para o franqueado. “O empreendedor que aderir ao nosso sistema de franquia terá todo o suporte e know how da Orthocrin, uma marca consolidada no mercado há 50 anos. O franqueado terá à disposição todas as ferramentas necessárias para desenvolver seu empreendimento, incluindo treinamentos e orientações na gestão do negócio e montagem da loja”, explica a executiva.
Hoje, a Orthocrin está presente nos Estados de Minas Gerais, Bahia e Espírito Santo, com mais de três mil pontos de vendas da marca, incluindo lojas credenciadas, multimarcas e franquias. Atualmente já são 50 franquias, com previsão de inauguração de mais 60 neste modelo em 2014. Para essa expansão, a marca pretende investir cerca de dois milhões e 350 mil reais, entre mídia, feiras e ações de relacionamento.
Raios-X Franquia Orthocrin:
- Capital de Giro: R$30 mil
- Royalties: 5% sobre as compras.
- Taxa de publicidade: Não Cobra
- Área mínima da loja: 80 m2 para loja de rua.
- Número mínimo de funcionários: 02
- Faturamento bruto: média de R$100 mil
- Lucro líquido: Média 10% a 15%
- Prazo de retorno do investimento: de 18 a 24 meses
Investimento: R$ 146.000,00