Cidade

Apresentador da TV Serra debate sobre PPP na Tribuna Livre da CMS

foto1A TV Serra um veiculo de comunicação independente que faz parte do Portal Serra Noticias, através do Programa de Olho na Serra tem realizado uma serie de matérias referentes ao saneamento básico no Município da Serra. O apresentador do programa, Elias Souza vem mostrando em cada edição a indignação da população em relação ao tratamento do esgoto e a alta taxa que pagam pelo serviço.

Nossa equipe do Programa De Olho na Serra percorreu o córrego Irema, desde a sua nascente, ou melhor, o local onde era a sua nascente, até aonde ele desemboca no mar. Durante todo o percurso, o apresentador pode observar que todo o esgoto produzido pelos moradores do bairro Féu Rosa sai direto no córrego Irema e depois vai para as praias dos balneários mais visitados pelos turistas, o balneário de Manguinhos e Jacaraípe.

A equipe da TV Serra, também percorreu o local onde desce o esgoto de André Carloni e que passa pelo mangue em Maria Ortis Vitória, e depois deságua no mar. É lamentável ouvir um pescador falar com lagrimas nos olhos que o peixe que ele pesca e depois traz para comercializar é desvalorizado, porque quando ele volta com o peixe retorna pelo córrego onde o esgoto passa.foto2

Segundo informa a Cesan, está tratando o esgoto. Mas, como falou alguns moradores, não parece que o esgoto que sai de nossas casas e dos comércios está passando pelas Estações de Tratamento, as ETES. Como o apresentador Elias Souza pode e verificar e comprovar durante o percurso, que o esgoto está sendo jogado inatura nos córregos, pois o mau cheiro é insuportável, e os dejetos são visíveis e muitos deságuam no mar.

Devido à grande repercussão das matérias sobre a PPP (Parceria Publica Privada) da Cesan (Companhia Espírito Santense de Saneamento), o apresentador Elias Souza foi convidado para participar do 127º Caneg (café de negócios) da Associação de Empresários da Serra (Ases), que aconteceu no dia 22 de maio. O tema do evento foi sobre Saneamento e Crise Hídrica.

Durante o debate, o Elias Souza falou para a Diretora Presidente da Cesan, a Sra Denise Cadete, que o tratamento de esgoto da Serra, está deixando a desejar, e que os moradores sentem-se enganados e pagando por um serviço que não está sendo realizado pela concessionária Serra Ambiental, que venceu a licitação para prestação deste serviço.

Os representantes da Arsi (Agência Reguladora de Saneamento Básico e Infraestrutura Viária do Espírito Santo), que estavam no Caneg, o presidente Fernando e a engenheira Kátia também convidaram o Elias Souza, para conhecer a Arsi. E no dia 29 de maio, o apresentador do Programa de Olho na Serra e os gestores da TV Serra se reuniram com eles na sede da Arsi, que fica localizada em Vitória.

foto3E na próxima segunda-feira, dia 01 de junho de 2015, o apresentador do Programa de Olho na Serra, da TV Serra, Elias Souza fará o uso da Tribuna Livre da Câmara Municipal da Serra para debater no plenário dessa casa leis, sobre a PPP da Cesan, aprovada pelos 23 vereadores e sancionada pelo Prefeito Audifax Barcelos. Elias vai apresentar as imagens das matérias realizadas sobre o tratamento do esgoto do Município da Serra e buscar junto aos edis, respostas e soluções para as indagações da população serrana.

A Serra tem o maior volume anual, 20,9 bilhões de litros de esgoto, a cidade tem rede em 75 dos 128 bairros. Segundo informações levantadas, dos 470 mil habitantes da Serra, 60% estão conectados ao sistema de esgoto. Porém, essa não é a realidade do município. Pois, os moradores dos 128 bairros serranos reclamam que pagam por um serviço, que existe apenas no papel.

Share