Cidade

ACL recebe prefeito Audifax em sua sede e cobra solução de problemas em Laranjeiras

Cumprindo uma agenda solicitada pelo Prefeito Municipal Audifax Barcelos, os Diretores e Associados da ACL – Associação Comercial de Laranjeiras reuniram-se em sua sede localizada a Av. Eudes Scherrer de Souza, 170 no Centro Residencial Laranjeiras na Serra.

Segundo o Prefeito Audifax Barcelos, ele solicitou a reunião com a associação por dois motivos: conhecer a nova diretoria e sede da ACL, que considera ser de muita importância para a cidade e também para ouvir os empresários sobre as demandas do centro comercial.

A reunião que foi presidida por Rodrigo Souza, presidente da ACL – Associação Comercial de Laranjeiras e contou com a presença do Prefeito Audifax Barcelos, do Secretario de Governo Silas Maza, Associados e Convidados. Rodrigo Souza abriu a reunião apresentando as demandas dos empresários do Centro Comercial de Laranjeiras, que são a revitalização de Laranjeiras, transito e estacionamento rotativo, segurança e comercio informal e a campanha de natal.

Dentre todas as demandas, a que mais teve foco foi à questão do comercio informal, debatido por todos os participantes. É importante salientar que, alem da preocupação com a permanência do comercio informal, que funciona de forma irregular na Av. Central foi à preocupação em sua retirada, porque apesar do comercio informal gerar muitos problemas para os empresários e transeuntes, são em sua grande maioria pais de família que necessitam trabalhar e auferir renda para manter suas famílias. O empresariado local demonstrou aos gestores municipais presentes que, necessitam de uma solução para o problema que a mesma seja harmoniosa para todos.

.

“É importante regulamentar o comercio informal em Laranjeiras. Da forma que está vem causando aos comerciantes muitos problemas, são problemas de vagas de estacionamentos, lixo e violência. Mas, também senhor Prefeito é necessário que o local escolhido para eles ficarem ofereça condições de trabalho e principalmente que seja bem divulgado”. Pontuou Renê Correia, proprietária da Renecar.

Em resposta, o Secretario de Governo Silas Maza disse que, já se encontra em negociação com os camelôs, tantos os que foram regulamentados durante as gestões passadas, bem como os que trabalham de forma irregular. Já existem estudos para escolher uma forma de regularizar o comercio informal, transferindo-os para uma praça ou outro local adequado. Segundo o secretario, a resolução da situação dos camelôs é uma ação que faz parte da revitalização de Laranjeiras e atende parte de outra demanda dos empresários, que é o estacionamento rotativo.

Em sua fala, o prefeito Audifax anunciou que na próxima semana os camelôs serão notificados para relacionar os que estão regularizados, e os que estão trabalhando de forma irregular. Essa notificação terá início no próximo dia 13/09 e os comerciantes informais irregulares terão o prazo de quinze dias para retirar suas barracas.

Um dos pontos fortes debatidos foi sobre o PDM – Plano Diretor Municipal e sobre a questão do zoneamento do Município da Serra. O Empresário Sérgio Franças Henriques, proprietário da Escola Múltipla de Barcelona levantou esse ponto porque, segundo ele, o PDM que apesar de ser necessário para a cidade tem alguns pontos complicadores para o investimento de empresas aqui na cidade. De acordo, com o empresário que é um grande investidor em nossa cidade a Serra não pode de dar ao luxo de perder investimentos, e são muitos os empresários que deixam de investir devido as complicações do PDM.

O Prefeito Audifax Barcelos disse em resposta que, a questão do PDM está aberta a novos diálogos e que sua administração se coloca a disposição para que os empresários apresentem através da ACL, propostas de melhorias para o Plano Diretor Serrano. Segundo Audifax Barcelos espera que, os empresários agendem para setembro uma reunião em seu gabinete e apresentem uma pauta de reivindicações e propostas.

Quanto à questão do zoneamento, o prefeito foi direto e disse que, as dificuldades enfrentadas na cidade não são de hoje, e que todos os administradores anteriores enfrentaram dificuldades, já que ate hoje apenas em torno de sessenta por cento dos imóveis da Serra estão regularizados e que recolhem o IPTU. Segundo o Prefeito, o problema é uma questão de cultura e hoje ele enfrenta criticas a sua atitude de protestar os títulos de IPTU em atraso. Mas, que é fundamental tomar essa atitude para regularizar a situação fundiária na Serra.

O prefeito Audifax Barcelos elogiou a ACL – Associação Comercial de Laranjeiras e disse está esperançoso com essa nova fase de reestruturação da associação que tem fundamental importância para a receita do município. Audifax Barcelos se colocou a disposição para a Associação e falou que, todo seu Secretariado estará disponível para responder e colaborar.

Na oportunidade lembrou que, solicitou essa reunião com a ACL por acreditar no potencial da Associação e do empresariado de Laranjeiras. O prefeito aproveitou a oportunidade para pedir mais uma vez “paciência” pelo menos ate o final de ano, já que esse primeiro ano ele está tentando arrumar a casa. Mas, que nos próximos anos terão muitos investimentos na Serra e principalmente para Laranjeiras.

O prefeito declarou aos presentes que, no próximo ano iniciará a construção do sistema “faça fácil”, o que facilitará os processos para as empresas. Dentre esses processos, a aprovação de projetos, que levam em torno de seis meses, terá mais agilidade a partir de junho de 2014. Referente as festividades de final de ano, o prefeito Audifax Barcelos disse que, este ano os enfeites natalinos serão colocados em toda a Cidade, principalmente em Laranjeiras.

Muito aplaudido no final de sua fala, o prefeito agradeceu aos empresários e disse contar com a força da ACL para a cidade de Serra.

Share