Politica

A Serra que nós queremos- Debate do PT Serrano

No dia 23/04/2012, aconteceu no Centro de Convivência de Laranjeiras, mais uma edição do Ciclo de debates: “A Serra que a gente quer” do Partido dos Trabalhadores da Serra. Com palestra ministrada pelo Prefeito da cidade de Vitoria João Coser, com o tema: “Gestão Municipal e os desafios da Região Metropolitana”.

De acordo com a Vereadora Lourência Riani, presidente do PT da Serra, os ciclos de debates que já vem sendo realizados na cidade, é uma forma de convidar a população para participar propondo soluções e melhorias, não somente para a cidade, mas para toda a região metropolitana do Espírito Santo.

João Coser em sua palestra apresentou propostas de sua administração na cidade de Vitoria que estão sendo implementadas visando uma maior integração de todas as cidades da Região Metropolitana do Espírito Santo; como é o caso da duplicação da Avenida Fernando Ferrari, a construção da ponte da passagem, a revitalização da orla de Camburi. Informou sobre a dificuldade de duplicação e expansão do Centro da cidade de Vitoria, devido à cidade está como ele diz, em um gargalo. O centro da cidade fica localizado entre o porto de Vitoria e a montanha, o que não possibilita, por exemplo, uma duplicação nas avenidas centrais por exemplo.

De acordo com o Prefeito João Coser, as obras que vem sendo realizadas na cidade de Vitoria são todas obras voltadas para a implementação de uma consciência metropolitana. Vitoria é uma cidade de passagem, e a região metropolitana do Espírito Santo é totalmente diferente de outras regiões, como a de Minas Gerais, por exemplo, que tem uma capital e varias cidades satélites de pequeno porte ou a de São Paulo, onde a capital é sempre uma grande cidade.

Aqui em no Espírito Santo, temos a capital, cuja área territorial de crescimento é pequena, e cidades do em torno bem maiores, como é o caso da Serra, Vila Velha e Cariacica.

É preciso repensar os investimentos tanto municipais, quanto estaduais e criar soluções visando toda a região e não apenas em cada cidade. Para exemplificar isto ele falou sobre a duplicação de Avenidas como é o caso da Avenida Fernando Ferrari, que irá desafogar o transito que liga a Serra a Vitoria, ou a construção do eixo viário que liga Vitoria, Cariacica e Vila velha.

A palestra do Prefeito de Vitoria João Coser foi muito aplaudida por todos os participantes do encontro e pode ser ouvida na integra no “Serra Notícias WebTv”.

Com a presença de muitas lideranças políticas e comunitárias no evento, a falta do Deputado Estadual Professor Roberto Carlos foi sentida por todos. O Deputado sofreu um acidente automobilístico na Reta do Aeroporto e estava em um hospital da Capital para medicação. De acordo com sua acessória ele não sofreu nada grave, apenas uma torção no pescoço e estaria em observação. O acidente foi que um motorista apressado bateu na lateral do carro oficial do Deputado. Fato que após constatar que estava tudo bem ate gerou uma piada, onde todos diziam que algumas pessoas da Serra estavam tentando atropelar o Professor Roberto Carlos. Fazendo referencia do acidente com o fato do  pré-candidato a Prefeitura da Serra pelo PSB-ES Deputado Audifax Barcelos que está tentando receber o apoio do PT nacional a sua candidatura inviabilizando assim, a candidatura do PT Serrano.

Falando nisto no próximo domingo, dia 29/04/2012 das 08:00 às 16:00 no Centro comunitário de Laranjeiras, o PT Serrano convida a todos para o encontro de tática eleitoral 2012, que tem como objetivo traçar os rumos do partido para as eleições municipais deste ano.

Lider Sindical Rosa Darquis
Lider Sindical Rosa Darquis

Encontramos no evento com a líder sindical Rosa Darquis, com sua extrema simpatia e amizade por todos. Rosa Darquis atualmente é coordenadora da Casa do Cidadão na Prefeitura Municipal da Serra, aonde vem realizando um trabalho significativo pela população serrana atuando na promoção familiar, assistência jurídica para a família e também promoção social.

Rosa Darquis é uma líder sindical e comunitária conhecida em toda a cidade por sua atuação no sindicato dos profissionais de limpeza e conservação, onde defendeu com muita garra sem intimidar-se com as dificuldades da vida e da política brasileira. Neste ano ela pretende apresentar seu nome para apreciação popular e ocupar uma vaga na Câmara dos Vereadores. Com certeza sua eleição é garantida, já que é uma pessoa muito bem vista por todos e com projetos voltados para a promoção do trabalhador mais necessitado.

Após a palestra do Prefeito de Vitoria João Coser, alguns dos presentes fizeram questionamentos e apresentaram propostas para a solução dos problemas da região metropolitana. O líder estudantil e Conselheiro do conselho Municipal da Juventude, Walmir Junior, morador do bairro Vila Nova de Colares e uma grande promessa política para a Serra com sua atuação ética e corajosa em defesa e luta pela população, principalmente no que tange o transporte coletivo urbano. O jovem líder Serrano apresentou questionamento sobre o sistema de transporte coletivo e sobre a possibilidade de estatização do sistema.

Conselheiro Walmir Junior – Conselho Municipal da Juventude Serrano

A idéia de Walmir Junior apesar de ser descartada pelo poder publico, deveria ser mais estudada e verificar a possibilidade de implantação, já que é um sistema que deveria ser disponibilizado pelo poder publico. Os sistemas de transporte, educação e saúde são sistemas básicos para a população que é garantida pela Constituição Federal.

Mesmo com o argumento de que o custo seria enorme para os cofres públicos e que o Poder Publico já participa com subsidio na faixa de R$ 0,07 (sete centavos de real) em cada passagem e que isto já onera em muito o orçamento municipal e estadual, e de que não é interesse do Governo em controlar a iniciativa privada. Devemos reavaliar esta questão com mais calma.

Muitos foram os questionamentos que foram respondidos pelo Prefeito João Coser e pode ser ouvido no áudio original do Ciclo de Debates que está disponível no Serra Noticias WebTv em www.serranoticias.com.br/webtv.


Veja mais fotos em nossa página do Facebook (clique aqui)

 

Share