Você está visualizando atualmente 50 anos de história e arte musical da Banda Estrela dos Artistas
Foto: Divulgação SMEA

50 anos de história e arte musical da Banda Estrela dos Artistas

Foto: Divulgação SMEA

A Banda Estrela dos Artistas completa meio século de criação. Existência essa que complementa a história cultural do Município de Serra. A Banda possui uma tradição musical que é uma referencia para a população serrana, que a acompanha ao longo destes 50 anos.

O aniversário da Banda é dia 01 de julho e a comemoração destas 5 décadas será em grande estilo, com apresentações que aconteceram na praça da Igreja Matriz em Serra Sede. E o repertório, com certeza soara com glamour aos ouvidos da população serrana.

Evento está programado para as 09:30 deste sábado 1º de julho. Além, claro da apresentação da Banda Estrela dos Artistas, na programação está prevista a participação de convidados ilustres para cantarem os parabéns. Irão se apresentar no palco, bandas de musicas, bandas marciais e as Bandas da Policia Militar do ES. Você cidadão serrano é um convidado especial para esse belíssimo espetáculo.

Foto: Divulgação SMEA-Maestro Cláudio Luiz Antunes (Cacau)

Em entrevista para o Jornal Digital Serra Noticias, o maestro Cláudio Luiz Antunes, carinhosamente conhecido como Cacau fala do significado e da importância dos 50 anos da Banda Estrela dos Artistas.

“Completar 50 anos com a Sociedade Musical Estrela dos Artistas é uma verdadeira honra. Aluno do brilhante maestro Antísthenes Loureiro, comecei aos 11 anos de idade, e estou na banda desde então. Cresci e aperfeiçoei como saxofonista, e a partir do momento em que despertou em mim o desejo de ser maestro, busquei formas de me aperfeiçoar para tal. Regi outras bandas e formei músicos, mas meu coração sempre pertenceu a Banda Estrela dos Artistas. Fiquei muito Feliz quando, em 2008 fui convidado a assumir a batuta oficialmente. A SMEA desde a sua fundação ensina arte musical gratuitamente a quem possuir interesse. Atualmente temos cerca de 80 alunos em aprendizagem, e isso é maravilhoso. Além, de alegrar os eventos e levar boa musica por onde passa, a banda também presta um importante serviço a comunidade serrana. ensinando musica para alunos das mais diversas idades. Musica é uma arte e ao mesmo tempo uma profissão, compartilhamos tudo isso com a sociedade serrana há 50 anos.

Dois integrantes da banda, o sr. Odilomar Marques do Nascimento e o sr. Valter Miranda estão presentes na banda desde a sua primeira apresentação, esse dois músicos também completam 50 anos de Sociedade Musical Estrela dos Artistas, com certeza receberão uma homenagem especial pela dedicação e amor a musica.

O Fernando Nascimento, o integrante mais jovem da banda fala da felicidade de fazer parte desta história e tradição cultural.

“É um imenso prazer fazer parte desta instituição, principalmente por estar vivenciado os 50 anos. A musica e a paixão pela banda  já estavam no meu sangue, meu avô Fernando Brasil Rodrigues e meu Tio Bergson Rodrigues foram integrantes da banda. Então, bastou dar o primeiro passo e integrar este grupo tão estimado e tão importante em minha vida,” expressa Fernando.

Prévia da História da Banda dos Artistas:

Renascida das cinza em primeiro de julho de 1967, a Banda Estrela dos Artistas já tinha uma história desde 1860, quando o Imperador Dom Pedro II, de passagem pela Província do Espírito Santo, visitou a Cidade de Serra. O imperador foi recebido ao som da Banda criada pelo Major Antônio Pinto Loureiro, chefe da Guarda Nacional da Cidade.

O Major Antônio Loureiro, ensinou musica a seus alunos, adquiriu instrumentos musicais e formou a Banda Recreio dos Artistas. Em 1892, surgiu no município, outra importante banda da época, A Lira Estrela do Norte, do maestro Manoel Xavier. As duas bandas fizeram sucesso até 1940, quando os dois maestros faleceram e as atividades foram encerradas.

Após, 23 anos parada, a pedido do então prefeito da Serra, na época, o Sr. Naly da Encarnação Miranda, a banda foi revivida pelo Sr. Antisthenes Loureiro, musico remanescente, que atuava como maestro da Banda de Música do 38º BI-ES, com seus alunos do Ginásio Serrano, formou a banda de musica, que atualmente leva o nome das duas antepassadas, a Banda Estrela dos Artistas.

Como principal objetivo, a volta da banda era abrilhantar as festas do município, uma delas a tradicional festa de fim de ano de Nossa Senhora da Conceição e São Benedito. Uma das fontes dessa linda história é o Galbo Benedicto do Nascimento.

Sociedade Musical Estrela dos Artistas

Surgiu em 1967, com sede própria situada a Av. Getúlio Vargas, 133 – Serra Sede /CEP.: 29176-090. A banda é composta por 40 integrantes e desenvolve um trabalho de excelência, transmiti conhecimentos para pessoas interessadas em aprender sobre musica e a tocar instrumentos. Cerca de 80 pessoas participam desta experiência fantástica.

Contatos:

(27) 99881-1331/99950-0094

 

Informações retiradas do: http://bandaestreladosartistas.blogspot.com.br/ e da Secretária da Banda

Veja as fotos: 

Os integrantes que estão na banda desde 1967.

Foto: Sr. Valter Miranda Trombonista
Foto: Odilomar Marques Trompetista