Home » Politica » Sessão Solene dia do Gari na Câmara da Serra

Sessão Solene dia do Gari na Câmara da Serra

Dia 16 de maio, comemora-se o dia do gari. A profissão de gari surgiu no Rio de Janeiro, tudo aconteceu quando um empresário Francês de nome Aleixo Gary, assinou um contrato com o Governo Imperial, para limpar e retirar os lixos e sujeiras das ruas. Organizando assim, a limpeza da cidade.

Os garis são encarregados de limpar, recolher o lixo, manter as praças e os parques limpos e varrer as ruas de nossa cidade. Por isso, não há dúvidas de que, eles merecem nossos aplausos e reconhecimento pela dedicação e carinho dos serviços que eles nos prestam.  Além desse reconhecimento, nós como cidadãos de bem, podemos e devemos fazer nossa parte, contribuindo com o trabalho dos garis.

O que podemos fazer para auxiliar e contribuir com esses profissionais? Separar nosso lixo, ou seja, fazer valer a proposta da coleta seletiva, evitar jogar lixo nas ruas, em locais públicos, nos transportes coletivos e nas praças. Mantendo assim, nossa cidade e os locais que frequentamos limpos e preservando a natureza.

Na noite dessa quinta-feira 16 de maio, aconteceu no Plenário da Câmara Municipal da Serra, uma Sessão Solene em homenagem aos garis serranos.  Essa sessão solene foi proposta pelo Vereador e 1º secretario da mesa diretora da Câmara, Gideão Henrique Svesson.

O mestre de cerimônia iniciou a solenidade declamando a poesia, abaixo citada.

Aos Garis e Margaridas

se um poeta parar de escrever,
nada de mais acontecerá.
os papéis ainda serão fabricados
para morrerem em branco ou iluminados.
e o sol continuará nascendo
sobre alguns mares depois das seis horas da manhã.
se um músico parar de compor,
nada de mais acontecerá.
as rádios continuarão suas programações
com músicas das décadas passadas.
e os ouvidos também passarão a ouvir
uma voz que só pode ser ouvida através do silêncio.
se um pintor parar de pintar,
nada de mais acontecerá.
o céu continuará indeciso
entre o laranja e o violeta às seis horas da tarde.
e a terra ainda terá um marrom diferente
daquele da mistura das três cores primárias.
mas se os garis e as margaridas pararem de trabalhar,
estaremos todos sujos.

A solenidade contou com a presença de autoridades municipais, dos garis e de seus familiares. O Vereador e Presidente da Câmara, Guto Lorenzoni, abriu a solenidade parabenizando e falando da importância dos garis e das margaridas para o município e para a população da Serra.

“Boa noite, senhoras e senhores, é como muita alegria que essa casa de leis celebra nessa noite tão importante, o trabalho dos profissionais da limpeza conhecidos com garis e margaridas. Essa casa de leis, nobres vereadores e publico presente, tem o prazer de receber e parabenizar cada gari aqui presente, pela presteza desse trabalho de fazer e cuidar da nossa querida cidade da Serra”. Pontuou, o vereador Guto Lorenzoni.

O vereador proponente dessa sessão solene, Gideão Svesson expressou sua gratidão e valor pelo gari, um profissional de grande valia para a cidade da Serra e sua população e agradeceu sua mãe a Sra Blondina Kruger Svesson pela participação ativa em sua vida política e nesse evento.

“Essa é uma noite muito especial. Vamos fazer uma bela sessão, uma bela homenagem para esses profissionais que aqui estão: os garis e as margaridas. Uma forma de mostrar nossa gratidão e respeito pelos garis que faça chuva faça sol, estão trabalhando com muita humildade e zelo para manter nossa cidade limpa e contribuindo com a nossa população”. Declarou, Gideão Svesson proponente da sessão.

Saindo um pouco do protocolo, o vereador e proponente da sessão, Gideão Svensson, convidou sua esposa, a Sra.Regina Lúcia Vargas Svesson, para fazer uma oração para os garis e seus familiares. Com suas palavras emocionadas, agradeceu ao Criador por todas as dádivas e pela importância desses profissionais, que realizam seu trabalho com muito amor e dedicação. Foi um momento de muita emoção para todos os presentes.

Finalizando seu discurso de abertura da solenidade, o vereador Gideão Svesson, fez um desafio a todos os garis e margaridas e também a todos os presentes para que juntos criássemos um coral musical composto pelos garis da Serra, e que no próximo natal de 2013, este coral possa realizar uma cantada de natal.

Em seguida, o gari Julismar Santos, que também é cantor e compositor, fez uma emocionante apresentação com duas músicas de sua autoria. Fez um agradecimento a Deus pela profissão de gari, que lhe proporcionou a gravação de seu cd. Sua musica deixou todos os presentes emocionados.

O saxofonista Marcos Vinícius, casou um efeito extasiante, que levou a plateia as lagrimas. Foi perceptível o sentimento de profunda emoção de todos que estavam presentes na galeria e no plenário.

O prefeito da cidade da Serra Audifax Barcelos, não pode estar presente devido a uma agenda na comunidade de Jacaraípe. Mas, enviou um vídeo de agradecimento aos garis e margaridas pelo excelente trabalho por eles realizado.

“Neste dia especial, parabenizo os profissionais da limpeza, que com sua dedicação e carinho executam seu trabalho, proporcionando a cidade e seus moradores uma melhor qualidade de vida”.

No encerramento da sessão, 23 garis receberam uma outorga de homenagem pelo serviço exemplar prestado ao município e a sociedade serrana. Na área externa do Plenário, os garis, os seus familiares e o publico presente comemoram com grande alegria e com um farto lanche oferecido pelos organizadores do evento, os garis e margaridas comemoram o seu dia.

Mais fotos em nossa página do Facebook (click Aqui)

Share

Sobre Claudio Pinho "In Memorian"

Veja tambem

Presidência da CMS é discussão nos bastidores políticos

Os mandatos dos vereadores nem chegaram ao fim, ainda. Pouco mais de 30 dias, que as …

Share
%d blogueiros gostam disto: