Home » Colunistas » Welington Nanall » Serra: Coordenador de Governo X Prefeita Interina

Serra: Coordenador de Governo X Prefeita Interina

lourenciaxjulhiomarCom o afastamento do prefeito Audifax Barcelos (Rede), por motivo de saúde, a vice prefeita Lourencia Riani (PT), assumiu a prefeitura como lhe assegura a lei. Porém, ela vem encontrando algumas barreiras em seu caminho. Segundo se comenta na Serra, o coordenador de governo, Julhiomar Massariol que possui algumas posturas nada convencionais, resolveu assumir também como prefeito interino.

Já que, ele é quem controla os recursos, pagamentos a empreiteiras, contratos, dentre outros. Ele não está liberando nada que é solicitado, ninguém tem idéia se é por causa da contenção de gastos devido à situação econômica que afeta todo o país, ou se é a má vontade em atender as demandas.

Inclusive, essa situação está prejudicando o CMSS (Conselho Municipal de Saúde da Serra), que tem uma verba liberada para os dois membros participarem do Congresso de Conselhos em Brasília DF. Essa verba foi liberada pela prefeita interina, mas o coordenador de governo vetou. Verba essa, que já consta na dotação orçamentária.

A verba foi destinada e liberada para cobrir os custos de R$ 500,00 (Quinhentos Reais), referente à passagem de ida e de volta, e uma diária de R$ 250,00 (Duzentos e cinqüenta Reais). Os outros custos, por exemplo, alimentação é por conta do evento. O valor era para cobrir os custos de cada um dos conselheiros que participariam do encontro representando a Serra. Devido o problema, o conselho decidiu que apenas um irá, e ele deverá arcar com as despesas, ou seja, pagará de seu próprio bolso. Após, sessenta dias poderá ser ressarcido.

Diante desse fato, o CMSS utilizou se da Lei Federal do Controle Social e da Lei Municipal 4311/2014, e parou todas as suas atividades, resumindo: o conselho está em greve. O secretário de saúde Reblin, tentou resolver a situação em questão, e mesmo no comando da secretaria teve dificuldades para solucioná-la. Após a paralisação, o conselho resolveu suspender todos os contratos da secretaria de saúde.

Com essa atitude do conselho, o coordenador de governo, decidiu liberar o recurso mesmo contra a sua vontade. Esse tipo de situação é comum entre os integrantes do PT e do Rede, inclusive dentro da própria secretaria de saúde. É um grupo atropelando o outro.

Share

Sobre Welington Nanall

Share
%d blogueiros gostam disto: