Home » Cidade » Serra comemora Dia Mundial do Meio Ambiente

Serra comemora Dia Mundial do Meio Ambiente

Na terça-feira (04/06), no Plenário da Câmara Municipal da Serra aconteceu a Sessão Solene em Homenagem ao Dia Mundial do Meio ambiente. O proponente da sessão foi o vereador Paulo Viana (PV) (Tio Paulinho).

Estiveram presentes na solenidade, a Vice-Prefeita da Serra Lourência Riani (PT), o Presidente da Câmara Municipal da Serra Vereador Guto Lorenzoni (PP), Secretario Estadual de Turismo Alexandre Passos, Secretaria Estadual de Meio Ambiente Diane Mara Ferreira Varanda Rangel, o geógrafo Alessandro Chakal Representante do Conselho da Câmara do Patrimônio, Representante e Gerente de Meio Ambiente da Arcelor Mittal Guilherme Abreu, Secretario Municipal de Meio Ambiente Luiz Carlos Bezerra, o Gerente de Relação com a Comunidade Daniel Bosch e os vereadores da casa.

O presidente da casa, o vereador Guto Lorenzoni ao transferi a presidência da sessão solene para o Vereador proponente, disse:

“É com muita alegria, que essa casa de leis participa dessa solenidade tão importante, que é o dia do Meio Ambiente. Quero parabenizar o nobre vereador proponente dessa sessão pela iniciativa, Presidente da Comissão de Meio Ambiente nessa casa, militante do Partido Verde, o vereador Tio Paulinho”.

Em sua fala, Guto Lorenzoni descreve o quanto é importante o cuidado e a responsabilidade com o meio ambiente e o desenvolvimento econômico de uma região.

“Aos defensores da natureza! Hoje, o critério muito dito, é a questão ‘salve a natureza’, mas a questão de salvar a natureza, ela tem que ser uma questão de muita responsabilidade, porque também faz parte de todo um projeto da natureza a questão do desenvolvimento econômico. E é grande verdade, que temos que trabalhar o conjunto das questões ambientais, como também o conjunto do crescimento ordenado do desenvolvimento econômico não só do município, mas também do Estado, do país e do mundo afora. Para que com responsabilidade, nós possamos fazer um comprometimento entre esses dois processos que é de grande importância para a humanidade”.

Em seu discurso, o vereador Tio Paulinho expressa seu agradecimento a Deus e a sua amada esposa pelo grande apoio, e pela oportunidade de realizar mais uma meta em sua vida. E em especial faz um agradecimento aos seus assessores que, contribuíram e executaram um excelente trabalho para a realização da Sessão Solene. Cumprimenta a mesa e inicia sua fala sobre as questões ambientais.

“O dia do meio ambiente foi criado pela ONU, no ano de 1972. Desde então, o dia 05 de junho comemora-se o dia mundial do meio ambiente. Infelizmente, temos pouco o que comemorar, mas temos sim, que refletir sobre os nossos atos e as consequências que nós estamos causando ao meio ambiente, sobre as nossas atitudes contra a natureza. Pois, nós estamos na contra mão das questões ambientais. O poder público tem que criar políticas voltadas para as questões que envolvem o meio ambiente, políticas sustentáveis que possam conscientizar a população. Já que, o nosso futuro depende de nossas atitudes e ações em relação à preservação do meio ambiente”.

A vice-prefeita Lourencia Riani, em sua fala mostra o quanto o homem vem destruindo a natureza com seus atos. Atos que eles acham pequenos, mas que agridem de forma monstruosa o meio ambiente.

“Nós, em nossa falta de consciência, não percebemos que nossos pequenos atos, como jogar lixo em qualquer lugar, inclusive nos leitos dos rios, não causaremos nenhum dano a natureza. Pensamos assim, em nossa simplicidade, mas esses pequenos atos causam grandes estragos ao meio ambiente. O dia do meio ambiente é a oportunidade que temos para repensar e refletir cada ato, cada ação. É o momento de criar alternativas sustentáveis para recuperar a natureza e melhorar o meio em que vivemos”.

A jovem cantora Marina Santos, com sua linda voz emocionou a todos, interpretou a música Planeta Água. A letra dessa música tocou profundamente em todos os presentes. Foi um momento impar, para uma reflexão profunda sobre a questão da escassez da água, esse bem precioso que temos e não cuidamos. Em seguida, o geógrafo Alessandro Chakal ministrou uma palestra sobre as destruições e agressões que os seres humanos estão fazendo contra a natureza.

*

Os homenageados pelo trabalho de conservação e proteção do meio ambiente no município da Serra receberam um certificado que foi impresso em papel reciclado. Essa atitude demonstra que, o legislativo da Serra está no caminho certo em relação à preservação da natureza.

Essa sessão solene recebeu apoio da maioria dos vereadores, que indicaram personalidades da cidade a serem homenageados por ações a favor do meio ambiente. O vereador Guto Lorenzoni indicou a Senhora Rogéria Silva Ferreira, nascida em Nanuque/MG e há 30 anos reside no município da Serra. É formada em tecnologia e meio ambiente, está cursando na universidade Segurança do Trabalho, é funcionária pública e violinista. Faz trabalhos voluntários no projeto Semente, organiza mutirão ecológico na Lagoa do Juara como agente comunitária do meio ambiente. Ela se sente uma pessoa privilegiada por morar em Jacaraípe próximo à Lagoa do Juara.

É lamentável e ao mesmo tempo triste, o quanto nós estamos prejudicando as riquezas naturais de nosso planeta. A natureza pede socorro, grita por ajuda e nós fingimos não ouvir nem visualizar os apelos dela. Ainda bem que, existem pessoas preocupadas com essas questões. Elas desenvolvem ações e contribuem para conscientização daqueles que fecham os olhos diante dessas catástrofes. Essa é a hora, esse é momento de nos unirmos em busca de alternativas sustentáveis para projetarmos um futuro melhor e deixar para as novas gerações uma natureza harmoniosa.

Pensando no futuro para nossos filhos e netos, é que nós do Serra Noticias optamos em fornecer informações de qualidade para toda a população, de forma sustentável. Por isso, não imprimimos jornais ou revistas; com essa opção alem de economizar, evitar criação de resíduos, ou de lixos, trabalhamos como revista eletrônica. Essa foi uma maneira que encontramos para proteger a natureza. Você sabia que, para cada papel oficio que é utilizado são derrubadas várias árvores?.

Finalizada a solenidade, o vereador proponente Tio Paulinho agradeceu a presença de todos e deixou uma mensagem. “Todos unidos em prol dessa luta a favor do meio ambiente. Dessa forma, estaremos criando ações que contribuam para um futuro mais verde. Pois, essa união é de extrema importância para a conscientização de todos sobre as questões que envolvem o meio ambiente”.

Vejam mais fotos em nossa página oficial no facebook (Click Aqui)

Share

Sobre Jornalista D'Lourdes

Veja tambem

Vendo ônibus Ford 1995

Ônibus Ford 1995, motor MWM 6cc, totalmente revisado, transformado para transporte de dois veículos mais …

Share
%d blogueiros gostam disto: