Home » Saúde » Serra Car promove ação social em Serra Sede

Serra Car promove ação social em Serra Sede

Na manhã da última sexta-feira(05), cerca de 70 transeuntes que passavam pela Praça Chico Prego, em Serra Centro, aproveitaram a oportunidade e fizeram de forma gratuita, a medição da glicemia e a aferição da pressão arterial. Essa ação foi coordenada pela enfermeira Nayara Fernandes, celebrando o Dia Nacional da Saúde, na cidade da Serra.13939476_1638495123107097_8279891514710028215_n

As pessoas também foram alertadas sobre a importância e a necessidade de adotar hábitos saudáveis, como atitudes para prevenir doenças. O evento e os serviços prestados a população foram promovidos pelo Centro de Formação de Condutores Serra Car, direção de Wanderson Ruela.

A escolha do dia 05 de agosto como o dia Nacional da Saúde foi em homenagem ao médico e sanitarista Oswaldo Cruz, que nasceu nessa mesma data, no ano de 1872. Ele ganhou fama ao combater e vencer a febre amarela: flagelo que, no final do século XIX, transformou o Rio de Janeiro num “porto maldito”. Combateu também a varíola e a peste bubônica.

Além de ganhar a fama por combater as doenças, em sua trajetória o sanitarista foi ferozmente atacado por causa de suas campanhas. Não enfrentou só as doenças, mas a incompreensão de seus contemporâneos. A vacinação obrigatória contra a varíola, por ele proposta, causou violenta revolta em 1904, no Rio.

Graças à perseverança desse médico, a vacinação se tornou pratica corriqueira no Brasil, e a preocupação com a saúde publica passou a ser vista com outros olhos. Ele promoveu expedições cientificas que mapearam as principais questões de saúde em todo o país.

A mais de 140 anos da morte de Oswaldo Cruz, o panorama sanitário brasileiro teve grandes e significativas mudanças, principalmente na cidade do Rio de Janeiro, onde o eminente sanitarista viveu a maior parte de sua vida. A Fundação Oswaldo Cruz – Fiocruz, pioneiro e reputado centro de medicina experimental, se tornou seu principal legado.saude

Assim como o médico Oswaldo Cruz, atualmente outros cidadãos e empresas têm criado ações para melhorar a qualidade de vida das pessoas, e uma delas é a questão da saúde. Pois, a saúde brasileira está doente. A deficiência da saúde publica tem deixado o cidadão indignado e em estado de alerta, com o descaso do poder publico.

Contudo, existem ainda pessoas preocupadas e idealizadores de um sistema publico de saúde, que realmente preste um atendimento de excelência para o cidadão brasileiro. Por isso, que ações como esta do Centro de Condutores Serra Car, são bem vindas para comunidade. Serra Car sob a direção de Wanderson Ruela uma empresa voltada para a responsabilidade social.

“Essa iniciativa da empresa Serra Car é bem vinda para nós. Ja que, que encontramos dificuldades para conseguirmos atendimento na Unidades de saúde e também na Unidade de Pronto Atendimento.  Falta remédios, falta profissionais. E quando essas ações acontecem ajudam e muito as pessoas. Pois, temos que, de alguma maneira cuidar da nossa saúde”. Pontuou o Sr. João Maria morador de Serra Centro.

 

Share

Sobre redacao

Veja tambem

Saúde na Serra pede socorro

Na noite do domingo 14/05, na Upa (Unidade de Pronto Atendimento) em Serra Sede, devido …

Share
%d blogueiros gostam disto: