Home » Cidade » Recém nascido dormem em caixa de papelão na Finlândia.

Recém nascido dormem em caixa de papelão na Finlândia.

Esta caixa de papelão é oferecida pelo Governo para as futuras mamães, dentro da caixa encontram roupas, lençóis, produtos de higiene e brinquedos. A caixa é usada como a primeira cama dos bebês, seja qual for a classe social em que nascem, e muitos dizem que é um dos contributos essenciais que tornaram a Finlândia o país com uma das menores taxas de mortalidade infantil do mundo.

As mães podem escolher se preferem a caixa ou 140€uros (+ ou – 570 reais) em dinheiro, mas 95% decide ficar com a caixa.

Bebês de todas as classes sociais dormem em caixas de papelão na Finalândia
Bebês de todas as classes sociais dormem em caixas de papelão na Finlândia.

A tradição é desde 1938. Inicialmente era dedicada apenas a quem tinha poucas possibilidades financeiras, mas quase dez anos depois generalizou-se a toda a população. Para além da caixa, as futuras mamães devem visitar um médico ou uma clínica pré-natal antes do seu quarto mês de gestação. Assim, garantem não só alguns elementos essenciais para tomarem conta do bebê, como são acompanhadas durante a gravidez por médicos da Segurança Social finlandesa.

Para algumas famílias o conteúdo da caixa seria impossível de pagar se esta não fosse totalmente gratuita. Para outras, ter a hipótese da caixa poupa-lhes mais tempo do que dinheiro, tempo que usam para trabalhar mais antes de terem o bebê. Quando têm o segundo filho algumas mães optam pelo dinheiro, já que podem reutilizar as roupas do primeiro. Roupas de menina podem servir a menino, já que são de cores neutras.

Durante os primeiros anos da iniciativa a caixa continha tecido em vez de roupas, já que as mães tinham tempo para costurar. Nos anos 50 liberalizou-se a oferta de roupas já feitas, com tecidos mais elásticos. Só no final dos anos 60 foram adicionados ao kit um saco cama e algumas fraldas descartáveis. Mamadeiras foram removidas do kit para promover a amamentação natural.

Fonte: RTP

Clique para Ouvir a Radio – estamos ao vivo.

web-radio-aovivo

Share

Sobre Alex

Sou VIP…”Vim do Interior do Paraná”, Rubro Negro, pai de 3 filhos, Trabalho com desenvolvimento de websites e loja virtual. Sou um dos administradores deste portal de noticias, onde focamos sempre mostrar a realidade que as grandes mídias não mostram.
Faça parte você também divulgando o que há de errado em nossa cidade…entre em contato conosco…. vamos la, deixe de ser omisso, participe do desenvolvimento da nossa região.

Veja tambem

Associação do bairro São Patrício oferece serviços de beleza gratuitos

Segundo dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), o índice de desemprego registrado …

Share
%d blogueiros gostam disto: