Home » Cidade » Recém nascido dormem em caixa de papelão na Finlândia.

Recém nascido dormem em caixa de papelão na Finlândia.

Esta caixa de papelão é oferecida pelo Governo para as futuras mamães, dentro da caixa encontram roupas, lençóis, produtos de higiene e brinquedos. A caixa é usada como a primeira cama dos bebês, seja qual for a classe social em que nascem, e muitos dizem que é um dos contributos essenciais que tornaram a Finlândia o país com uma das menores taxas de mortalidade infantil do mundo.

As mães podem escolher se preferem a caixa ou 140€uros (+ ou – 570 reais) em dinheiro, mas 95% decide ficar com a caixa.

Bebês de todas as classes sociais dormem em caixas de papelão na Finalândia
Bebês de todas as classes sociais dormem em caixas de papelão na Finlândia.

A tradição é desde 1938. Inicialmente era dedicada apenas a quem tinha poucas possibilidades financeiras, mas quase dez anos depois generalizou-se a toda a população. Para além da caixa, as futuras mamães devem visitar um médico ou uma clínica pré-natal antes do seu quarto mês de gestação. Assim, garantem não só alguns elementos essenciais para tomarem conta do bebê, como são acompanhadas durante a gravidez por médicos da Segurança Social finlandesa.

Para algumas famílias o conteúdo da caixa seria impossível de pagar se esta não fosse totalmente gratuita. Para outras, ter a hipótese da caixa poupa-lhes mais tempo do que dinheiro, tempo que usam para trabalhar mais antes de terem o bebê. Quando têm o segundo filho algumas mães optam pelo dinheiro, já que podem reutilizar as roupas do primeiro. Roupas de menina podem servir a menino, já que são de cores neutras.

Durante os primeiros anos da iniciativa a caixa continha tecido em vez de roupas, já que as mães tinham tempo para costurar. Nos anos 50 liberalizou-se a oferta de roupas já feitas, com tecidos mais elásticos. Só no final dos anos 60 foram adicionados ao kit um saco cama e algumas fraldas descartáveis. Mamadeiras foram removidas do kit para promover a amamentação natural.

Fonte: RTP

Clique para Ouvir a Radio – estamos ao vivo.

web-radio-aovivo

Share

Sobre Alex

Sou VIP..."Vim do Interior do Paraná", Rubro Negro, pai de 3 filhos, Trabalho com desenvolvimento de websites e loja virtual. Sou um dos administradores deste portal de noticias, onde focamos sempre mostrar a realidade que as grandes mídias não mostram. Faça parte você também divulgando o que há de errado em nossa cidade...entre em contato conosco.... vamos la, deixe de ser omisso, participe do desenvolvimento da nossa região.

Veja tambem

Condenação de fato ou apenas pizza

O Brasil inicia sua tímida caminhada rumo à moralidade e respeito ao cidadão brasileiro, trabalhador. …

Share
%d blogueiros gostam disto: