Home » Cidade » População vence: Fórum fica em Serra Sede

População vence: Fórum fica em Serra Sede

12048807_926247437419049_1873985734_nA cidade de Serra/ES possui características peculiares, como a divisão dos pólos. O pólo comercial fica na Região de Laranjeiras, o pólo industrial funciona nas regiões Civit I e II e o pólo administrativo sempre funcionou na Sede. Mas, há algumas semanas atrás, os moradores de Serra Centro e bairros vizinhos foram pegos de surpresa com a notícia da saída da Defensoria Pública, OAB e varas do Fórum.

Indignados com a notícia, a presidente da associação Regina Célia, moradores e comerciantes recorreram à prefeitura, a Câmara da Serra e buscaram a colaboração das comunidades e do movimento popular para juntos encontrarem uma solução. Contudo, a saída destes órgãos traria grandes prejuízos para a Sede e também para as comunidades vizinhas. E quem sentiria primeiro seria o comercio. Pois, a crise já vem deixando os comerciantes preocupados, e essa notícia ainda mais.

Segundo a presidente da Associação de Moradores, Regina Célia Ramos, ela recebeu essa informação e passou adiante. Já que, essa questão é de interesse de todos aqueles que se sentem lesados, com essa situação.

“O Fórum é nosso! A Serra foi dividida por pólos, nós aceitamos que o pólo comercial ficasse em Laranjeiras e o centro administrativo sempre foi aqui em Serra Centro, não é justo que seja transferido para a região de Laranjeiras. A Sede será prejudicada, não podemos permitir que isso aconteça.” Declarou Regina Célia

12043945_926247444085715_1510742335_oO primeiro ato em prol da permanência do Fórum em Serra Centro, aconteceu no dia 21/09, com a caminhada. Moradores, comerciantes, lideranças políticas e comunitárias se reuniram no viaduto de Campinho da Serra, depois seguiram pela BR 101 até Serra Sede. O protesto foi pacifico e a Polícia Rodoviária Federal acompanhou todo o percurso. Os participantes expressavam palavras de ordem, como: O Fórum é Nosso!, O povo unido já mais será vencido!. O destino foi o Fórum. O movimento foi finalizado com falas de políticos, lideranças populares e com o abraço simbólico.

No dia 22/09, foi marcada uma reunião com o presidente do Tribunal de Justiça, Dr. Sérgio Bizzotto. Participaram da reunião, a presidente da associação de Serra Sede, Regina, representantes do movimento popular, comerciantes, o prefeito da Serra, o Deputado Estadual Bruno Lamas e a presidente da Câmara da Serra, a vereadora Neidia Maura Pimentel. A pauta foi sobre a insatisfação da saída do Fórum de Serra Sede.

De acordo com a presidente Regina, o Dr. Sérgio Bizzotto disse que funcionários, principalmente os juízes reclamam da estrutura atual onde funciona o Fórum, das dificuldades para chegarem a Serra Sede, do transito. Mas, como disse o Deputado Estadual Bruno Lamas e o vereador Auredir Pimentel, em entrevista a TV Serra, na manifestação, eles prestaram concurso para Serra Sede, foram lotados para prestarem serviço na Sede.

“Sentimos por parte destes funcionários que reclamam da distância e da estrutura do prédio, preconceito, eles consideram Serra Sede como Região Rural e isso nos deixa decepcionados. Já que, eles prestaram concurso e escolheram a Sede para trabalharem. Porque não utilizam o beneficio que recebem para morar em Serra Sede, assim não precisam se deslocar. Podem ir caminhando para o trabalho.” Declarou Bruno Lamas.

“Já que prestaram concurso para Serra Sede, não importa as dificuldades devem cumprir com seu dever. Eles recebem auxilio moradia, esse beneficio é para que possam morar onde trabalham”. Pontuou Auredir Pimentel.

Ainda de acordo com informações de Regina, o presidente do TJ finalizou a reunião dizendo que essa questão da transferência do Fórum está morta e enterrada, e que o Fórum permanecerá em Serra Sede. Ele assegura esse acordo até o fim de seu mandato. Foi solicitado pela presidente da associação de Serra Sede, que o presidente do TJ assine uma ata da reunião.

Regina nos informou também que, o prefeito fez a doação da área, onde funciona a feira para a construção do Fórum, cedeu o prédio da antiga prefeitura para que algumas varas possam ter um local melhor para trabalharem. E que, a presença das lideranças políticas foi primordial para chegarem a um denominador comum, ou melhor, a permanência do Fórum em Serra Sede. Mas, não significa que a luta terminou, precisam ficar atentos. Pois, não ganharam a guerra ainda, apenas venceram uma batalha.

Assista a cobertura completa da manifestação que aconteceu no dia 21/09

tvserra-anuncio

Share

Sobre Jornalista D'Lourdes

Veja tambem

Vendo casa Alto Padrão em Manguinhos

TERRENO: 1.470 METROS – ÁREA CONSTRUÍDA: 575 METROS – VISTA ETERNA PARA O MAR Maravilhosa …

Share
%d blogueiros gostam disto: