Home » Cidade » Palestra com o Professor João Carlos de Oliveira no CRAS de Laranjeiras

Palestra com o Professor João Carlos de Oliveira no CRAS de Laranjeiras

Professor João Carlos de Oliveira

Nesta Segunda-feira, 10/12/2012, na sede do CRAS de Laranjeiras, aconteceu a palestra com Professor João Carlos de Oliveira, promovido pelo Governo do Estado do Espírito Santo, através da ADERES – Agência de Desenvolvimento das Micros e pequenas empresas e do Empreendedorismo em parceria com a Prefeitura Municipal da Serra, através da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e CIAMPE – Centro Integrado de apoio à Micro e Pequena Empresa. A palestra faz parte do esforço do Governo do Estado e da prefeitura da Serra em promover uma melhor qualificação e formação dos empresários serranos.

O conceito “Empreendedorismo” foi popularizado pelo economista Joseph Schumpeter em 1945 como sendo uma peça central à sua teoria da Destruição criativa. Segundo Schumpeter o empreendedor é alguém versátil, que possui as habilidades técnicas para saber produzir, e capitalistas ao reunir recursos financeiros, organiza as operações internas e realiza as vendas de sua empresa[2]. De fato, Schumpeter chegou a escrever que a medida para uma sociedade ser considerada capitalista é saber se ela confia seu processo econômico ao homem de negócios privado.

Mais tarde, em 1967 com Kenneth E. Knight e em 1970 com Peter Drucker foi introduzido o conceito de risco, uma pessoa empreendedora precisa arriscar em algum negócio. E em 1985 com Gifford Pinchot foi introduzido o conceito de Intra-empreendedor, uma pessoa empreendedora mas dentro de uma organização.

Uma das definições mais aceitas hoje em dia é dada pelo estudioso de empreendedorismo, Robert Hirsch, em seu livro “Empreendedorismo”. Segundo ele, empreendedorismo é o processo de criar algo diferente e com valor, dedicando tempo e o esforço necessários, assumindo os riscos financeiros, psicológicos e sociais correspondentes e recebendo as consequentes recompensas da satisfação econômica e pessoal.

A satisfação econômica é resultado de um objetivo alcançado (um novo produto ou empresa, por exemplo) e não um fim em si mesma.

Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Empreendedorismo

Em um discursos há um tempo atras na época da implantação do espaço do Empreendedor que estar localizado no ProCidadão, na estrada de Jacaraipe, o Prefeito Sérgio Vidigal falou sobre a importância para a receita da cidade das Micros e Pequenas empresas e do Empreendedorismo Individual. Segundo o Prefeito no momento de crise em 2010, quando as grandes empresas localizadas na cidade foram obrigadas a reduzir seu faturamento em 50% (cinquenta por cento), devido à crise financeira mundial, foram as micros e pequenas empresas que continuaram a manter a receita do município e também a gerar empregos.

Desde o inicio do mandato do prefeito Sérgio Vidigal sua preocupação em promover melhor qualificação e formação aos empresários serranos é uma constante. A Secretaria de Desenvolvimento Econômico da Serra, a Vice-prefeita Madalena Santana juntamente com sua equipe de apoio, empenham diuturnamente esforços concentrados em buscar eventos e ações nesse sentindo.

Há pouco foi lançado aqui na serra o FAE – Fundo de Apoio ao empreendedorismo – Serra Empreendedora, que é uma lei de autoria da Vice-prefeita seguindo o Exemplo da cidade de João Pessoa em Pernambuco. Também tivemos a Semana do Empreendedor em parceria com o SEBRAE e o segundo Encontro do Empreendedor.

Esta palestra do Professor João Carlos de Oliveira, era esperada ansiosamente por todos os empreendedores da Serra. O Palestrante é conhecido nacionalmente por sua forma alegre e descontraída de falar de um assunto que em muitos casos é considerado chato e cansativo. Até mesmo quem aventura nos caminhos do empreendedorismo sente-se cansado devido as preocupações com investimentos em um País onde a corrupção e a falta de investimentos públicos são uma constantes como é o caso do Brasil.

O auditório do CRAS de Laranjeiras estava lotado. Foram muitos os participantes de um evento que alem de muita informação, motivação para os negócios, nos proporcionou alegria e uma forma totalmente nova de ver nossa empresa e dicas maravilhosas há serem implantadas no nosso cotidiano.

Coordenador do CIAMPE-Serra, Economista Pedro Trindade

O Coordenador do CIAMPE, o Economista, Pedro Trindade, fez o discurso de abertura e enumerou o trabalho que o Espaço do Empreendedor juntamente com toda a Equipe do SEDEC vem realizando na busca em realizar os objetivos do Prefeito Sérgio Vidigal para o empreendedorismo da Serra. Na oportunidade Pedro Trindade convidou a todos para a Feira de Artesanato que acontecerá a partir do próximo dia 13 em espaço de eventos montado ao lado do CRAS de Laranjeiras. Apesar da ausência da Vice-prefeita e Secretaria de Desenvolvimento Econômico da Serra Madalena Santana que era esperada por todos, o brilho do evento não foi em nada diminuído e o Coordenador do CIAMPE Pedro Trindade conduziu o evento com maestria e profissionalismo como já é de conhecimento de todos.

Diretor da ADERES Paulo Barbosa

Representando a ADERES – Agência de Desenvolvimento das Micros e pequenas empresas e do Empreendedorismo, o Senhor Paulo Barbosa, cumprimentou a todos os participantes, empreendedores, imprensa e autoridades presentes. Falou sobre a importância dessa parceria que a ADERES vem mantendo com a Prefeitura da Serra e sobre o trabalho desempenhado pelo CIAMPE – Centro Integrado de Apoio a Micro e Pequena Empresa da Serra, sob a Coordenação do economista Pedro Trindade. Segundo o Diretor da ADERES, esse ano foi realizado muitos eventos de sucesso em parceria com a Prefeitura da Serra, e isto é um diferencial para o restante do estado.

****

“O Empreendedor tem que ser aquela pessoa que acredita, ele tem que ser audacioso, ele tem que ser o homem que planeja a mulher que planeja, que organiza, que sonha e consiga realizar. O perfil do empreendedor nato é o perfil do brasileiro. Por que o brasileiro, ele não desisti nunca. Ele sempre trabalha com a vantagem de encontrar novas respostas daquilo que ele viu e daquilo que ele ver. Tudo é possível para o brasileiro, esse empreendedor que eu digo. Para ele nada é impossível, ele batalha, ele corre atrás, ele pesquisa ele enxergar possibilidades. Um grande empreendedor é aquele que enxergar possibilidades onde muitas pessoas dizem que não existem. Este para mim é um grande empreendedor.” Declarou o Professor João Carlos de Oliveira em entrevista a D’Lourdes Pinho do Serra Notícias.

Com uma palestra animada e muito interativa o professor João Carlos de Oliveira demonstrou aos empreendedores da Serra varias técnicas e ações que possibilitem mudar a forma de ver o trabalho árduo de cada dia e as dificuldades encontradas  em nosso País para manter a Micro e Pequena empresa.
No Brasil ser Micro e Pequeno empreendedor no Brasil é complicado com as altas taxas de juros, dificuldades de investimentos devidos a falta de recursos ou financiamento bancários para essa classe de trabalhador brasileiro. De acordo com o palestrante o empreendedor alem de acreditar em seu produto e serviços e fundamental que se mantenha a alegria.

Não podemos ter sucesso sem trabalhar com alegria fazendo o que gostamos e principalmente com foco na organização e a busca de uma boa formação.

Muito gratificante ouvir a palestra do professor João Carlos de oliveira e digo com toda certeza que alem de aprender ótimas técnicas para levar adiante minha pequena empresa, sair com a alma lavada e uma tremenda vontade de sorrir mais a partir desse momento. Contagiante. Este é o termo que melhor define o evento e principalmente o Professor João Carlos de Olivéria.


Entrevista do Professor João Carlos de Oliveira ao Serra Notícias

Mais fotos e videos em nossa página do Facebook (click aqui)

Share

Sobre Jornalista D'Lourdes

Veja tambem

Vendo ônibus Ford 1995

Ônibus Ford 1995, motor MWM 6cc, totalmente revisado, transformado para transporte de dois veículos mais …

Share
%d blogueiros gostam disto: