Home » Cidade » Oscar do Saneamento premia os melhores de 2012

Oscar do Saneamento premia os melhores de 2012

PNQS divulga, nesta quarta, as empresas vencedoras

As empresas brasileiras de saneamento que se destacaram por boas práticas de gestão em 2012 serão conhecidas no dia 31 de outubro. O Comitê Nacional de Qualidade da ABES (CNQA), anuncia em São Paulo, na próxima quarta-feira, as vencedoras do maior prêmio do saneamento da América Latina. As empresas que obtiverem resultados superiores em cada categoria serão agraciadas com o “Oscar do Saneamento”.

Consagrado como um importante instrumento de referência na avaliação e melhoria contínua dos serviços de saneamento ambiental do país, o Prêmio Nacional de Qualidade em Saneamento (PNQS), fomenta a adoção de modelos compatíveis com os melhores exemplos mundiais. Desde 1997, o prêmio estimula empresas do setor a investir e adotar práticas gerenciais voltadas à competitividade e a sustentabilidade. O objetivo do PNQS é incrementar o desempenho das organizações públicas ou privadas, municipais ou estaduais, responsáveis pelos serviços de água, esgoto e resíduos sólidos.

Imagem de Divulgação site Cesan

Em 16 anos, o PNQS já capacitou mais de 10 mil alunos, em cursos voltados às empresas candidatas, interessadas em adotar o Modelo de Excelência em Gestão (MEG). A ferramenta permite que empresas de todos os portes e setores, possam diagnosticar, planejar ações e avaliar seu sistema gerencial, em relação às melhores práticas adotadas por organizações de alto desempenho. A adoção desses critérios tem melhorado alguns indicadores, como por exemplo, a redução da perda de água. Em 1997, o país apresentava uma perda média de 50%, em 2011 esse número caiu para 38%, o objetivo agora é atingir a média ideal de 25%.

Neste ano, trinta Cases concorrem em seis diferentes categorias do PNQS. São elas: categoria “Primeiros Passos para a Excelência”, Nível B – Cobre (até 125 pontos); categoria “Compromissos com a Excelência”, Nível I – Bronze (até 250 pontos)); “Rumo a Excelência”, Nível II – Prata ou Ouro (até 500 pontos);  Nível III – (até 750 pontos), categoria “Avanços para a Excelência” e categoria “Critérios de Excelência”, Nível IV – Diamante (até 1000 pontos).

O anúncio das organizações reconhecidas pelo CNQA acontecerá durante a 16ª Cerimônia de Premiação do PNQS, nos dias 26 e 27 de novembro, em Vitória (ES) e terá como anfitriã a Companhia Espírito Santense de Saneamento (CESAN).

                      Prêmio Nacional de Qualidade em Saneamento – PNQS

                          Ascom ABES (31) 3496-9536 – 8794-2006

Veja mais em nossa página do facebook (click aqui)

Share

Sobre Assessoria de impressa

Veja tambem

Vendo ônibus Ford 1995

Ônibus Ford 1995, motor MWM 6cc, totalmente revisado, transformado para transporte de dois veículos mais …

Share
%d blogueiros gostam disto: