Home » Cidade » Mulheres na Polícia Militar

Mulheres na Polícia Militar

Foto: Divulgação

A ideia de empregar mulheres em missões policiais no Brasil surgiu na década de 50 e foi uma mulher, em 1953, que apresentou, no 1º Congresso Brasileiro de Medicina Legal e Criminologia, sua tese da necessidade de criação de uma polícia de mulheres e defendia que as mulheres eram tão competentes quanto os homens para realizar o trabalho de policial. Isso foi em 1953 e a mulher era Hilda Macedo, assistente da cadeira de Criminologia da Escola de Polícia.

Os anos se passaram e muitas outras mulheres entraram para a corporação e trouxeram também o jeito feminino de ver as coisas. Uma delas é Amanda Piazzarollo, 35 anos e com 7 anos de PM, moradora da Serra que veio bater um papo com o parceiro Rodrigo Da Costha, sobre o que é ser mulher na polícia e a outra face da policial que é o blog de moda e dicas.

Quem quiser conhecer o blog o endereço é www.instagram.com/amandapiazzarollo ou @amandapiazzarollo.

A primeira mulher a comandar uma tropa masculina no Brasil foi a coronel Luciene Magalhães de Albuquerque, que em 1992 assumiu o comando do 34° Batalhão de Polícia Militar de Minas Gerais, onde, durante três anos, comandou 800 policiais homens. A região onde ela atuava era uma das que registrava os maiores índices de criminalidade na capital mineira, Belo Horizonte.

Ele institui então o Policiamento Comunitário, integrando seus homens com a população e o resultado foi dos melhores: os índices de violência na região caíram em até 90%. Para conseguir a adesão da comunidade, ela e seus policiais foram de rua em rua, de casa em casa, explicando aos moradores a importância de polícia e sociedade caminharem no mesmo rumo. Em 2007,

a coronel Luciene assumiu o cargo de subchefe do Estado Maior da Polícia Militar de Minas Gerais, o terceiro mais importante cargo na hierarquia de corporação.

Texto: Rodrigo Da Costha

Share

Sobre Jornalista D'Lourdes

Veja tambem

Museu Itinerante Antigo Egito à Pompeia

Entre peças originais e réplicas, a exposição reúne relíquias que resgatam parte da história da …

Share
%d blogueiros gostam disto: