Home » Cidade » IV SEMANA NACIONAL DO LIVRO E DA BIBLIOTECA SERRA/ES

IV SEMANA NACIONAL DO LIVRO E DA BIBLIOTECA SERRA/ES

Abertura Semana do livro

O livro exerce um papel fundamental na transmissão da cultura e do saber, é como uma celebração à vida. Isso significa enaltecer os valores que definem a grandeza do espírito humano, que segue buscando nos livros o alimento da eternidade.

Em tempo de globalização é a celebração do conhecimento, a integração dos mercados, das finanças e da tecnologia. É o encontro dos povos disseminando sua história, sua ciência e a sua filosofia; é o mundo em nossas mãos. A Semana Nacional do Livro e da Biblioteca foi instituída pelo Decreto Lei nº 84.631, de 02 de abril de 1980, assim como o Dia Nacional do Livro, que foi instituído no dia 29, pela Lei nº 5.912, de 18 de dezembro de 1966.

Com isso, no mês de outubro, no período de 23 a 29 acontece no Brasil, a “Semana Nacional do Livro e da Biblioteca”. Essa semana tem como objetivo despertar o gosto pela leitura e proporcionar a todos o acesso ao conhecimento. Pois, quando isso se torna possível, a construção do conhecimento transforma as pessoas.

Assim, o papel da biblioteca não é só esperar o usuário, mas ir ao encontro dele, e disseminar os diversos meios de acesso ao conhecimento e das mais variadas formas. Podemos considerar que, as bibliotecas são o alicerce para o ensino, para a formação e comunicação entre os povos.

No Município da Serra, a abertura oficial da IV Semana Nacional do Livro e da Biblioteca, foi realizada na manhã dessa quarta-feira (24/10), na área externa do Museu da Serra, que fica localizado na Av. Cassiano Castelo, 22 ao lado do Extrabom.

Estiveram presentes no evento, a Secretária de Cultura, Turismo, Esporte e Lazer do Município da Serra, Berenice Tavares, Dra. Fátima Miguel mentora do Projures, a representante do Conselho de Educação a Sra. Marlene, alunos, professores, Elza Coordenadora da Biblioteca de serra Sede, os escritores Clério Borges e Levi Basílio.

“Esse evento tem como objetivo despertar o gosto pela leitura e proporcionar aos alunos de escolas públicas e os moradores da Serra o acesso e ampliações de seus conhecimentos.” Declarou Berenice Tavares, Secretária de Cultura, Turismo, Esporte e Lazer do Município da Serra .

Escritor Clerio Borges

O escritor Clério Borges, falou que a programação e bastante variada, rica e vai divulgar o nosso entendimento cultural. Cumprimentou a Secretária Berenice Tavares, pela sua volta a secretária, e complementou sua fala dizendo que a Berenice tem a cultura no sangue e é uma grande honra para o Município de a Serra tê-la na secretaria de cultura. O coral das crianças do Projures fez uma apresentação regida, pelo maestro e professor de música Fernando, cantaram o Hino Nacional, o Hino do Município da Serra e uma música infantil.

Esse evento tem como objetivo incentivar o gosto pela leitura e proporcionar aos alunos da rede pública e os moradores da serra o acesso e ampliação de seus conhecimentos. Pois, quando o acesso à leitura se torna possível, são somadas as diversas formas de manifestações artísticas e culturais, contribuindo para a construção do saber, da liberdade de escolhas, discernimento e dignidade humana, fundamentais na transformação social e exercício da cidadania.

As atividades da Semana Nacional do Livro e da Biblioteca acontecem nas bibliotecas de Serra Sede, Valparaíso, Manoel Plaza e laranjeiras, além de eventos ao ar livre. São atividades variadas e bastante ricas. E no dia 26 de outubro ás 8 horas da manhã acontecerá a Caminhada Literária, a saída será da Biblioteca Belmiro Geraldo Castelo.

Curta nossa Página no Facebook (click aqui)     –    Ouça a Web Radio Serra Notícias (Click Aqui)

 

Share

Sobre Jornalista D'Lourdes

Veja tambem

Vendo máquina que produz bobina picotada fundo reto e fundo estrela

Máquina nova (modelo MKB 3200RD), uso de apenas 30 dias, ano 2016. Produz bobina picotada …

Share
%d blogueiros gostam disto: