Home » Colunistas » D'Lourdes Pinho » Homenagem a Mulher – Seu dia é todo dia!

Homenagem a Mulher – Seu dia é todo dia!

Nossa homenagem as mulheres.

No passado, a mulher foi vítima de preconceito e submissão. Imperava o machismo. Mas, sua perseverança vem construindo através do tempo o seu caminho e garantindo seu lugar ao sol.

Ultrapassou barreiras e venceu obstáculos, conquistou o direito de votar, exercendo a sua cidadania. Lutou pelos seus direitos com garra e atualmente, tem adquirido o respeito e o valor que no passado fora negado.

Um ser divino, sublime e com uma beleza distinta, a mulher não pode aceitar certas comparações e denominações que vem recebendo nos dias de hoje. Não podem ser objeto, “mulher fruta”, “mulher filé”, “piriguete” e outros termos ofensivos. Isto é, como se o passado estivesse retornado. Não podemos admitir nem permitir uma regressão a uma época, onde a mulher era apenas um enfeito para o casamento e para a sociedade.

Talvez algumas de nós, sintam-se valorizadas, ao ser mostrada em programas de televisão, revistas e jornais em trajes sumários, evidenciando apenas o lado físico, como se fosse um pedaço de carne exposta em banca de açougue, ou algumas sintam-se bem ao receber por exemplo, convites para baladas daqueles: “mulher não paga”, ou mulher paga meia”. Mas isto é uma desvalorização da mulher é uma forma machista de tratar a mulher. Eu particularmente quando vejo isto sinto-me como uma isca para atrair idiotas que vão a festas com muitas mulheres, porque não tem a capacidade e inteligência para arriscar uma conquista, e acreditam que, pelo fato de ter muitas mulheres, fica mais fácil.

Mas, infelizmente, algumas mulheres aceitam e admiram essas atitudes. Porém a classe feminina espera que seja apenas uma fase, que brevemente passará. Retomando, novamente a direção. Direção essa que, retoma o caminho da evolução, da conquista, e do respeito.

Com o mercado de trabalho cada vez mais exigente, a mulher consegue adaptar-se, ampliando seus conhecimentos. Esse ser sublime exerce um papel importante na sociedade. Além de ser mãe, mulher, é uma profissional de sucesso.

Mulher. São tantos os adjetivos para descrevê-la, que passaríamos anos a fio, e mesmo assim a lista ficaria incompleta. Mas, mulher, você merece cada um que lhe é atribuído, exceto aqueles que denigrem a sua bela imagem.

O momento é oportuno para mudanças. Buscar novos caminhos, novas idéias. É necessário a partir de agora, mulher exigir total respeito e valorização, não só dos homens, mas também de algumas mulheres que rebaixa a nossa classe.

Mulher, mulher… Vamos valorizar e respeitar nossa classe. Pois, chegou o momento de respeitar e valorizar a todos e em especial nós mesmas.

Podemos citar hoje, grandes mulheres que fizeram e fazem a diferença. No judiciário, destacamos a juíza Eliana Calmon, Ministra do Superior Tribunal de Justiça e Corregedora do Conselho Nacional de Justiça (CNJ).

Ministra e Corregedora da Comissão Nacional de Justiça - CNJ
Ministra Eliana Camon. Corregedora da Comissão Nacional de Justiça - CNJ

A Ministra Eliana Calmon, atuando com Corregedora do Conselho Nacional de Justiça, diante da crise de corrupção do judiciário brasileiro, manteve-se firme em sua convicção de moralizar o judiciário, mesmo diante de forte pressão de outros juízes, políticos e entidades que tentaram de toda forma, e em muitas vezes não tão ética desviá-la do objetivo.

Sandra Cassaro
Sandra Cassaro, Movimento Justiça Brasil

Falando em justiça. Vamos falar sobre alguém que armada apenas de coragem e vontade de lutar, não se calou diante de poderosos políticos, que covardemente assassinou seu pai há 25 anos, o então Prefeito da Cidade Capixaba São Gabriel da Palha, Anastácio Cassaro, homem integro e incorruptível que morreu acreditando que, a política é muito mais que conchavos e falcatruas. Um político que diferente de certo Senador Capixaba, acreditava que sim, pode-se fazer política sem o bônus eleitoral. Uma mulher de pequena estatura, mas de uma força grandiosa que transformou sua luta em busca da punição dos culpados pela morte de seu pai, em uma luta por busca de justiça para todos.

Diante de um exemplo de honra, ética e moral, a Sandra Cassaro lutou e colaborou com a luta contra a impunidade reinante no Brasil. Foi responsável pela criação de grupos como o “Movimento Justiça Brasil”, que ajuda as famílias de vitimas de crimes e também da morosidade da justiça brasileira.

Esta mulher não se cala, não se deixa levar por medo e ameaças e enfrentou juízes, políticos e pistoleiros.

Daiane dos Santos
Daiane dos Santos, medalha de Ouro em Ginastica Artistica

No esporte, são vários os nomes que eu poderia citar neste artigo. Mas, destacarei a atleta Daiane dos Santos, que apesar de iniciar tardiamente, foi a primeira ginasta brasileira, entre homens e mulheres, a conquistar a medalha de ouro em uma edição do Campeonato Mundial de Ginástica Artística.

Evita Peron
Evita Peron, um ícone na politica mundial

Na política, destaco a Evita Peron. Foi uma figura que rompeu todos os precedentes históricos e definiuuma modalidade política nunca vista até então. Durante o breve período de sua atuação, ao lado de Perón, foi o centro de um crescente poder e se tornou a alma do movimento peronista, em sua essência e em sua voz. Adorada e ao mesmo tempo odiada por milhões de argentinos, o que jamais provocou foi a indiferença.

Em nível de política nacional destaco, A Deputada Federal Sueli Vidigal (PDT- ES), principalmente pelo seu projeto de lei que obriga as delegacias da mulher ficarem abertas 24 horas por dia. A Deputada sempre atuou em seus mandatos com projetos que visam a família, o idoso e a criança. Podemos citar sua conquista do hospital materno infantil na cidade da Serra/ES, centro de tratamento de dependentes químicos e outros.

Em nível de política municipal, destaco a Vereadora Sandra Gomes (PSDC-ES), com seu trabalho na câmara dos vereadores da Serra/ES, voltada para a família e também na ONG Casa da Mulher , que atua na promoção da saúde da mulher e também a profissionalização.

Vale lembrar ainda, da vereadora Neidia Pimentel (PR – ES), e seus projetos voltados para os portadores de necessidades especiais, e sua luta pela acessibilidade.

Ercilia Stanciany
Ercilia Stanciany, Universitária da UFES

Neste artigo, em comemoração ao dia internacional da mulher, gostaria de destacar uma mulher em especial, que mesmo diante das dificuldades impostas pela vida, pela condição financeira, familiar e social não se limitou. Ercilia Stanciany, 41 anos, passou no vestibular da UFES – Universidade Federal do Espírito Santo, para o curso de Artes Plásticas.

Segundo Universitária Ercilia, que é natural do Estado de Minas Gerais, ela parou os estudos ainda na 4ª Serie primaria para ajudar seu pai a criar os irmãos mais novos. Após 20 anos e já morando em Nova Almeida na cidade de Serra/ES e trabalhando como catadora de material reciclado com seu marido e viu a oportunidade de voltar a estuda.

Mesmo trabalhando o dia todo e sendo obrigada a andar mais de uma hora para freqüentar a escola e utilizando livros que encontrava, prestou vestibular para a UFES e passou com louvor.

Esta é uma mulher que com uma alegria e um sorriso franco que não reclama da vida, mas age sempre como “sujeito de transformação”, merece nossa homenagem e se transforma em um símbolo da luta das mulheres.

Quero neste dia, que comemoramos o nosso dia, parabenizar você mulher, mãe, profissional, mulher brasileira, mulher guerreira, que nunca esmorece que nunca desiste. Sempre enxerga uma luz no fim do túnel.

Visite nossa Pagina no Facebook

Share

Sobre Jornalista D'Lourdes

Veja tambem

Secretario de Serviços recebe em seu gabinete a diretoria da ACL

O empresário Rodrigo Souza, presidente da ACL (Associação Comercial de Laranjeiras), juntamente com o vice-presidente …

Share
%d blogueiros gostam disto: