Home » Cultura » Fotógrafo carioca realiza exposição em Vitória

Fotógrafo carioca realiza exposição em Vitória

Fotógrafo carioca, Ratão Diniz, realiza exposição em Vitória sobre as favelas do Rio de Janeiro e festas populares nesta quinta (10).

“Em Foto”: livro mostra olhar sensível do fotógrafo Ratão Diniz

Foto: Divulgação

• Lançamento de livro e abertura de exposição de Ratão Diniz acontece no dia 10 de agosto, quinta-feira, a partir das 19h, no Studio Base 40, em Maruípe, Vitória.

• “Em Foto” é o primeiro livro do fotógrafo – obra que reúne mais de 200 imagens produzidas por ele ao longo dos últimos 10 anos.

• Exposição retrata de forma poética e humana o tradicional Bloco da Lama de Paraty e tem curadoria de Joana Mazza.

Fotógrafo oriundo da Agência Imagens do Povo, Ratão já participou de exposições e projetos fotográficos no Brasil e no exterior – embora admita que seu principal desafio é fotografar a Maré, local onde nasceu e foi criado.

“O meu prazer está em poder contar com a cumplicidade do fotografado. Aliás, como o Ripper costuma dizer, prefiro ter uma boa história a uma boa fotografia”, explica.


O evento de lançamento coincide com a abertura da exposição UGA, UGA, HÁ HÁ – DA LAMA AO BLOCO. Com curadoria da fotógrafa Joana Mazza, as imagens trazem um recorte poético e humano sobre o Bloco da Lama de Paraty. Ratão fotografa o Bloco há oito anos.
SOBRE O AUTOR
Ratão Diniz é fotógrafo formado pela Escola de Fotógrafos Populares do Observatório de Favelas, no Rio de Janeiro. Morador da Maré, Ratão já contribuiu com diversas publicações e participou de exposições e projetos fotográficos no Brasil e no exterior. “Em Foto” é o seu primeiro livro.

Foto: Divulgação

Dentre as mostras das quais já participou, destacam-se: “Da lama ao bloco” (Sesc RJ, 2014); Esporte na favela” (CCBB/RJ, 2007); Mostra “Belonging: an inside story from Rio’s favelas” (Canning House, Londres, 2007); “Jogos visuais – Arte brasileira no PAN” (Centro Cultural da Caixa Cultural do Rio, 2007); “Travessias 2” (Galpão Bela Maré, 2013). Em 2013 recebeu Menção Honrosa, na categoria cor, no Concurso Cultural Leica-Fotografe.

Este é o tema do encontro de dois finais de semana com Ratão Diniz, fotógrafo popular da favela da Maré, RJ, que vai compartilhar suas experiências e seu olhar diferenciado, movido pelo desejo de revelar imagens que traduzam a beleza e a resistência dos espaços populares.
Ratão realiza um trabalho permanente de documentação das favelas do Rio de Janeiro, que se estende às periferias de todo o Brasil e às festas populares, temas abordados no livro Em Foto (Mórula Editorial, 2014), lançado para celebrar os 10 anos de carreira do fotógrafo.
A partir de um olhar cúmplice que fortaleça os laços afetivos, os gestos de solidariedade e as estratégias de resistência, o workshop se propõe a discutir uma representação dos espaços populares que se contraponha ao estereótipo sobre as periferias que é frequentemente difundido pela mídia hegemônica.

SERVIÇO:
LANÇAMENTO
“Em Foto”, de Ratão Diniz – com abertura da Exposição Uga-Uga-Há-Há – Da Lama ao Bloco
dia: 10 de agosto
hora: 19h
local: Studio Base 40
Av. Maruipe, 40 – Santa Cecília
Vitória – ESINFORMAÇÕES TÉCNICAS
Brochura
192 páginas
Preço de capa: R$ 49,00
Formato: 26x21cm
ISBN: 978-85-65679-26-8
www.morula.com.brSOBRE A EXPOSIÇÃO
Uga-Uga-Há-Há – Da Lama ao Bloco
Curadoria de Joana Mazza
Um recorte poético dos últimos
8 anos na história do tradicional
Bloco da Lama de Paraty, através
do olhar humanista de Ratão Diniz

Material de responsabilidade da Assessoria de Imprensa 

Share

Sobre Jornalista D'Lourdes

Veja tambem

Danilo Diniz lança a música tema de seu novo disco na web

Quase duas décadas depois de lançar seu primeiro disco, o cantor e compositor Danilo Diniz …

Share
%d blogueiros gostam disto: