Home » Cidade » Foco de proliferação de mosquitos preocupam moradores de Balneário de Carapebus

Foco de proliferação de mosquitos preocupam moradores de Balneário de Carapebus

Foto: Enviada por morador

Segundo informações enviadas pelos moradores de Balneário de Carapebus, através de e-mails e mensagens via whatsapp, a denuncia é referente ao “merdão”, denominação dada por eles, ao “valão” construído pela Cesan, que fica localizado entre às  ruas Beira Mar e Ficos, o local recebe o esgoto in natura vindo das casas.  Considerado um verdadeiro problemão na comunidade, e quando chove, o valão transborda e o esgoto desce a céu aberto direto pra  praia e para a lagoa, que tem no bairro. O mau cheiro quando essa água podre desce pela rua é insuportável, e isso aumenta a proliferação de mosquitos e possíveis doenças.

Como diz a moradora Cássia Sant’Ana, muitos fizeram ligação do esgoto em 2016, antes de acabarem as obras, por que o presidente da associação de moradores, que foi reeleito na comunidade,  consentiu essa ligação, e informou aos moradores que já podiam ligar.

“Devido a ligação realizada por moradores à rede de esgoto, antes do término das obras, isso aconteceu com o consentimento do presidente da associação de moradores, presidente reeleito. As ruas da parte baixa do bairro, como a Ficos e Beira Mar sofrem quando o valão enche, e transborda a céu aberto, e nós moradores denominamos este local como o “merdão”, caso a prefeitura e a Cesan não tomem nenhuma providencia para sanar este problema, nós moradores vamos mover com uma ação civil publica para que o Ministério Público (MP) tome ciência dos fatos e puna os responsáveis,” declara a moradora Cássia Sant’Ana.

Foto: Enviada por morador

Outra reclamação da comunidade é a rua Casuarina, e demais ruas, sem contar o total abandono da orla, o que espanta os turistas. Os moradores estão revoltados com o descaso e o desprezo por parte da prefeitura da Serra, da Cesan que está realizando a obra de ligação do esgoto e também pela omissão do presidente da associação de moradores, que fora reeleito recentemente.

De acordo com os moradores, esta rua é por onde circula o transporte publico, a rua está intransitável, buracos pra todo lado e muita lama. Os ônibus não estão conseguindo passar em algumas ruas do bairro, inclusive a Casuarina devido a situação em que a mesma se encontra, e agora com as chuvas está um caos.

“A situação do nosso bairro está muito feia. Agora, que a Cesan está realizando as obras de esgoto, o problema

piorou, devido as valas que são abertas para instalar a tubulação, e com as chuvas a terra escorre e vira um

Foto: Enviada por morador

verdadeiro lamaçal, fora as demais ruas que estão esburacadas. E o presidente do bairro foi eleito de novo, como sempre nunca fez nada pela comunidade, agora ele nem aparece e não dá nenhuma atenção para as reclamações dos moradores. Em algumas ruas, os ônibus não conseguem passar, então não estão circulando,” conta a sra. Iracema Souza.

Esses problemas geram grande insatisfação da comunidade. E já faz um bom tempo, que a prefeitura, nem a Cesan tomam nenhuma providencia diante destes fatos e o presidente do bairro faz vista grossa diante dos problemas. Os moradores estão cansados de procurar a associação para levarem ao conhecimento do presidente, mas não conseguem nenhuma solução para a atual situação.

Resposta prefeitura da Serra:

Mesmo diante da crise e falta de recursos para obras, o bairro Balneário de Carapebus foi contemplado com um pacote de drenagem e asfaltamento que está em pleno andamento. A rua Casuarina e a rua Eucalipto estão no pacote de obras de pavimentação, que será realizado em três etapas. O serviço de limpeza de esgoto é feito regularmente, mas há problemas de despejo irregular no local.

Em relação à falta de rede de esgoto e às ligações clandestinas, o caso tem de ser passado para Cesan. O próprio texto diz que o presidente da associação autorizou a ligação clandestina.

Resposta presidente da associação de moradores de Balneário de Carapebus:

Entramos em contato com o presidente por telefone e whatsapp, mas até o fechamento da matéria ele não deu retorno.

Reposta da Cesan:

Conforme conversa por telefone com a atendente do setor de imprensa da Cesan, assim que eles enviarem a resposta, a mesma será publicada nesta matéria. Cumprindo o combinado, publicação da resposta da Cesan.

As obras que a Cesan está executando para implantar esgotamento sanitário em Balneário Carapebus e entorno vão levar mais saúde e qualidade de vida para os 8.500 moradores da região. Serão tratados cerca de 35 milhões de litros de esgoto por mês, evitando a poluição do meio ambiente e prevenindo a transmissão de doenças. É importante ressaltar que os moradores não devem fazer a ligação dos imóveis na rede até que a obra esteja concluída e a Companhia informe que ela pode ser feita. Nesta semana, está agendada uma visita técnica na região pela equipe de Relações com a Comunidade e a de obras para verificar o andamento do projeto e ouvir a comunidade.

Atenciosamente

Coordenadoria de Comunicação Empresarial da Cesan (P-CCE)

Foto: Enviada por morador
Foto: Enviada por morador
Foto: Enviada por morador
Share

Sobre Jornalista D'Lourdes

Veja tambem

Vendo casa Alto Padrão em Manguinhos

TERRENO: 1.470 METROS – ÁREA CONSTRUÍDA: 575 METROS – VISTA ETERNA PARA O MAR Maravilhosa …

Share
%d blogueiros gostam disto: