Você está visualizando atualmente Educação – Dia da família na escola
Foto: Hugo Falcão

Educação – Dia da família na escola

Educar é transformar, formar e ampliar conhecimentos. Mas, a base de tudo isso tem inicio na família. Os pais são espelhos para seus filhos.

Foto: D’Lourdes Pinho

Quando se fala em educação, primeira palavra que vem no pensamento é escola. Em parte, o pensamento está coerente. Mas, educação em sua essência é construída no seio familiar, ou seja a família é o exemplo para a criança e a escola complementa contribuindo com a construção e formação do cidadão.

Contudo, a educação vivencia um momento delicado, que em muitos casos choca. Ultimamente, está exposto nas redes sociais vídeos de alunos e professores se agredindo verbalmente e em muitos casos com agressões físicas.  O que está acontecendo?, este é o questionamento das pessoas, principalmente de adultos nascidos na época em que, os professores eram tratados e respeitados como os pais.

Diante deste cenário, educadores e profissionais ligados a área de educação buscam soluções para mudar e transformar essa realidade. Então, a Secretaria Estadual de Educação criou o Dia da Família na Escola, e esse dia passou a compor o calendário letivo, desde 2016 e acontece duas vezes no ano, uma no primeiro semestre e a outra no segundo.

E nessa busca, a Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Laranjeiras, situada no bairro de Laranjeiras Velha, na Serra/ES desde 2014 vem desenvolvendo atividades e ações internas integrando escola e família.

Em entrevista, a Diretora Mayara Lima fala sobre o objetivo e o significado dessa aproximação entre a escola e a família.

Foto: D’Lourdes Pinho

“O objetivo principal é trazer a família para dentro da escola de uma forma diferenciada, mais lúdica, para que a família possa realmente se interar  com o aluno. Quando propomos um evento como este, esperamos que a família venha para a escola, para que a equipe possa estar junto com eles, desenvolvendo atividades diferenciadas, para que os pais e os responsáveis possam visualizar o aluno de forma diferente, como um cidadão  de forma global, não só como um aluno durante o processo ensino/ aprendizagem, mas sim , como um cidadão completo”, declara Mayara.

Porém, a Escola Laranjeiras foi além da família na escola, pois abriu as portas e selou uma parceria com o vereador Aécio Leite, a comunidade, através do presidente da associação e  o CEMEI – Débora de Moraes Caitano – (D. Nina). Neste ano de 2017, a 1ª edição aconteceu no dia 11/04 nos dois turnos, matutino e vespertino.

A diretora Iza Silva do CEMEI Dona Dina comentou em entrevista da oportunidade que a diretora Mayara proporcionou para os pequenos. Já que, eles serão o futuro.

“Primeiro temos que proporcionar as crianças os campos de aprendizagem: Eu com outro, eu entorno, pois a integração é muito importante nessa faixa etária, por que nós os preparamos para as praticas sociais. E fortalecer esses laços com a família, comunidade e com a escola é excelente para o crescimento destas crianças,” pontua Iza.

O vereador Aécio em entrevista falou sobre os benefícios dessa parceria para a escola e comunidade.

Foto: Hugo Falcão

“Essa aproximação é valorosa, pois a 20 anos atrás, os professores tinham mais respeito por parte dos alunos. Precisamos relembrar aos pais dos alunos que a base da educação começa no seio da família. Toda iniciativa onde ocorre uma parceria entre entidades é muito importante, uma vez que ocorre a valorização dos seres humanos, e quem ganha somos nós,” afirma o vereador Aécio Leite.

Hugo Falcão, presidente da associação de moradores em entrevista descreve o quanto é importante a participação de toda a comunidade nessa aproximação da família com a escola.

“A associação tem realizado diversos trabalhos de aproximação entre as pessoas, e participar desse evento é gratificante, pois esse é o nosso projeto piloto. Essa parceria significa muito para a associação, é uma oportunidade de participarmos diretamente dos acontecimentos e ações da escola,”conta Hugo.

Foto: D’Lourdes Pinho

O evento contou com apresentação de abertura pelas crianças do CMEI Dona Nina na parte da manhã, e a tarde abertura com as crianças do CEMEI e as turmas do  5º ano da Escola Laranjeiras. Diversas oficinas foram realizadas durante todo o dia. Houve também, atendimento jurídico para as famílias e atendimento com assistentes sociais.

Segundo pais, mães e alunos este foi um momento que marcou e selou  um compromisso entre a  escola, as famílias e a comunidade.  Além, de aprenderem artesanato e outros conhecimentos, tiveram a oportunidade de conhecer de perto a vida escolar do filho.