Home » Colunistas » Claudio Pinho » Dia do Trabalhador: Na Empresa voce tem que ser sócio.

Dia do Trabalhador: Na Empresa voce tem que ser sócio.

NÃO ESPERE QUE DEUS FAÇA TUDO POR VOCÊ. VÃ A LUTA.

PROFESSORA imagem traz uma ótima dica para quem quer ter sucesso. Nós brasileiros com uma criação cristã somos condicionados a acreditar que existirá um “Messias salvador” e com essa consciência vamos levando a vida.

Isto mesmo. Não vivemos, vamos levando a vida segundo as conveniências. Não temos o habito de preparar, não temos o habito de planejar. Na  maioria das vezes nossos sucessos são apenas uma sorte ou apenas uma falha do universo.

No último ano venho experimentando uma estranha sensação de incapacidade profissional e não é porque eu não tenho um projeto de vida (olha ai eu buscando culpados, hehehe). Mas, continuando buscando apoiadores para meu projeto profissional venho observando como somos falhos em nossa formação. Não somos empreendedores e sim trabalhadores assalariados.

O maior sonho do brasileiro é conquistar e de preferência da forma mais fácil, um cargo comissionado ou quem sabe uma vaga em uma empresa estatal. Mesmo na iniciativa privada, o trabalhador não age como um “empreendedor”.

Isso mesmo, se você for trabalhar em uma empresa, e tiver a consciência de empreendedor conquistará sucesso, e com isso fortuna. Devemos compreender e eliminar de nossa mente a ideia errada de que o empregado é uma ferramenta da empresa.

Esta consciência vem de nossa formação onde acredita-se que o capital seja superior e a mão de obra inferior. Porem devemos compreender, quer seja o empresario, quer seja o empregado:  somos parceiros.

O capital precisa da mão de obra e vice e versa. Isso é uma parceria de negócios. O funcionário deve entrar na empresa e tomar consciência de que ele é um sócio do patrão e com isso buscar sempre a melhor forma de desempenhar suas funções, criando alternativas para melhorar o produto ou serviço, diminuir gastos e conquistar mais clientes. E essa máxima não serve apenas para os vendedores da empresa. Até mesmo o funcionário que trabalhar na faxina ou aquele que desempenha a menor função na empresa, deve ter a consciência de que o trabalho dele é fundamental para o crescimento da empresa. Se assim não fosse ele não seria necessário.

Ao entrar em uma empresa, mesmo que seja um trabalho de funcionário publico, compreenda que sua função é fundamental para o faturamento da empresa e que é de sua responsabilidade aumentar os lucros. Abandone a ideia de que existe uma luta de classes, que você trabalha para que seu patrão seja cada dia mais rico. Ele so ganha o mesmo que você ganha. Seu patrão também vive de um salário mensal.

Imagine que se você não colaborar com o crescimento do faturamento de seu patrão, ele falirá e com isso você também porque perderá seu emprego e ainda conquistará um concorrente na sua próxima colocação no mercado de trabalho.

Portanto esqueça essa política de incentivo a greves, incentivo a luta de classes e assuma a empresa em que você trabalha como se você fosse um sócio. Mesmo que seu patrão não saiba disso e com certeza verá o quanto você crescerá no mercado de trabalho e o quanto de prosperidade conquistará para você e sua família.

calsseVocê pode ate justificar falando que existe a exploração da mão de obra por parte dos empresários, que o salário é baixo, que o governo não faz nada para melhorar. Mas essas justificativas são apenas uma forma que o trabalhador encontra para fugir de suas responsabilidades. Vivemos em país livre e democrático e podemos mudar de emprego a qualquer hora. Não somos obrigados a permanecer em uma mesma atividade laboral por imposição do governo ou de nossos patrões como eram na época da escravidão ou em muitos países com regime totalitários.

Até mesmo a quantidade de dinheiro que ganhamos no final do mês é de nossa responsabilidade. Se estamos ganhando mal e não estamos satisfeito com nosso rendimento, cabe exclusivamente a nós a mudança; Podemos criar alternativas para melhorar nossos rendimentos. Pode ser que realizamos algum trabalho domestico ou quem sabe criamos uma empresa de pequeno porte nas horas vagas. Mas a melhor alternativa é mudar de emprego, estudar mais e valorizar sua experiência e mão de obra

Não é nosso interesse neste artigo dizer como fazer, não vamos aqui ter a presunção de indicar como ganhar mais dinheiro. Nosso foco é dizer que a mudança de consciência depende exclusivamente de você. Somente você será responsável por seu sucesso e não existe uma formula mágica. O que existe é unicamente a coragem para mudar e aceitar a responsabilidade em realizar as mudanças.

Você é o único profeta de sua vida, você é o único responsável pelo seu futuro. Deus não fará nada por você, se você continuar esperando as coisas caírem do céu.

Share

Sobre Claudio Pinho "In Memorian"

Veja tambem

Em quem voce votaria para Prefeito da Serra hoje?

A TV Serra inicia uma pesquisa informal com nomes de personalidades politicas que se destacaram …

Share
%d blogueiros gostam disto: