Home » Cultura » Danilo Diniz lança a música tema de seu novo disco na web

Danilo Diniz lança a música tema de seu novo disco na web

Foto: Divulgação

Quase duas décadas depois de lançar seu primeiro disco, o cantor e compositor Danilo Diniz acaba de disponibilizar na web a música Erê – canção que dá nome ao seu novo disco. A faixa tema tem o congo como base rítmica e foi feita em parceria com Paulo Netto. O repertório completo desse trabalho inédito será apresentado ao público capixaba no próximo dia 06 de agosto, no show homônimo, no Centro Cultural Sesc Glória, em Vitória-ES. Até lá, algumas faixas do disco serão disponibilizadas para o público na internet através das redes sociais de Danilo Diniz.

Concebido e produzido de maneira inteiramente independente, o disco Erê foi gestado desde 201, reúne nove composições e materializa parte de pesquisas musicais feitas durante viagens de Danilo pelo Brasil e da descoberta de linguagens diversas – especialmente oriundas da região nordeste, sem deixar de lado as raízes culturais radicadas no Espírito Santo. Samba, congo e xaxado são alguns dos ritmos presentes.

Na mitologia do povo iorubá, Erê é a criança em seu modo encantado. Criança é criação plena potencializada por certa ingenuidade sempre destituída de preconceitos e amarras criativas. É essa poética, com referências diretas às culturas africana e afrobrasileira, que Danilo Diniz apresenta no novo disco e onde desenvolve a linguagem do cancioneiro brasileiro já encontrada no primeiro trabalho, isto é, valorizando a palavra cantada e a elaboração das metáforas. O disco é uma elegia ao canto, à composição e à cultura popular que é worldmusic sem deixar suas raízes criativas.

Com a direção musical do próprio Danilo, a gravação e finalização em estúdio contou com a parceira fundamental do produtor Ceny Ferreira. No disco, é perceptível as influências de Jaceguay Lins, Paulo Netto e Zé Antônio, músicos capixabas ou radicados no aqui, além de artistas de projeção nacional como Luiz Gonzaga, Cartola, Caetano Veloso e Tom Jobim.

Com 30 anos de carreira, Danilo Diniz atuou na cena musical capixaba se apresentando em bares, casas de show e junto com outros projetos musicais, entre eles o quarteto Maratimba. Em 1998, lançou seu primeiro disco “De Frente pro Mar”, obra que foi dirigida pelo maestro Jaceguay Lins.

Ouça “Erê”: https://soundcloud.com/danilo_diniz/ere

Material de responsabilidade da Assessoria de Imprensa do Cantor Danilo Diniz

Share

Sobre Jornalista D'Lourdes

Veja tambem

Oficina sobre documentário contemporâneo com inscrições abertas

O curso integra a Mostra Documentos Autorais e acontecerá de 3 a 6 de julho …

Share
%d blogueiros gostam disto: