Você está visualizando atualmente Comunidade Escolar Manifesta Contra Decreto de Audifax Barcelos

Comunidade Escolar Manifesta Contra Decreto de Audifax Barcelos

Em resposta ao Decreto 6.448/2015 do Prefeito da Serra Audifax Barcelos (PSB), que cria novas regras para a escolha de Diretores de escolas na cidade, moradores, professores e funcionários anunciaram varias manifestações nesta manhã do dia 08/09/2015 em vários pontos da cidade como: Rotatória do Bairro Maringá, BR 101, altura de Nova Carapina e bairro Porto Canoa.

Estivemos em vários locais anunciados e não encontramos manifestantes. Na BR 101 um forte aparato policial com a presença de aproximadamente 4 viaturas da Policia Rodoviária Federal, uma viatura da Guarda Municipal de Transito também esperavam os manifestantes que não compareceram.

manifestaNinguém quis falar com nossa reportagem. Recebemos através do Whatsapp da TV Serra duas imagens de um pequeno grupo com faixas manifestando em frente a escola do Bairro Porto Canoa.

De acordo com informações, ainda não confirmada, a Prefeitura da Serra conseguiu uma liminar judicial proibindo as manifestações e ainda segundo informações uma reunião de lideranças foi marcada para acontecer no Núcleo de Recursos Humanos da Prefeitura da Serra, as 10 horas da manhã de hoje.

Para entender a situação: O Decreto do Prefeito da Serra proibi concorrer profissional que estiver em um segundo mandato consecutivo como diz no Artigo 8 – Inciso X:

“X – não estar cumprindo segundo mandato consecutivo na função de Diretor Escolar
na Rede Municipal de Ensino da Serra, mesmo na condição de pró-têmpore, conforme
Anexo VI.
Parágrafo único. O profissional que ocupar dois cargos como estatutário na Rede
Municipal de Ensino da Serra deverá atender aos requisitos básicos em ambos os
cargos, exceto o descrito no Inciso IV deste artigo.

É neste ponto, que os profissionais e pais de alunos não concordam e estão manifestado contra esse decreto. Segundo alguns manifestantes, é um direito da comunidade escolar dizer se querem ou não a continuidade do diretor e o decreto tira o poder de escolha da comunidade.

Para conhecer o decreto na integra, visite o link: Decreto 6.448/2015 – Prefeito da Serra Audifax Barcelos (PSB)