Home » Cidade » CENTRAL ÚNICA DAS FAVELAS (CUFA) INAUGURA SEDE EM FÉU ROSA, NA CIDADE DE SERRA/ES

CENTRAL ÚNICA DAS FAVELAS (CUFA) INAUGURA SEDE EM FÉU ROSA, NA CIDADE DE SERRA/ES

Juventude brasileira soma um total de 51 milhões de pessoas, na faixa etária de 15 a 29 anos (Classificação das Nações Unidas – ONU). Segundo o ministro-chefe da Secretaria de Assuntos Estratégicos (SAE) e o presidente do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), Marcelo Neri, o aumento da população jovem brasileira são um dos principais desafios do país, além de ser a agenda mais importante no sentido de traçar o futuro da nação.

Essa juventude representa hoje, uma força de trabalho que pode beneficiar a produtividade e a produção, mas torna-se necessário uma atenção maior para com esses jovens, pois é preciso qualificá-los e dar oportunidades para que eles possam ingressar no mercado de trabalho. Ações nesse sentido são fundamentais para prevenção do atual problema enfrentado pelos brasileiros, a violência.

Atualmente, a violência é o problema que mais aflige e preocupa os brasileiros. Ela estreita as relações humanas, deixa a sociedade aterrorizada e gera uma sensação de impotência diante do crime. Nesse cenário de medo e insegurança sempre surgem teses arriscadas e precipitadas, como a que joga toda a culpa da escalada da violência em cima da juventude.

Partindo desse ponto, tem se criado muitos projetos e ações para direcionar os jovens e formá-los cidadãos de bem. Fazendo parte desse cenário, a CUFA (Central Única das Favelas), uma organização criada a partir da união entre jovens de várias favelas do Rio de Janeiro, principalmente a juventude negra, que vem buscando espaços para expressarem suas atitudes, questionamentos, ou simplesmente sua vontade de viver e mudar esse cenário.

A Cufa é uma organização sólida reconhecida nacionalmente pelas esferas políticas, sociais, esportivas e culturais. Iniciou suas atividades no ES em 2004 e foi fundada por Marcelo Gomes Siqueira, o Marcelinho, que é presidente até a presente data. Nesses quase dez anos de existência, a Central já realizou atividades em toda a Grande Vitória e também em alguns municípios do interior, tais como: Conceição da Barra, São Mateus, Cachoeiro, Alegre e Marataízes.

Em comemoração ao Dia Mundial da Juventude, celebrado em 22 de setembro, a Central Única das favelas (Cufa) inaugura sua sede no Espírito Santo. A solenidade de inauguração aconteceu nessa quinta-feira (19/09), às 19:00 h, na Rua dos Cravos, S/N, ao lado da Associação de Moradores de Feu Rosa. A programação segue até o próximo domingo dia 22/09.

Presentes na solenidade, autoridades Estaduais, Municipais, lideranças comunitárias e moradores de Feu Rosa. O coral do bairro Feu Rosa fez uma apresentação maravilhosa na abertura do evento. O coral mostrou como a união das vozes pode mudar e transformar as realidades dos jovens serranos.

O presidente da Associação de Moradores de Feu Rosa em entrevista para a tvserra.com, disse que essa parceria com a Cufa vai trazer grandes benefícios para os jovens, para os moradores de Feu Rosa e para a população Serrana.

Essa parceria entre a associação e a Cufa é de grande importância para o bairro Feu Rosa e a população serrana. Já “que, torna-se necessário mudarmos a realidade de nossos jovens”.

O presidente da Câmara Municipal da Serra, o vereador Guto Lorenzoni, disse para a jornalista da tvserra.com, que essa inauguração é um momento impar para o Município da Serra, pois a Cufa vem trazer um apoio e crescimento para a população jovem, que precisa de um tratamento especial e oportunidades.

“A Cufa, esse movimento forte tem um grande potencial, através de suas atividades e oficinas, orienta e forma o futuro de nosso país, os jovens. Qualificar a nossa juventude serrana é abrir novos caminhos e formar cidadãos de bem, que possam desenvolver sua identidade de forma responsável”. Pontuou Guto Lorenzoni.

Vejam mais fotos em nossa fanpage do facebook. (click aqui)

Share

Sobre Claudio Pinho "In Memorian"

Veja tambem

Vendo ônibus Ford 1995

Ônibus Ford 1995, motor MWM 6cc, totalmente revisado, transformado para transporte de dois veículos mais …

Share
%d blogueiros gostam disto: