Home » Cidade » Campanha Laço Branco agita a Serra contra a Violência de Gênero

Campanha Laço Branco agita a Serra contra a Violência de Gênero

Equipe da SEPPOM em Serra Sede com a Campanha Laço Branco

Nesta Quinta-feira (06-12-12), aconteceu na Serra a Campanha Laço Branco contra a Violência.

A campanha foi desenvolvida pela SEPPROM – Secretaria Municipal de Políticas Públicas para as Mulheres do Município da Serra. Uma equipe atendeu em Serra Sede e a outra em Laranjeiras, das 08:00 horas às 17:00 Horas.

Historia do Laço Branco.

“A campanha Laço Branco foi criada no Canadá a partir de um trágico episódio ocorrido na Escola Politécnica de Montreal, em 1.989. Um homem entrou em uma sala de aula e pediu para que os rapazes da turma se retirassem.  As quatorze mulheres que permaneceram foram mortas com tiros à queima roupa. Este episodio gerou um grande debate naquele país sobre questões relativas à violência de gênero. Foi dentro deste contexto que um grupo de homens de Ontário e Quebec, extremamente sensibilizados com o acontecido, decidiu criar a campanha do Laço Branco (White Ribbon Campaing), com o objetivo de prevenir que outros massacres e violência deste tipo se repetissem.” A Campanha tem como lema principal: “Jamais cometer um ato de violência contra as mulheres e não fechar os olhos diante dessa violência”. “O objetivo geral da campanha é sensibilizar homens e organizações com relação ao tema e mobilizá-los para que trabalhem pelo fim da violência de gênero” (Texto do encarte da SEPPOM).

A violência de gênero, principalmente a violência contra as mulheres é uma cruel realidade em nosso país e principalmente aqui na cidade da Serra que é considerada uma das primeiras colocadas no ranking brasileiro.

Apesar de toda a evolução da humanidade, toda as facilidades para um boa formação educacional e cultural, ainda sofremos com a falta de conscientização e falta de respeito as mulheres. Homens que se julgam superiores e mais fortes impingem às mulheres a cada dia sofrimentos como se ainda vivessem em cavernas.

É importante ter conhecimento do problema da violência de gênero e as denuncias na mídia e outros meios culturais são fundamentais para que todos conheçam profundamente sobre o problema, mas é importantíssimo que o poder público crie e promovam políticas publicas que combatam sistematicamente o problema de forma que algum dia nossas mulheres possam ser respeitadas em seus direitos e em sua liberdade.

Na Serra a SEPPOM – Secretaria Municipal de Políticas Públicas para as Mulheres vem realizando muitas ações voltadas, não somente para punir os homens que abusam e cometem violência contra as mulheres, mas também ações que visem a conscientização tantos dos homens como das próprias mulheres sobre a necessidade da busca pela paz e fim da violência de gênero.

A Campanha Laço Branco é voltada exclusivamente para a conscientização dos homens e acontece em todo mundo. Aqui na Serra já estar no segundo ano e de acordo com os Coordenadores da Campanha na SEPPOM, a receptividade dos homens serranos é boa, mas que deve melhorar com a intensificação de mais ações como esta.

Presente hoje em Serra Sede apoiando a campanha Laço Branco, o Vereador Eleito Jorge Luiz (Jorjão), aderiu a campanha e falou ao Serra Notícias sobre a importância dessa campanha e que em seu mandato pretende buscar criar projetos e ações voltadas para este tema.

Mais fotos em nossa página do facebook (clik aqui)

Share

Sobre Claudio Pinho "In Memorian"

Veja tambem

Museu Itinerante Antigo Egito à Pompeia

Entre peças originais e réplicas, a exposição reúne relíquias que resgatam parte da história da …

Share
%d blogueiros gostam disto: