Home » Cidade » Boliche, mais uma modalidade esportiva na Serra

Boliche, mais uma modalidade esportiva na Serra

O aparecimento do boliche, jogo que utiliza uma bola e dez pinos, tem algumas versões, como: O relato de um arqueólogo inglês que na década de 30, encontrou uma tumba de 3.200 anos a.C. de uma criança egípcia com pinos e bolas que poderiam ser de um jogo, sua dedução que, talvez fosse um tipo de boliche primitivo.

Outra lenda, um tanto macabra relata que os guerreiros de tribos antigas divertiam-se após as batalhas, usando os ossos das coxas de seus inimigos como alvos a serem atingidos. Os crânios eram lançados, colocando-se o polegar e outros dedos nas cavidades dos olhos.

Porém estudos mencionam que o boliche nasceu na Alemanha, por volta do século IV ou V, com conotação religiosa e era jogado com nove pinos colocados em forma de losango. Afirma-se que, por gostar muito desse jogo, o Martinho Lutero mandou construir uma pista particular de boliche em sua casa.

No século XX, o jogo de boliche tomou um grande impulso e expandiu-se primeiro nos Estados Unidos depois pela Europa. No Brasil, a pratica de boliche iniciou-se nos anos 60, com os primeiros torneios, e o Estado de São Paulo, foi um dos estados brasileiros que mais aproveitou a “febre do boliche.”

Os primeiros torneios começaram a acontecer tanto em São Paulo como no Rio de Janeiro. Na década de 70, surgiram grandes nomes brasileiros na modalidade, que começaram a ir disputar provas fora do país. Alguns dos primeiros ídolos foram Lula Veloso e Walter Costa, ambos do Rio de Janeiro. O último, que é marido da brasileira Jacqueline Costa, que competirá o Pan, conquistou o Brasileiro de boliche na categoria individual por nove vezes.

Nos anos oitenta, o boliche é reconhecido no Brasil pelo Conselho Nacional de Desporto – CND como modalidade esportiva. E em 1982, é montada a primeira casa de boliche, no Morumbi Shopping em São Paulo/SP, o Morumbi Bowling Show, que deu início a uma nova fase para esse esporte, tanto na capital como no interior do estado de São Paulo.

Atualmente, existem mais de 65 milhões de praticantes somente nos Estados unidos. O boliche é mais que um esporte, é uma maneira prazerosa de relaxar e divertir com a família, amigos e conhecidos.

Pensando nisso, o empresário Rodrigo da área de restaurantes, proprietário do Restaurante Yaki, culinária oriental, sentiu a necessidade de ampliar seus negócios de forma mais divertida e voltada para o lazer. Está construindo em Laranjeiras/Serra, a primeira casa de boliche. Em breve você e a sua família, seus amigos e parceiros terão a oportunidade de estarem em um local agradável e alegre.

Quem não gosta de uma boa partida  de boliche? Creio que muitos apreciam este jogo. Principalmente em um local agradável e incluindo um bom restaurante natural, com pratos deliciosos e um atendimento de qualidade.

Contribuindo com o crescimento da cidade de Serra, o empresário além de proporcionar, espaços com ótimas comidas naturais, diversão para as famílias capixabas. Proporcionara também um aumento nas ofertas de empregos diretos e indiretos e um incremento nas arrecadações municipais.

No Brasil, o boliche é uma modalidade que vem crescendo, a cada ano. Sendo que, em 2007, nos XV jogos Pan Americanos Rio 2007, pela primeira vez na o história o Brasil foi medalha de prata, graças aos jovens atletas: Fábio Rezende e Rodrigo Hermes.

Em 2010, IX Jogos Sul-Americanos, em Medelim, na Colombia, o Brasil conquistou 07 medalhas. Tendo com destaque a atleta Stephanie Martins com três medalhas de ouro e uma de bronze no juvenil.

Já em 2011, no campeonato Sul-Americano, que aconteceu em Bogotá na Colombia, o atleta Marcelo Suartz, traz a medalha de bronze na fase individual. E agora, no II campeonato Ibero Americano em 2013, o Brasil conquista uma medalha de ouro, duas de prata e uma de bronze.

Como podemos ver, o boliche é um esporte em franco crescimento e com a chegada das olimpíadas no Brasil em 2016, e com a inauguração de uma pista de boliche em nossa cidade, poderemos ter atletas serranos no alto do podium nessa modalidade esportiva. Esporte é vida, esporte é saúde.

Mais informações sobre o boliche no site da Confederação Brasileira de Boliche – www.cbbol.org.br

Share

Sobre Jornalista D'Lourdes

Veja tambem

Vendo casa Alto Padrão em Manguinhos

TERRENO: 1.470 METROS – ÁREA CONSTRUÍDA: 575 METROS – VISTA ETERNA PARA O MAR Maravilhosa …

Share
%d blogueiros gostam disto: