Home » Cidade » Barcelona, Carnaval de 2012 arrasta multidão.

Barcelona, Carnaval de 2012 arrasta multidão.

Aconteceu no ultimo dia 19/02 o desfile de blocos carnavalescos do Bairro Barcelona, no município da Serra.

As musas do Acadêmicos do Alegria
Rainha da Bateria Mariana, Destaques Neia e Daniela

O bairro Barcelona é um bairro tradicionalmente residencial, um dos bairros mais populosos da cidade da Serra, ao sopé do Monte Mestre Álvaro. Bairro que lembra muito pequenas cidades, onde todos se conhecem e são amigos. A população do bairro é receptiva e sentimos aqui o conforto de viver em família. Na verdade uma grande família.

Todos os anos acontece no período de carnaval o tradicional desfile de blocos, onde a população pode participar ativamente. Alias, estes blocos são patrocinados pela população e comerciantes do bairro e recebe muito pouca ajuda do poder publico, que se limita em fornecer um carro de som.

Mas, a falta de colaboração do poder publico, não é limitação para este povo que vive ao pé do Mestre Álvaro. Como guerreiros, se unem e realizam um dos melhores carnavais da cidade, atraindo turistas de todo o Estado e do Brasil.

“Escolhi participar do carnaval de Barcelona, porque aqui podemos curtir sem preocupar-nos com a violência, com drogas, com assaltos. Aqui só nos preocupamos com a diversão.” Declara um turista de Blumenau em Santa Catarina, que participou juntamente com toda a sua família, inclusive crianças.

Este ano de 2012, o desfile de blocos de Barcelona teve um objetivo maior. Alem de proporcionar diversão a todos os participantes, este ano foi uma experiência bem sucedida, diga-se de passagem, para que a “Escola de Samba Acadêmicos do Alegria” do bairro participe do carnaval oficial da região metropolitana do Espírito Santo que acontece no sambódromo de Vitoria, anualmente.

De acordo com o Senhor Mascarenhas, a partir desta experiência os blocos que antes saiam separados, uniram-se e formaram a

Mascarenhas, coordenador da Escola Acadêmicos do Alegria
Mascarenhas, coordenador da Escola Acadêmicos do Alegria

Escola de Samba Acadêmicos do Alegria que será representante do Município da Serra no Carnaval de Vitoria, no próximo ano de 2013.

O presidente da Escola de Samba, Senhor Dejair diz que esta muito satisfeito com a  participação da comunidade e dos comerciantes que colaboram com o projeto e que tem a certeza de que a participação no Carnaval de Vitoria no próximo ano será uma sucesso e que a Serra será bem representada.

A Escola de Samba Acadêmicos do Alegria, surge no cenário do Carnaval capixaba, através da união do blocos carnavalescos Acadêmicos (Bairro Barcelona), Alegria (Serra Sede), Bloco Rola (Carapebus).

Presidente Dejair
Presidente da Escola de Samba Acadêmicos do Alegria Dejair

“Nosso objetivo primário é divulgar mais a cultura da Serra e para isto contamos com a colaboração, apoio e participação da população e principalmente da Prefeitura da Serra. Ate o momento recebemos da Prefeitura apenas o carro de som, mas acreditamos que o Prefeito sensibilizará e nos apoiará. Contamos ainda com a necessidade de maior divulgação por parte da imprensa e outros meios de comunicação.” Diz o Senhor Dejair, Presidente da Escola de Samba Acadêmicos do Alegria.

Xambinho
Xambinho, Bruna e Família. (Pre-candidato a Vereador da Serra pelo PTdoB)

Presente juntamente com a família, o pré-candidato a Vereador pelo PTdoB-ES Xambinho, era so alegria. Muito simpático, concedeu uma entrevista ao Serra Noticias e declarou seu apoio incondicional a mais nova Escola de Samba capixaba, Acadêmicos do Alegria,  e também a  divulgação da cultura serrana e principalmente do bairro Barcelona, onde reside e tem a sua base eleitoral, será uma de suas bandeiras a ser levantada na câmara de vereadores da Serra.
Devemos destacar aqui a beleza dos componentes da Escola de Samba Acadêmicos do Alegria, que mostraram alegria e principalmente samba no pé. Destacamos a linda e simpática Rainha da bateria Mariana, linda morena, de sorriso largo e lindos olhos brilhantes e sorridentes, que encantou a todos com seu samba e sua simpatia. Trouxe durante todo o percurso o Samba Enredo da Escola de Samba Acadêmicos do Alegria na ponta da língua.

Falando em Samba Enredo. Isto também é um grande destaque. O Samba Enredo “Serra: sua historia e seu folclore popular”, é de autoria de Washington Ponto Zero, conhecido sambista capixaba e a interpretação ficou a cargo do Puxador Vander Show. E foi realmente um show que puxou toda a comunidade, que participou em peso, sambando e cantando o folclore de nossa Serra.

Simbolo da Escola Acadêmicos do Alegria
Simbolo da Escola Acadêmicos do Alegria com a destaque Rosângela

A Escola iniciou o desfile, trazendo a frente o carro destaque com o símbolo da Escola que é um lindo ganso e como destaque deste carro, a linda moradora do Barcelona, Rosangela, noiva do amigo e futuro medico Thiago. Residente no bairro há 28 anos e que não deixava de transparecer seu orgulho e alegria, em saber que o bairro seria representado no Carnaval de Vitoria em 2013.

O segundo carro tinha como destaques as lindas jovens, Neia e Daniela. O nome do carro era “Carro do Reinado”. Falando nisto, poderíamos dizer que, o nome poderia bem ser “carro das deusas”, pois as lindas destaques chamaram tanta atenção que os participantes aplaudiam entusiasmados durante a passagem do carro. Podemos dizer do bom gosto na confecção dos carros alegóricos e das fantasias dos destaques.

De acordo com nossa opinião leiga, a escola de samba Acadêmicos do Alegria se continuar com o entusiasmo que vem demonstrando, com certeza terá muita chance para competir no próximo ano, apesar de desfilar como convidada.

No terceiro carro “O Beija-flor”, tinha como destaques as jovens, Lays e Keylla, com muito samba no pé e lindo sorriso como podem conferir nas fotos deste artigo.

Rainha da Bateria da Escola Acadêmicos do Alegria Mariana
Rainha da Bateria da Escola Acadêmicos do Alegria Mariana

Logo atrás vinha com seu lindo samba e um perfil físico invejável a linda Rainha da Bateria Mariana. Uma linda morena, com um sorriso maravilhoso e encantador. A bateria do mestre Will, recebeu um brilho todo especial com a beleza de sua rainha que participa a quatro anos dos desfiles de blocos de Barcelona e que este ano, foi escolhida como Rainha da Bateria.

Falar da bateria é algo fácil, mesmo para alguém que não conhece de forma técnica do assunto. Muito bem afinada, com os integrantes com bastante harmonia e comprometidos. Não deixou ninguém sentado. Todos por onde a Escola passava não ficavam parados e começavam a sambar. Até nosso fotografo que não sabe muito de samba e só escuta Rock, não se limitou e ensaiou alguns passos.

O Mestre Will, que é morador do Barcelona a muitos anos, conduziu a bateria com muita maestria. Os componentes pareciam esta sendo conduzidos, através de finas cordas ligadas as mãos do Mestre. Isto era a impressão que dava devido à cumplicidade de todos.

Acreditamos que o carnaval de Barcelona não deixou nada a desejar em relação aos outros da Cidade e nem do Estado. Diversão com alegria e com segurança. Durante toda a festa não se viu, nem um só desentendimento apesar da avenida está lotada.

Não houve qualquer necessidade de policiamento. Apesar da Policia Militar se fazer presente com militares prestativos e simpáticos. Uma das características de nosso posto policial aqui em Barcelona.

Também estava presente a Prefeitura da Serra, com serviço de ambulância e guarda municipal. Nisto agradecemos ao Prefeito e o Secretario de Esporte e Cultura da Serra, Salvador Oliveira que esteve conosco no inicio do trabalho e disse o quanto o Prefeito Sergio Vidigal esta feliz com a realização dos eventos de Carnaval aqui na Serra.

Esperamos que mesmo a Escola de Samba Acadêmicos do Alegria, saindo representando a Serra no Carnaval de Vitoria o Bairro Barcelona continue com seu carnaval que já se torna tradicional na cidade e logo também será em todo o Estado Espírito Santo.

Mais fotos ==>

Video do Carnaval de Barcelona 2012

**************Mais fotos em nossa página do facebook*************************

Share

Sobre Jornalista D'Lourdes

Veja tambem

Vendo ônibus Ford 1995

Ônibus Ford 1995, motor MWM 6cc, totalmente revisado, transformado para transporte de dois veículos mais …

Share
%d blogueiros gostam disto: