Home » Cidade » Banda Movimento Social Clube e sua História

Banda Movimento Social Clube e sua História

Dia 1º de junho de 2013, a Banda Movimento Social Clube, banda oficial do Bloco Kustelão irá se apresentar com o show, “1º Fábrica Square”. A apresentação será na Fábrica Danceteria, que fica localizada em Laranjeiras Serra/ES. Para as primeiras 150 pessoas que adquirirem o ingresso, receberão como brinde o CD Promocional dos 19 anos da Banda Movimento Social Clube, uma pintura (tatuagem) afro e sorteio de vários brindes.

A banda surgiu em 1994, essa primeira formação tinha como intuito reunir os amigos, moradores do Bairro Jardim Camburi, para “batucar”. Nos finais de semana, o grupo de amigos se reuniam com música, batuque e muita alegria. Ao longo, desses mais de 19 anos, a banda foi se profissionalizando e conquistando o mercado de musica capixaba.

 Jardim Camburi é um bairro com grandes diversidades culturais, apesar da carência de incentivo nesta área, possui grande parte de sua população ligada ao meio artístico/cultural, são atores, escritores, músicos, pensadores, entre outros. Em uma dessas reuniões de amigos, surgiu à banda Movimento, banda oficial do bloco Kustelão, que desfila todo ano no bairro, uma semana antes do carnaval.

A Banda Movimento fez seus primeiros shows tocando o ritmo Reggae no Camburi Clube, na Batucada de Camburi. Essas apresentações abriram as portas para shows em diversas cidades do interior do Estado do Espírito Santo.

“A banda fez a abertura de vários shows de cantores e bandas famosas. Como: abertura do show da Cantora Baiana Cláudia Leitte, Banda Cheiro de Amor. Como também fez apresentações em várias casas noturnas de Vitória e Vila Velha, nos verões em Guarapari e no Estado de Minas Gerais.” Declara Ald Junior músico da banda.

A banda Movimento, como era conhecida, em 2010 passou a ser chamada de Movimento Social Clube. A partir daí a banda adquiriu um som próprio, um novo estilo de som. Esse novo estilo é baseado nos ideais dos músicos e na mensagem que querem transmitir através do novo estilo musical, “Social Reggae”. A banda Movimento Social Clube possui projetos sociais, que agregam valores, resgatando a luta pela igualdade e liberdade, trabalhando o coletivismo.

Com o incentivo da Lei Rubem Braga, a banda lançou seu novo Cd, Energia Positiva, que possui músicas autorais e letras que trazem uma mensagem positiva, retratando essa nova cara da banda.

“Se você escutar a música Anjo, você vai entender a mensagem que o Movimento Social Clube quer transmitir. A música está disponível nas redes sociais para download em uma versão acústica”. Pontuou  Ald Junior, músico da banda.

A banda possui diversas influências de ritmos: Samba-Rock, Pop Reggae, mas a essência da banda é o Samba-Reggae, uma fusão do samba baiano com o reggae jamaicano que traz em seu ritmo a luta pela liberdade e igualdade dos povos, associado às letras positivas de amor, felicidade e questões sociais, é nessa mistura de ritmos e influências que nasce o Social-Reggae, estilo característico e denominado pela banda.

“O nosso som é conhecido como samba-reggae e além de músicas próprias, fazemos versões percussivas de artistas como Zeca Baleiro, O Rappa, Natiruts, Caetano Veloso e outros.” Disse Ald Junior.

A banda Movimento Social é formada por 12 músicos, que são: Joubert de Oliveira (vocal), Renatinho (Percussão) e Ald Junior (Compositor/Guitarra), a banda acaba de finalizar o seu novo álbum:  Energia Positiva, com o incentivo da Lei Rubem Braga o CD possui 13 músicas e duas participações especiais: Fred Nery (Macucos), na música Cantai e Alexandre Lima, na música Estrela do Oriente, também de sua autoria. As composições que levam a assinatura do guitarrista (Ald Junior), entre elas se destacam: “Energia Positiva”, “Não Leva”, “Anjo”, “Desejo Meu”, “Menino Preto”, “Raça e Fé” e “Nascer do Sol”, além de uma colaboração na música “Pele” — parceria com  Beto Pepe e Junior barriga, que também assinam as músicas “Cantai” e “Eu vim de lá”.

O músico Alexandre Lima (Mahnimal, Bloco Bleque, Rádio Experienza, Batida Nacional), um convidado especial do cd, compôs e participou na música “Estrela do Oriente”.  A composição e a participação do Alexandre Lima no cd trouxe uma linguagem mais “Afro-Pop”, casando  perfeitamente com outras canções mais voltadas para o lado social.

“Al completa o vocalista Joubert Oliveira — foi muito importante ter a participação de músicos capixabas renomados no nosso CD, pois  fortalece ainda mais o atual cenário musical”.

Fred Nery, vocalista da banda Macucos — segunda banda mais popular do Espírito Santo é considerada referência no cenário nacional— também presenteou a banda Movimento Social Clube com uma participação muito especial no cd.

No início de 2012, a banda Movimento Social Clube fez o um pré-lançamento do cd em um dos maiores blocos de rua de Vitória, o bloco Kustelão. Uma multidão acompanhou o bloco em um percurso de mais de 2,5km. E no dia 14 de julho de 2012, a banda lançou oficialmente o cd, numa festa especialmente produzida na Aquarela de Manguinhos, com a presença de vários convidados.

Veja mais fotos na página oficial do facebook (click aqui)

Share

Sobre Jornalista D'Lourdes

Veja tambem

Vendo casa Alto Padrão em Manguinhos

TERRENO: 1.470 METROS – ÁREA CONSTRUÍDA: 575 METROS – VISTA ETERNA PARA O MAR Maravilhosa …

Share
%d blogueiros gostam disto: