Home » Cidade » Banda Movimento Social Clube e sua História

Banda Movimento Social Clube e sua História

Dia 1º de junho de 2013, a Banda Movimento Social Clube, banda oficial do Bloco Kustelão irá se apresentar com o show, “1º Fábrica Square”. A apresentação será na Fábrica Danceteria, que fica localizada em Laranjeiras Serra/ES. Para as primeiras 150 pessoas que adquirirem o ingresso, receberão como brinde o CD Promocional dos 19 anos da Banda Movimento Social Clube, uma pintura (tatuagem) afro e sorteio de vários brindes.

A banda surgiu em 1994, essa primeira formação tinha como intuito reunir os amigos, moradores do Bairro Jardim Camburi, para “batucar”. Nos finais de semana, o grupo de amigos se reuniam com música, batuque e muita alegria. Ao longo, desses mais de 19 anos, a banda foi se profissionalizando e conquistando o mercado de musica capixaba.

 Jardim Camburi é um bairro com grandes diversidades culturais, apesar da carência de incentivo nesta área, possui grande parte de sua população ligada ao meio artístico/cultural, são atores, escritores, músicos, pensadores, entre outros. Em uma dessas reuniões de amigos, surgiu à banda Movimento, banda oficial do bloco Kustelão, que desfila todo ano no bairro, uma semana antes do carnaval.

A Banda Movimento fez seus primeiros shows tocando o ritmo Reggae no Camburi Clube, na Batucada de Camburi. Essas apresentações abriram as portas para shows em diversas cidades do interior do Estado do Espírito Santo.

“A banda fez a abertura de vários shows de cantores e bandas famosas. Como: abertura do show da Cantora Baiana Cláudia Leitte, Banda Cheiro de Amor. Como também fez apresentações em várias casas noturnas de Vitória e Vila Velha, nos verões em Guarapari e no Estado de Minas Gerais.” Declara Ald Junior músico da banda.

A banda Movimento, como era conhecida, em 2010 passou a ser chamada de Movimento Social Clube. A partir daí a banda adquiriu um som próprio, um novo estilo de som. Esse novo estilo é baseado nos ideais dos músicos e na mensagem que querem transmitir através do novo estilo musical, “Social Reggae”. A banda Movimento Social Clube possui projetos sociais, que agregam valores, resgatando a luta pela igualdade e liberdade, trabalhando o coletivismo.

Com o incentivo da Lei Rubem Braga, a banda lançou seu novo Cd, Energia Positiva, que possui músicas autorais e letras que trazem uma mensagem positiva, retratando essa nova cara da banda.

“Se você escutar a música Anjo, você vai entender a mensagem que o Movimento Social Clube quer transmitir. A música está disponível nas redes sociais para download em uma versão acústica”. Pontuou  Ald Junior, músico da banda.

A banda possui diversas influências de ritmos: Samba-Rock, Pop Reggae, mas a essência da banda é o Samba-Reggae, uma fusão do samba baiano com o reggae jamaicano que traz em seu ritmo a luta pela liberdade e igualdade dos povos, associado às letras positivas de amor, felicidade e questões sociais, é nessa mistura de ritmos e influências que nasce o Social-Reggae, estilo característico e denominado pela banda.

“O nosso som é conhecido como samba-reggae e além de músicas próprias, fazemos versões percussivas de artistas como Zeca Baleiro, O Rappa, Natiruts, Caetano Veloso e outros.” Disse Ald Junior.

A banda Movimento Social é formada por 12 músicos, que são: Joubert de Oliveira (vocal), Renatinho (Percussão) e Ald Junior (Compositor/Guitarra), a banda acaba de finalizar o seu novo álbum:  Energia Positiva, com o incentivo da Lei Rubem Braga o CD possui 13 músicas e duas participações especiais: Fred Nery (Macucos), na música Cantai e Alexandre Lima, na música Estrela do Oriente, também de sua autoria. As composições que levam a assinatura do guitarrista (Ald Junior), entre elas se destacam: “Energia Positiva”, “Não Leva”, “Anjo”, “Desejo Meu”, “Menino Preto”, “Raça e Fé” e “Nascer do Sol”, além de uma colaboração na música “Pele” — parceria com  Beto Pepe e Junior barriga, que também assinam as músicas “Cantai” e “Eu vim de lá”.

O músico Alexandre Lima (Mahnimal, Bloco Bleque, Rádio Experienza, Batida Nacional), um convidado especial do cd, compôs e participou na música “Estrela do Oriente”.  A composição e a participação do Alexandre Lima no cd trouxe uma linguagem mais “Afro-Pop”, casando  perfeitamente com outras canções mais voltadas para o lado social.

“Al completa o vocalista Joubert Oliveira — foi muito importante ter a participação de músicos capixabas renomados no nosso CD, pois  fortalece ainda mais o atual cenário musical”.

Fred Nery, vocalista da banda Macucos — segunda banda mais popular do Espírito Santo é considerada referência no cenário nacional— também presenteou a banda Movimento Social Clube com uma participação muito especial no cd.

No início de 2012, a banda Movimento Social Clube fez o um pré-lançamento do cd em um dos maiores blocos de rua de Vitória, o bloco Kustelão. Uma multidão acompanhou o bloco em um percurso de mais de 2,5km. E no dia 14 de julho de 2012, a banda lançou oficialmente o cd, numa festa especialmente produzida na Aquarela de Manguinhos, com a presença de vários convidados.

Veja mais fotos na página oficial do facebook (click aqui)

Share

Sobre Jornalista D'Lourdes

Veja tambem

Vendo ônibus Ford 1995

Ônibus Ford 1995, motor MWM 6cc, totalmente revisado, transformado para transporte de dois veículos mais …

Share
%d blogueiros gostam disto: