Home » Colunistas » D'Lourdes Pinho » Antonio Lopes – Quem faz, merece respeito.

Antonio Lopes – Quem faz, merece respeito.

O Portal Serra Noticias com objetivo de levar a seus leitores, informações sobre a cidade da Serra, suas personalidades e lideranças, inicia-se aqui uma serie de artigos. Neste espaço postaremos artigos referentes a lideranças municipais, que de alguma forma contribuíram e ou contribuem com a cidade.  Realizando ações que visam melhorias para a vida da população e crescimento de nossa cidade.

Inaugurando nossa serie de artigos, falaremos de Antonio Lopes, (o Toninho), que atua em varias frentes populares, na defesa dos direitos humanos, politicas partidárias e políticas  populares na cidade da Serra, no Estado do Espírito Santo e à nível nacional.

Antonio Lopes formou-se em Física pela UFES (Universidade Federal do Espírito Santo), no ano 1998, especializou-se em Educação a Distancia pela Universidade Federal do Mato Grosso e é servidor técnico-administrativo da UFES há 19 anos. Exerce funções na Pró-reitoria de Extensão, onde coordena três projetos.

Rede de Educação para a Diversidade da UFES. Hoje, a Rede é composta por 5 cursos de aperfeiçoamento e uma especialização. Os cursos de aperfeiçoamento são destinados prioritariamente a educadores e tratam de temáticas relacionadas aos direitos humanos dentre elas destaco: gênero, diversidade sexual, relações etnicorraciais, cultura de povos indígenas. Todos os cursos da Rede são ofertados na modalidade a distancia. Atualmente oferece 2580 vagas para todo o Espírito Santo. Além de coordenar a Rede, Toninho também coordena o Curso Gênero e Diversidade na Escola (GDE) que oferece 400 vagas em oito pólos. Toninho  afirma que

“ o curso é  riquíssimo na medida em que trata de questões que normalmente não são consideradas na formação dos professores e professoras, como por exemplo, as questões da diversidade sexual”. 

Cine é da Hora: cineclubismo e educação em direitos humanos. Trata-se de projeto para produção de material  didático  para a educação em  direitos humanos. Neste projeto, financiado pelo MEC será elaborado um kit composto por uma cartilha e um dvd com  uma coletânea de vídeos em  curta-metragem que tratam de temáticas dos direitos humanos.  O material será destinado a estudantes das series finais do ensino fundamental. Um aspecto interessante deste projeto é que, os vídeos serão  feitos por estudantes do 8º e 9º anos do ensino  fundamental.

Criação e fortalecimento do Comitê Estadual de Educação em Direitos Humanos do Espírito Santo. Este projeto é financiado pela Secretaria dos Direitos Humanos da Presidência da República e tem por objetivo a criação do Comitê Estadual de Educação em Direitos Humanos. O Comitê, quando  estiver em funcionamento, será composto por entidades e organizações defensoras dos direitos humanos, sejam da sociedade civil ou do poder público. Dentre as competências do Comitê está a de contribuir na elaboração do Plano Estadual de Educação em Direitos Humanos.

A militância na defesa dos direitos humanos é presnete na vida do Toninho de forma mais intensa no Movimento LGBT (Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais). Ele integra a coordenação colegiada do Fórum Estadual LGBT e participa do Fórum Municipal LGBT de Serra.  No âmbito partidário, Antonio Lopes, atua como Secretario Geral LGBT do Movimento LGBT Socialista, recém implantado no PSB e aqui no Espírito Santo exerce a função de Secretario Estadual LGBT do PSB.

“Nesta frente do Movimento LGBT, em minha atuação, tenho contribuído na organização, fortalecimento da luta em defesa da cidadania e defesa dos direitos de lésbicas, gays, bissexuais, travestis e transexuais.  O movimento LGBT é organizado nacionalmente e tem pautado lutas importantes e da mesma forma tem sido alvo de polêmicas por grupos de fundamentalistas religiosos (de todas as religiões, não  só  de evangélicos). Nossas bandeiras de luta incluem a criminalização da homofobia, união civil de pessoas do mesmo sexo, regulamentação do uso de nome social para pessoas trans, programas de inclusão social de LGBT dentre outras. Existe o programa Brasil Sem Homofobia e já foram realizadas duas conferencias nacionais LGBT. Uma grande conquista foi a decisão do STF que reconheceu a união estável homo afetiva. Mas ainda temos muito que conquistar. No Espírito Santo, praticamente não existe políticas públicas para LGBT. Por isso é importante a nossa organização como o Fórum Estadual, fóruns municipais e ongs LGBT. Os Manifestos LGBT, conhecidos como “paradas gays” movimenta muitas pessoas e tem nos dado visibilidade. Mas precisamos vencer muitas dificuldades, sendo a principal delas, o preconceito, que em geral é fomentado por grupos de fundamentalistas religiosos. Outro fator que contribui para este triste cenário, é que as temáticas afetas aos direitos humanos difícilmente são tratadas nas escolas. A diversidade sexual então, ainda é  tabu.

 Uma ressalva importante é o fato do Espírito Santo, ser um grande violador dos direitos humanos. Somos o estado que mais mata jovens, que mais violenta mulheres (A Serra é campeã nacional neste item!) e  o estado  que tem a capital  mais  homo fóbica. Além disso, ainda temos sérios conflitos quilombolas e indígenas e um sistema carcerário e sócio-educativo (crianças e adolescentes) que já levaram o Brasil a ser condenado por organismos internacionais”. Declara Antonio Lopes ao Portal Serra Noticias.

O Portal Serra Noticias, vem apresentar um novo conceito em jornal online e prestação de serviços, com soluções que vão de encontro à transparência e o direito do cidadão serrano à informação, sempre como um canal de dialogo. Um instrumento que ajude a despertar em cada cidadão serrano a vontade de participar dos acontecimentos da sua cidade, acompanhando projetos e decisões dos nossos governantes. Assim, contribuindo e construindo uma relação amigável, dinâmica e social entre todos.

Com esta meta, é um imenso prazer iniciar esta serie de artigos com um líder que tanto faz pela cidade e também por nosso estado do Espirito Santo.  Sentimos-nos honrados em apresentar aos nossos leitores Antonio Lopes, um amigo especial, que respeitamos muito.

Mais fotos ….>

Este slideshow necessita de JavaScript.

Share

Sobre Jornalista D'Lourdes

Veja tambem

Secretario de Serviços recebe em seu gabinete a diretoria da ACL

O empresário Rodrigo Souza, presidente da ACL (Associação Comercial de Laranjeiras), juntamente com o vice-presidente …

Share
%d blogueiros gostam disto: